A câmara dos deputados dos EUA aprovou no último dia 20 de abril um pacote de leis que beneficia a Ucrânia, Israel e Taiwan. Serão enviados $60.8 bilhões para o país de Zelensky, $24 bilhões para o país judeu e 8 bilhões para a ilha asiática.
Segundo informações da ABC News, agora as leis serão enviadas para tramitar no Senado. O envio de recursos para a Ucrânia foi aprovado por 311 a 112, o para Israel por 366 a 58 e o para Taiwan por 385 a 34.
O presidente Joe Biden agradeceu ao congresso a aprovação das leis. Disse que esse é um momento de urgência com Israel recebendo ataques sem precedentes do Irã e que a Ucrânia continua sendo bombardeada pela Rússia.
Já o presidente Zelenskyy aplaudiu a medida. Em sua conta no X, antigo tweeter, disse:
“Estou grato à Câmara dos EUA, pessoalmente ao presidente Mike Johnson pela decisão que mantém a história no caminho certo. A democracia e a liberdade sempre terão um significado global. Enquanto a América ajudar a protegê-las, nunca falharão.”
Benjamin Netanyahu, Primeiro Ministro de Israel, também agradeceu a aprovação da medida. Em sua conta na mesma rede social disse que ao aprovar a medida a Casa defende a civilização.
A aprovação da lei eliminou o maior obstáculo do mandatário democrata à ajuda à Ucrânia. Controlada pelos republicanos, a câmara obstruiu por meses a lei. A oposição queria condicionar a aprovação à mudança da política de imigração na fronteira com o México.
Em entrevista coletiva após a sessão, o presidente da Comissão para Assuntos Exteriores da Câmara, Michael McCaul, disse que “a história os julgará pelo o que fizeram.”
Já do lado democrata o clima era de comemoração. Em entrevista à AP News, o deputado por Nova Iorque Gregory Meeks classificou o momento como “histórico”.
Leis agora vão para o Senado
Após a aprovação na Câmara, as leis seguem para votação no Senado. O presidente americano pediu pressa aos senadores na aprovação das leis.
“Peço ao Senado que se apresse a me enviar esse pacote de medidas. Assim poderemos enviar mais rapidamente suprimentos para a Ucrânia suprir suas necessidades contra os ataques russos.” - declarou Biden.
Para ficar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo, assine o Resumo BP. Todas as manhãs você ficará bem informado com notícias de qualidade.



.webp)




.jpg)






.jpg)
.jpg)



.jpg)





