Especial de Natal 2025

Hoje às 20h - Garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Especial de Natal 2025
Estreia hoje, às 20h
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
ATIVAR LEMBRETE
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Google remove notícias da busca e sofre críticas da imprensa

A Big Tech anunciou um teste que resultará na supressão de conteúdos da União Europeia no Google News, Search e Discover.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
19/11/2024 15:54
Freepick

O Google foi criticado nesta segunda-feira, 18 de novembro, por remover notícias de seu motor de busca. A medida visa verificar o quanto as pessoas ainda usariam o buscador se o mesmo não mostrasse notícias. 

Visa também se adequar às normas aprovadas pelo Parlamento Europeu em 2019. 

De acordo com o jornal CEPEJ, da Universidade Federal da Bahia, tratam-se das novas diretrizes do bloco para os direitos autorais do mercado digital. 

De acordo com o artigo 15, autores de conteúdo digital terão direito a receber royalties pelo direito de reprodução e comunicação de suas obras ao público. 

No caso da imprensa, os valores a receber vigoram por dois anos e se aplicam a trabalhos publicados após a entrada em vigor da norma.

De acordo com a Big Tech, a medida impactaria 1% dos usuários em países como Bélgica, Croácia, Dinamarca, Grécia, Itália, Países Baixos, Polônia, Espanha e França. 

Veículos pedem transparência

Associações de imprensa como a European Magazine Media Association (EMMA), a European Newspaper Publishers Association (ENPA) e a News Media Europe (NME) emitiram um comunicado conjunto pedindo a suspensão da decisão.

Os veículos propõem um diálogo com a imprensa europeia para chegar a um entendimento. Na semana passada, o Google anunciou um "pequeno teste" que resultará na retirada de conteúdo da imprensa da UE no Google News, Search e Discover. 

Já o Google, defendeu o projeto, destacando seu papel como líder na implementação de medidas de respeito aos direitos de propriedade intelectual no mercado único digital da União Europeia.

O impasse segue sem solução até o momento.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais