Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Escola de samba do grupo especial faz desfile sobre primeira trans do Brasil

Políticos e ativistas desfilaram no carro alegórico da Paraíso do Tuiuti.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
5/3/2025 13:27
Globo/Jornal NH

A escola de samba Paraíso do Tuiuti fez um desfile em homenagem à Xica Manicongo, a primeira travesti negra registrada na história do Brasil.

  • Descubra a história do Carnaval brasileiro com o documentário Era uma Vez Carnaval. Assista a essas e todas as produções originais na plataforma de streaming da Brasil Paralelo. Clique aqui e se inscreva por apenas R$10.

Xica era um sacerdote quimbanda, uma vertente da Umbanda, que foi trazida ao Brasil como escrava no século XVI.

Em 1591, ele foi denunciado pelo crime de sodomia e feitisaria para o Tribunal do Santo Ofício, a corte utilizava as leis e jurisprudências da Igreja para combater práticas contrárias à fé católica.

Xica fez um acordo com a corte para começar a usar apenas roupas masculinas e começar a responder pelo nome de Francisco.

  • Receba as principais notícias do dia no seu e-mail sem pagar nada. Clique aqui e se inscreva no Resumo BP.

Uma espécie de “manifesto”

Para o carnavalesco Jack Vasconcelos, um dos responsáveis pelo desfile, o enredo seria “o maior manifesto que a gente pode mostrar na avenida”.

Ele conta que o desfile misturou a história de Xica Manicongo com elementos da religiosidade africana:

A gente faz um pulo histórico, ela transcende para o mundo espiritual, onde ela é pombagira e ela vai para a rua junto com as outras entidades e elas sopram o pajubá no ouvido delas para elas se defenderem.”

Além disso, a escola teria buscado trazer a trama histórica para a atualidade, retratando Manicongo como uma espécie de padroeira do movimento trans brasileiro:

Fechamos o enredo mostrando a Xica Manicongo como uma ‘trancentral’ que continua protegendo e orientando as mulheres trans e travestis nessa luta.”

O samba enredo da escola conta com partes polêmicas, como: “a bicha, invertida e vulgar, a voz que calou o ‘cis tema’, a bruxa do conservador”.

O jornalista Alexandre Borges, do O Antagonista, afirmou que esses trechos “demonstram a intenção da escola de usar o desfile como plataforma para polarização política e acusações que demonizam espantalhos ideológicos criados pela esquerda”.

A Paraíso do Tuiutí já abordou questões políticas em outros anos, como em 2018, quanto retratou Michel Temer como um vampiro e criticou as reformas de seu governo.

Personagem que representava o então presidente Michel Temer. Imagem: Ceilândia em Alerta.
Personagem que representava o então presidente Michel Temer. Imagem: Ceilândia em Alerta.

Políticos no desfile

Uma série de políticos e ativistas trans foram convidados a desfilar nos carros alegóricos da Paraíso do Tuiuti.

A deputada federal Erika Hilton (PSOL) participou do desfile e fez um discurso durante o evento:

O Carnaval também é uma festa de resistência, de luta, de ousadia, de denúncia. E poder pisar nessa avenida, levando a memória, a dor e a história de Xica Manicongo é algo que enche o nosso coração de esperança, de que é possível sim construir um Carnaval, uma sociedade, um espaço de cultura cada vez mais democrático, diverso, popular e, por que não, travesti

Ela fez parte da comissão de frente da escola, que contou apenas com a presença de mulheres trans.

Em uma publicação no X em que a deputada divulgou um trecho de seu discurso, ela escreveu “quem tem medo de Xica Manicongo? Quem tem medo de travesti?”

A escola afirmou que vai criar uma ala permanente de mulheres trans, que deverão desfilar em todos os próximos Carnavais.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.

Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:

  • Informação confiável e imparcial;
  • Economia de tempo com notícias objetivas;
  • Sempre atualizada;
  • O resumo BP é uma newsletter gratuita.

Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.

  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais