Um manifesto com conteúdo contra a vida foi encontrado pelas autoridades americanas após a explosão registrada no estacionamento da clínica de fertilidade American Reproductive Centers (ARC), em Palm Springs, na Califórnia, no último sábado (17).
O texto, que está sendo analisado pelo FBI, teria sido escrito por Guy Edward Bartkus, de 25 anos, identificado como o autor da explosão. Ele morreu no local e, segundo as investigações, teria agido sozinho.
A explosão feriu quatro pessoas e causou danos extensos à estrutura da clínica e a imóveis vizinhos. Embriões, óvulos e materiais reprodutivos, no entanto, permaneceram intactos.
O caso está sendo tratado como terrorismo doméstico, segundo o procurador do Distrito Central da Califórnia, Bill Essayli.
Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.
De acordo com o FBI, Bartkus mantinha ideias niilistas e anti-natalistas. O conteúdo do manifesto inclui críticas à reprodução humana e à prática de trazer novas vidas ao mundo.
A investigação também apura a tentativa do suspeito de transmitir o ataque ao vivo por meio de uma câmera. No local e na casa de Bartkus foram encontradas armas, munições e materiais relacionados à explosão.
“Acreditamos que este foi um ataque direcionado contra a clínica, e que o suspeito tentou fazer uma transmissão ao vivo”, afirmou Akil Davis, diretor assistente do FBI em Los Angeles.
As autoridades também afirmaram que, até o momento, não há indícios de que o ataque envolva outros suspeitos ou que represente uma ameaça contínua à população local.
A clínica ARC divulgou nota garantindo a segurança de pacientes e materiais biológicos.
“Estaremos operando normalmente a partir de segunda-feira. Agradecemos o apoio da comunidade e a resposta das autoridades”, afirmou a equipe médica.
A investigação segue em andamento. O FBI pede que eventuais testemunhas ou pessoas com informações sobre o caso compartilhem imagens ou vídeos que possam auxiliar na apuração.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP