Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Em meio a momento crítico da guerra, Lula retira embaixador brasileiro de Israel

O representante do Itamaraty em Tel Aviv deixou o posto meses após grave crise diplomática entre os dois países.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
29/5/2024 14:20
Jack Guez/AFP/Folha de São Paulo

O embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, foi nomeado pelo presidente Lula para representar o Brasil na Conferência do Desarmamento, que ocorre em Genebra, Suíça.

A nomeação foi assinada na terça-feira (28/5), e publicada no Diário Oficial da União apenas no dia seguinte. A mudança oficializa a saída de Meyer do cargo de embaixador no país.

Meyer representou o Brasil no país durante os momentos mais tensos da crise diplomática causada pelas falas de Lula sobre a reação israelense ao ataque orquestrado pelo grupo terrorista Hamas, no dia 7 de outubro de 2023.

Na ocasião, o presidente havia comparado os bombardeios israelenses contra alvos palestinos às práticas de extermínio realizadas pelo governo de Adolf Hitler contra o povo judeu ao longo do Holocausto.

As falas foram repudiadas pelo governo israelense, que declarou Lula como persona non grata e convidou o embaixador para uma visita ao museu do Holocausto na esperança de receber um pedido oficial de desculpas, o que não ocorreu.

  • Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!

Em resposta às reações, que foram consideradas como uma forma de humilhação contra o diplomata, o governo brasileiro convocou o embaixador a retornar para prestar "serviços de consultoria" durante três meses. 

Meyer havia voltado a Israel há apenas uma semana e, com a decisão de Lula, deixará oficialmente o posto para servir na missão permanente brasileira junto à ONU.

O decreto de Lula não prevê um substituto direto para assumir o cargo após a saído do diplomata e por este motivo o comando da embaixada será realizado por Fábio Farias, encarregado de negócios.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais