Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Hugo Motta proíbe reuniões de comissões da Câmara dos Deputados. O que isso significa?

Medida atinge, por exemplo, comissões do PL haviam convocado sessões para aprovar moções de apoio a Bolsonaro

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
22/7/2025 11:51
Imagem: Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), proibiu a realização de reuniões de comissões entre os dias 22 de julho e 1º de agosto.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da Casa nesta terça-feira (22) e impede que comissões se reúnam durante o recesso parlamentar.

Resolução de Hugo Motta. Imagem: Reprodução

A medida atinge diretamente duas comissões presididas por deputados do PL, partido de Jair Bolsonaro. Ambas haviam convocado reuniões deliberativas com moções de apoio político ao ex-presidente na pauta.

Motta já havia sinalizado a aliados que não permitiria reuniões durante o recesso, especialmente por causa das reformas internas em andamento na Câmara.

Ainda assim, os encontros haviam sido convocados pelos deputados Paulo Bilynskyj (PL-SP), da Comissão de Segurança Pública, e Filipe Barros (PL-PR), da Comissão de Relações Exteriores.

Antes de oficializar a proibição, Motta tentou evitar um desgaste político. Ligou para os dois parlamentares pedindo que fossem eles os responsáveis por cancelar as reuniões. A negociação foi intermediada pelo líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ).

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

A expectativa era de que Jair Bolsonaro participasse das sessões, mesmo sob as medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes. Entre elas estão o uso tornozeleira eletrônica, recolhimento noturno e proibição de usar redes sociais.

Nesta terça, porém, o ex-presidente foi visto apenas na sede do PL, em Brasília.

Com a decisão de Hugo Motta, o recesso parlamentar está mantido e as atividades legislativas só devem ser retomadas em agosto.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais