Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Governo Lula retira Brasil de aliança em memória do Holocausto e é criticado pela OEA

Ministério das Relações Exteriores de Israel também criticou a decisão.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
25/7/2025 20:29
O Estado de São Paulo

O governo Lula retirou o Brasil da Aliança Internacional em Memória do Holocausto (IHRA).

A organização reúne governos e especialistas para fortalecer, avançar e promover a educação, pesquisa e lembrança do Holocausto em todo o mundo.

A medida acontece poucos dias depois do governo ter entrado em uma ação contra Israel movida pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas (ONU).

A ação acusa o governo israelense de promover um genocídio contra o povo palestino durante a guerra contra o Hamas e outros grupos terroristas.

  • Conheça a história do conflito entre Israel e Hamas com o documentário From the River to the Sea. Assista completo abaixo:

OEA critica decisão do governo

O comissário da Organização dos Estados Americanos (OEA) para o Monitoramento e Combate ao Antissemitismo, Fernando Lottenberg, se pronunciou sobre a decisão.

Ele afirmou que a definição de antissemitismo adotada pela IHRA é uma importante práatica para o combate ao preconceito:

"A definição de antissemitismo da IHRA representa um importante instrumento que, apesar de não ter valor jurídico vinculante, é adotado por mais de 45 países e 2.000 instituições em todo o mundo para informar, identificar e combater o antissemitismo".

Outro ponto que ele destaca é que podem haver “discordâncias diplomáticas entre Brasil e Israel”, mas "esses fatos nada têm a ver com o trabalho de extrema relevância da IHRA".

O comissário também destacou a importância da comunidade judaica no Brasil e a importância da organização:

"O Brasil tem a segunda maior comunidade judaica da América Latina e estar integrado à IHRA é uma forma de mostrar comprometimento com a cultura de paz e com a promoção da educação, por meio da pesquisa e lembrança do Holocausto em todo o mundo, motivos que fundamentam a criação da organização intergovernamental desde 1998"

Além disso, o ministério das Relações Exteriores de Israel também criticou a decisão do governo Lula.

"A decisão do Brasil de se juntar à ofensiva jurídica contra Israel na CIJ, ao mesmo tempo em que se retira da IHRA, é uma demonstração de uma profunda falha moral".

As relações entre Brasil e Israel têm se deteriorado desde o início da guerra em Gaza, após o atentado de 7 de outubro de 2023.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais