O contexto atual no Brasil e no mundo é o de medo dos pais em relação à segurança de seus filhos nas escolas. Mesmo que a integridade física dos filhos esteja assegurada, há ainda outro risco que pode ser invisível: o ensino ideologizado, engajado politicamente, contra a vontade dos pais.
Contrariando essa tendência da politização na formação de crianças e adolescentes, o grupo Acton Academy possui 278 escolas em mais de 27 países.
Jeff e Laura Sandefer, um casal da cidade de Austin, Texas, ficaram incomodados com as limitações dos métodos de ensino que seus filhos recebiam.
Jeff Sandefer é empresário, guia socrático e “serial entrepreneur”, além de ter sido eleito um dos principais professores de empreendedorismo dos EUA. Foi cofundador da Acton School of Business, um programa de MBA classificado por diversas vezes pela Princeton Review entre os melhores do Estados Unidos.
Ele e sua esposa fundaram a Acton Academy baseando-se em três princípios:
- Learn to Be (Aprender a Ser): O aluno deve aprender a se autoconhecer, organizar-se e a conviver em grupo;
- Learn to Do (Aprender a Fazer): O aluno deve saber transformar conhecimento teórico adquirido em habilidades práticas para a vida;
- Learn to Learn (Aprender a Aprender): O aluno deve aprender a buscar conhecimento de forma autônoma e estruturada.
No Brasil, existem atualmente apenas duas escolas Acton em operação. A precursora foi lançada na cidade de Ilhabela-SP, em 2020.
A novidade é que agora a capital paulista também receberá uma unidade, a Virtus, uma escola bilíngue que segue os mesmos princípios do grupo Acton Academy.

O ensino contempla o que é necessário ter na grade curricular, mas de forma disruptiva, contrariando a cultura do capitalismo woke, engajado em políticas sociais e pautas identitárias.
O foco é formar alunos capazes de ser pessoas melhores, capazes de produzir algo efetivamente a partir do que aprendem e capazes de ter autonomia no aprendizado, deixando a dependência nos estudos.
No site da Virtus, são listadas as 6 crenças da escola para que os pais entendam os valores ali vividos.
- Acreditamos que toda criança é abençoada com um talento natural e que o descobrimento dessa aptidão é sua primeira grande missão;
- Acreditamos que é na família onde se inicia a educação das virtudes e que a escola deve ser uma aliada nesta jornada;
- Acreditamos em responsabilidade individual e não pactuamos com uma cultura que celebra ou estimula o vitimismo;
- Acreditamos que o papel das escolas é o de guiar os alunos na busca pelo conhecimento e pela verdade, em um mundo em que o acesso à informação está na palma da mão;
- Acreditamos que cultivar em nossos alunos as virtudes da coragem, perseverança, garra e dedicação é uma condição necessária na formação de indivíduos fortes, justos e solidários;
- Acreditamos na liberdade de expressão, política, religiosa e econômica.
A Virtus evidencia que o foco maior não é a aprovação em um vestibular específico, mas sim a formação de empreendedores.
Um caso real da escola demonstra a mentalidade do modelo.
Em uma visita, uma mãe perguntou:
“Mas e se minha filha quiser ser médica?”
Uma das alunas da Acton, uma jovem de 11 anos, respondeu:
“Ela pode ser médica se ela quiser, mas aqui ela aprenderá a ser dona do hospital.”
Os pais que desejarem mais informações podem acessar o site da Virtus e também a seção de dúvidas frequentes.



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