Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Trump propôs que os EUA assumissem o controle da Faixa de Gaza para limpar os escombros da guerra e reconstruir a região explorando seu potencial turístico.
Durante uma entrevista para rádios de Minas Gerais, Lula criticou a proposta de Trump para Gaza e disse que o plano chega a ser desumano:
“Não faz sentido o presidente dos Estados Unidos se reunir com o presidente de Israel, Netanyahu, e dizer: ‘Olha, nós vamos ocupar Gaza e vamos recuperar Gaza, e vamos morar em Gaza. Os palestinos vão para onde? Onde eles vão viver? Qual o país deles?’ Isso é algo praticamente incompreensível para qualquer ser humano.”
O presidente brasileiro também acusou os Estados Unidos de “participarem incentivando tudo que Israel fez na Faixa de Gaza” ao longo da guerra entre Israel e Hamas desde outubro de 2023.
Conheça a história dessa guerra e as implicações dela para o mundo ocidental como um todo no documentário original From the River to The Sea.
O primeiro lançamento internacional da Brasil Paralelo conta com relatos de especialistas, militares e sobreviventes do conflito.
Assista o filme completo abaixo:
Lula seguiu defendendo que os Palestinos devem ter o controle total da região e que eles precisam ganhar alguma compensação pelos estragos para poderem se reestabelecer com dignidade:
“Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos. O que eles precisam é de uma reparação de tudo aquilo que foi destruído para que eles possam reconstruir suas casas, seus hospitais, suas escolas e viver dignamente, com respeito.”
O presidente também voltou a defender a solução de dois Estados, que advoga pela criação de um Estado palestino que viva em harmonia com Israel.
“É por isso que defendemos a criação do Estado palestino, igual ao Estado de Israel, e estabelecer uma política de convivência harmônica, porque é disso que o mundo precisa.”
O governo brasileiro tem criticado as ações de Israel desde o começo da guerra na faixa de Gaza, o que tem causado uma série de problemas diplomáticos com o país.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.