Donald Trump afirmou que o país inteiro sofre com o assassinato do ativista:
“Hoje os EUA são uma nação em choque e em luto, uma nação que está sentindo saudade… Nosso país foi roubado da presença de uma luz, uma das mentes mais brilhantes e, acima de tudo, um devoto pai, cristão e patriota.”
O presidente disse que Kirk foi assassinado por viver corajosamente, defendendo sempre seus valores sem se desculpar:
“Charlie James Kirk foi morto violentamente por falar pela verdade, pela justiça, pelo país, por Deus, pela racionalidade e pelo bom senso. Ele foi assassinado porque viveu com coragem, ele viveu com robustez e argumentava brilhantemente e sem se desculpar”
Para Trump, o ativista foi imortalizado na história como um mártir na luta pela liberdade e um evangelizador:
“Ele fez o que era certo pela nossa nação e naquele terrível 10 de setembro um grande evangelizador da américa se tornou imortal, ele é um mártir agora, pela liberdade dos EUA. A história também não o esquecerá, ele está reunido com seu criador no céu e sua voz continuará ecoando por gerações e seu nome ecoará para sempre na história dos maiores patriotas deste país, ele viverá para sempre.”
Assista ao evento completo abaixo:
Durante seu discurso, Trump mandou uma mensagem de apoio para os famíliares do ativista.
Ele elogiou a postura firme da viúva, Érika Kirk, que havia feito um discurso alguns instantes antes:
“Sabemos que essa perda é insuportável, porém sabemos que em meio a essa dor inimaginável, de alguma maneira conseguiu encontrar a força e a fé de se tornar um conforto para milhões de pessoas, agradecemos a você Érika, muito obrigado. Hoje uma nação abraça você e seus filhos”
O presidente continuou prometendo que vai fazer o possível para garantir que a memória de Kirk seja preservada:
“Compartilhamos sua tristeza imensa e prometemos fazer o que pudermos para assegurar que seus filhos cresçam em uma terra na qual seu pai seja honrado como um grande herói americano.”
Aos pais, disse saber que nada pode curar a dor causada pela perda de um filho, mas destacou que Charlie espalhou o amor enquanto viveu:
“Sabemos que nenhuma palavra será suficiente para preencher o vazio que ele deixou, mas espero que a emoção demonstrada nos últimos dias conforte cada um de vocês. O filho de vocês trouxe mais bondade e amor nos poucos 30 anos de vida do que muita gente que viveu muito mais anos”
Trump seguiu falando um pouco sobre a trajetória de Kirk e relatando suas experiências pessoais com o ativista.
Ele começou comentando sobre as origens e a infância do influenciador, dizendo que Kirk possuía seus valores desde cedo:
“Charlie tinha um espírito patriota desde criança, era americano em tudo que fazia e uma das últimas coisas que disse para mim foi ‘por favor, presidente, salve chicago’. Vamos fazer isso, vamos salvar Chicago, tem muito crime lá.”
Outro ponto abordado foi quando Charlie decidiu que seguiria a fé cristã quando ainda era jovem:
“Na quinta série, ele tomou a maior decisão da vida dele, ser cristão, um seguidor de seu salvador Jesus Cristo. Inspirado pela fé e seu amor pela liberdade, Charlie fez uma coisa marcante quando tinha 18 anos. Aconselhado por um mentor, deixou a faculdade e dedicou sua vida à conversão de jovens para a causa conservadora.”
A fala seguiu abordando a criação do Turning Point, organização criada por Charlie para difundir suas visões de mundo:
“Em 2012, depois de terminar o ensino médio, ele tinha US$1.800 e começou uma organização com o nome Turning Point USA… Há 12 anos ele entrou em um campus progressista, bem de esquerda, de Wisconsin e colocou uma mesa, uma cadeira e uma frase4 escrito ‘governo grande é uma porcaria’. Ele começou a falar com alunos que chegavam perto por horas, a maioria mais velhos.”
O presidente continuou contando como o movimento de Charlie cresceu, mas ele manteve seu estilo simples.
Outro ponto foi a forma como ele sempre trabalhou arduamente sem esperar retorno financeiro, motivado apenas por seus valores:
“Ele virou um líder, viajando por 300 dias e arrecadando o capital para levar a mensagem a diferentes campus. Ele dormiu no sofá de amigos e apoiadores por dois anos viajando para cima e para baixo. A vida começou a ficar diferente, mas ele era a mesma pessoa. Durante dois anos ele se recusou a receber dinheiro, mas trabalhava das 5 horas da manhã até as 11 da noite sempre. Charlie nunca fez isso por dinheiro, ele sempre se envolveu nisso pela missão.”
O presidente também falou sobre o envolvimento de Charlie durante sua primeira campanha presidencial, destacando sua importância para organizar o movimento conservador:
“Ele se voluntariou pela minha campanha de 2016, viajou pelo pais todo com meus filhos e eu conheci mais. Era um construtor, foi ele que organizou o movimento de negros conservadores , protegeu judeus e cristãos perseguidos em campus universitários, e falou contra a cultura de cancelamento para ajudar o debate politico.”
Charlie Kirk foi assassinado com um tiro no pescoço durante um evento na Utah Valley University (UVU).
Conheça mais sobre a vida do influenciador com o especial da Brasil Paralelo. Assista completo abaixo:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP