.jpg)
Lula disse que os traficantes de drogas são vítimas de seus clientes durante entrevista em Jacarta:
"Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende”
A fala foi feita enquanto o presidente criticava a política de combate ao tráfico de drogas do governo americano na América Latina.
Trump falou que vai matar os criminosos que fornecem drogas para os EUA nesta quinta-feira (23):
"Acho que vamos apenas matar as pessoas que estão trazendo drogas para o nosso país. Certo? Vamos matá-las."
No mesmo dia, ele anunciou a 10ª embarcação venezuelana acusada de levar drogas abatida pela marinha americana.
O secretário de Guerra, Pete Hegseth, corroborou com a fala do presidente e destacou que as forças americanas tratarão traficantes como terroristas:
"Estas são organizações terroristas estrangeiras designadas. São o Estado Islâmico e a Al-Qaeda do Hemisfério Ocidental. Nossa mensagem para essas organizações terroristas estrangeiras é: trataremos vocês como tratamos a Al-Qaeda."
Lula criticou o posicionamento, dizendo que os criminosos não devem ser executados, mas sim julgados e presos:
“Você não fala que vai matar as pessoas, você tem que prender as pessoas, julgar as pessoas, saber se a pessoa estava ou não traficando e aí você pune as pessoas de acordo com a lei… É o mínimo que se espera que faça um chefe de Estado.”
Ele seguiu defendendo a cooperação entre órgãos de governo nos países em que os traficantes atuam:
"É muito melhor os Estados Unidos se disporem a conversar com a polícia dos outros países, com o Ministério da Justiça de cada país, para a gente fazer uma coisa conjunta. Porque se a moda pega, cada um acha que pode invadir o território do outro para fazer o que quer, onde é que vai surgir a palavra respeitabilidade da soberania dos países? É ruim. Então eu pretendo pretendo discutir esses assuntos com o presidente Trump, se ele colocar na mesa”.
O presidente também falou que uma maneira de combater o tráfico de drogas é tentar reduzir o número de usuários:
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente.”
A crítica ganha peso diante da realidade do consumo interno nos Estados Unidos. O país é o maior consumidor de drogas no mundo.
Mais de 70 milhões de americanos com 12 anos ou mais usaram drogas ilegais ou abusaram de medicamentos em 2023. Entre os adolescentes, cerca de 25% relataram já ter usado drogas ilícitas.
As estimativas apontam que 105 mil americanos morreram por overdose no mesmo ano, sendo 75% das mortes ligadas a opioides como fentanil e heroína.
Além disso, mais de 496 mil americanos são dependentes de heroína, com crescimento constante nos últimos anos.
O custo anual do abuso de drogas para os cofres públicos dos EUA ultrapassa US$820 bilhões, equivalente a R$4.4 trilhões.
O valor inclui custos calculados em perdas de produtividade, criminalidade e despesas de saúde.
Em uma publicação no X, Lula se retratou sobre a fala, dizendo se posicionar contra o crime organizado e afirmando que seu governo tem tomado ações para combater o tráfico de drogas:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
Cupom aplicado 37% OFF
.png)
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
.png)
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP