O embate entre Lula e Trump ganhou novo capítulo nesta quinta-feira (21). O presidente brasileiro disse, em evento do Ministério da Saúde em Sorocaba (SP), que o republicano ‘não deve dar palpite’ no país.”
Lula usou uma metáfora para explicar como entende o papel do governo:
“Governar é como uma mãe. Uma mãe pode ter dez filhos, todos lindos, mas vai dar um chamego maior para aquele que tiver um problema de saúde, o mais fragilizado. É assim que a gente tem que governar. O rico não precisa de mim. Quem precisa é o pobre desse país.”
A declaração foi feita enquanto ele comentava a nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, medida adotada pelo governo norte-americano desde o início do mês.
O presidente também relacionou a metáfora à defesa da soberania nacional:
“Soberania não é apenas cuidar da nossa fronteira, do nosso mar, da nossa floresta. É cuidar do povo, isso sim é a soberania de um país. Por isso, o presidente americano não deve dar palpite aqui, porque aqui cuidamos nós.”
Na semana passada, Trump chamou o Brasil de “mau parceiro comercial”, alegando políticas que prejudicariam empresas norte-americanas. Lula rebateu a fala e disse que o país não se curvará a Washington:
“É mentira quando o presidente norte-americano diz que o Brasil é um mau parceiro. O Brasil é bom, só não vai andar de joelhos para o governo americano.”
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.



















.jpg)








