Em meio a momento crítico da guerra, Lula retira embaixador brasileiro de Israel
O representante do Itamaraty em Tel Aviv deixou o posto meses após grave crise diplomática entre os dois países.

O embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, foi nomeado pelo presidente Lula para representar o Brasil na Conferência do Desarmamento, que ocorre em Genebra, Suíça.
A nomeação foi assinada na terça-feira (28/5), e publicada no Diário Oficial da União apenas no dia seguinte. A mudança oficializa a saída de Meyer do cargo de embaixador no país.
Meyer representou o Brasil no país durante os momentos mais tensos da crise diplomática causada pelas falas de Lula sobre a reação israelense ao ataque orquestrado pelo grupo terrorista Hamas, no dia 7 de outubro de 2023.
Na ocasião, o presidente havia comparado os bombardeios israelenses contra alvos palestinos às práticas de extermínio realizadas pelo governo de Adolf Hitler contra o povo judeu ao longo do Holocausto.
As falas foram repudiadas pelo governo israelense, que declarou Lula como persona non grata e convidou o embaixador para uma visita ao museu do Holocausto na esperança de receber um pedido oficial de desculpas, o que não ocorreu.
- Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!
Em resposta às reações, que foram consideradas como uma forma de humilhação contra o diplomata, o governo brasileiro convocou o embaixador a retornar para prestar "serviços de consultoria" durante três meses.
Meyer havia voltado a Israel há apenas uma semana e, com a decisão de Lula, deixará oficialmente o posto para servir na missão permanente brasileira junto à ONU.
O decreto de Lula não prevê um substituto direto para assumir o cargo após a saído do diplomata e por este motivo o comando da embaixada será realizado por Fábio Farias, encarregado de negócios.
![[LEAD] Menino brenda](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2Fb70ecba9-2abd-4275-a19b-bcf8339dade2.webp&w=3840&q=75)
![[LEAD] Menino brenda](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2Fbe7b6fc8-6980-4fdd-b019-465d6b4ce22c.webp&w=3840&q=75)


.jpg&w=3840&q=75)
















