Para financiar os planos ambiciosos de Stálin para industrializar a União Soviética, o governo russo retirou os grãos da Ucrânia em 1928 para vender as potencias internacionais do Ocidente. A atitude repentina e ambiciosa gerou uma dos maiores genocídios da história: o Holodomor, que em ucraniano significa "a grande fome".
Entenda o contexto histórico desse crime e a dimensão das mortes e destruição causada ao Leste Europeu.
Durante o governo de Joseph Stalin, a União Soviética era composta por diversos países localizados ao redor da Rússia. A Internacional Comunista era um objetivo claro da política russa: expandir seu sistema político pelo globo terrestre. A Ucrânia pertencia à URSS.
Em 1928, Stalin direcionou a política de produção russa quase que inteiramente para a metalurgia, através do Plano Quinquenal. A intenção era fazer com que a Rússia deixasse de ser um país agrícola e se tornasse uma nação industrializada.
Para manter as políticas soviéticas, o governo necessitava recorrer à importação de alimentos.O território russo não conseguia produzir os alimentos necessários para todos os soldados e cidadãos.
Desde o início da URSS era frequente a falta de itens básicos no país.
Após a abolição da propriedade privada na Rússia, em 1917, a produção de itens básicos do país declinou abundantemente, motivando Lênin a criar a Nova Política Econômica. O país retornou ao capitalismo por um tempo para garantir suprimentos básicos.
O que é capitalismo? Afinal, o sistema capitalista é bom ou ruim? Entenda lendo o artigo.
Na década de 30 não foi diferente. Motivado pela escassez de produtos básicos na Rússia, Stalin realizou uma das políticas mais rigorosas da URSS.
A Ucrânia da década de 30 possuía uma grande produção de trigo, item fundamental para o alimento mais básico da humanidade: o pão.
- Conheça esse contexto histórico em detalhes na maior produção já feita sobre comunismo no mundo: o Épico História do Comunismo, da Brasil Paralelo:
Qual foi a causa do Holodomor?
A causa do Holodomor foi a pobreza do regime comunista soviético e a decisão de Joseph Stalin. A URSS não tinha itens básicos de alimentação, Stalin, então, decidiu retirar os alimentos produzidos na Ucrânia e levá-los para a Rússia.
Soldados russos na Ucrânia.
O ditador soviético mobilizou grande parte de suas tropas para recolherem as colheitas ucranianas, pertencentes ao território da URSS.
A ordem soviética instigou os ucranianos a fugirem do país. Se ficassem, não teriam o que comer.
Stalin percebeu a movimentação dos ucranianos e ordenou que o exército vermelho fechasse as fronteiras da Ucrânia, gerando grande conflito. Se os ucranianos fugissem, não haveria comida para a Rússia.
Sem ter para onde ir e com toda a produção exportada à força, o povo ucraniano entrou na maior crise de toda sua história.
Os ucranianos seriam considerados inimigos do povo se tentassem fugir, condenados à pena de fuzilamento.