Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Aborto
3
min de leitura

Explosão em clínica: suspeito morto no local defendia ideias contra a vida

Suspeito tentou exibir o ataque em tempo real. Suspeito tentou exibir o ataque em tempo real; FBI trata explosão em clínica de fertilização como terrorismo doméstico.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
19/5/2025 13:26
Reprodução redes sociais

Um manifesto com conteúdo contra a vida foi encontrado pelas autoridades americanas após a explosão registrada no estacionamento da clínica de fertilidade American Reproductive Centers (ARC), em Palm Springs, na Califórnia, no último sábado (17).

O texto, que está sendo analisado pelo FBI, teria sido escrito por Guy Edward Bartkus, de 25 anos, identificado como o autor da explosão. Ele morreu no local e, segundo as investigações, teria agido sozinho.

A explosão feriu quatro pessoas e causou danos extensos à estrutura da clínica e a imóveis vizinhos. Embriões, óvulos e materiais reprodutivos, no entanto, permaneceram intactos.

O caso está sendo tratado como terrorismo doméstico, segundo o procurador do Distrito Central da Califórnia, Bill Essayli.

Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

De acordo com o FBI, Bartkus mantinha ideias niilistas e anti-natalistas. O conteúdo do manifesto inclui críticas à reprodução humana e à prática de trazer novas vidas ao mundo.

  • Niilismo é a crença de que a vida, os valores morais e até a existência humana não têm sentido objetivo.Quem adota ideias niilistas geralmente acredita que viver ou morrer não tem significado real. Em casos extremos, isso pode levar à recusa da reprodução, à rejeição da dignidade da vida e até à violência contra quem representa esses valores.

A investigação também apura a tentativa do suspeito de transmitir o ataque ao vivo por meio de uma câmera. No local e na casa de Bartkus foram encontradas armas, munições e materiais relacionados à explosão.

“Acreditamos que este foi um ataque direcionado contra a clínica, e que o suspeito tentou fazer uma transmissão ao vivo”, afirmou Akil Davis, diretor assistente do FBI em Los Angeles.

As autoridades também afirmaram que, até o momento, não há indícios de que o ataque envolva outros suspeitos ou que represente uma ameaça contínua à população local.

A clínica ARC divulgou nota garantindo a segurança de pacientes e materiais biológicos.

“Estaremos operando normalmente a partir de segunda-feira. Agradecemos o apoio da comunidade e a resposta das autoridades”, afirmou a equipe médica.

A investigação segue em andamento. O FBI pede que eventuais testemunhas ou pessoas com informações sobre o caso compartilhem imagens ou vídeos que possam auxiliar na apuração.

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais