Política5 min de leitura

Governo Lula retira Brasil de aliança em memória do Holocausto e é criticado pela OEA

Ministério das Relações Exteriores de Israel também criticou a decisão.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
Vítimas do Holocausto sendo libertadas de um campo de concentração.
Fonte da imagem: O Estado de São Paulo

Receba notícias gratuitamente em seu email

O governo Lula retirou o Brasil da Aliança Internacional em Memória do Holocausto (IHRA).

A organização reúne governos e especialistas para fortalecer, avançar e promover a educação, pesquisa e lembrança do Holocausto em todo o mundo.

A medida acontece poucos dias depois do governo ter entrado em uma ação contra Israel movida pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça das Nações Unidas (ONU).

A ação acusa o governo israelense de promover um genocídio contra o povo palestino durante a guerra contra o Hamas e outros grupos terroristas.

  • Conheça a história do conflito entre Israel e Hamas com o documentário From the River to the Sea. Assista completo abaixo:

OEA critica decisão do governo

O comissário da Organização dos Estados Americanos (OEA) para o Monitoramento e Combate ao Antissemitismo, Fernando Lottenberg, se pronunciou sobre a decisão.

Ele afirmou que a definição de antissemitismo adotada pela IHRA é uma importante práatica para o combate ao preconceito:

"A definição de antissemitismo da IHRA representa um importante instrumento que, apesar de não ter valor jurídico vinculante, é adotado por mais de 45 países e 2.000 instituições em todo o mundo para informar, identificar e combater o antissemitismo".

Outro ponto que ele destaca é que podem haver “discordâncias diplomáticas entre Brasil e Israel”, mas "esses fatos nada têm a ver com o trabalho de extrema relevância da IHRA".

O comissário também destacou a importância da comunidade judaica no Brasil e a importância da organização:

"O Brasil tem a segunda maior comunidade judaica da América Latina e estar integrado à IHRA é uma forma de mostrar comprometimento com a cultura de paz e com a promoção da educação, por meio da pesquisa e lembrança do Holocausto em todo o mundo, motivos que fundamentam a criação da organização intergovernamental desde 1998"

Além disso, o ministério das Relações Exteriores de Israel também criticou a decisão do governo Lula.

"A decisão do Brasil de se juntar à ofensiva jurídica contra Israel na CIJ, ao mesmo tempo em que se retira da IHRA, é uma demonstração de uma profunda falha moral".

As relações entre Brasil e Israel têm se deteriorado desde o início da guerra em Gaza, após o atentado de 7 de outubro de 2023.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

[VENDA] ODISSEIA
[VENDA] ODISSEIA