Os irmãos Flávio e Eduardo Bolsonaro visitaram El Salvador nesta semana para uma série de agendas sobre segurança pública.
O senador e o deputado desembarcaram em São Salvador, capital do país, na segunda-feira (17) e buscavam uma reunião com o presidente Nayib Bukele.
Nesta terça-feira (18/11), os dois se reuniram com o ministro da Segurança salvadorenho, Gustavo Villatoro.
No cargo desde 2021, Villatoro tem sido o responsável por receber autoridades brasileiras interessadas em conhecer o modelo de segurança implementado por Bukele. Na semana passada, ele também recebeu o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).
De acordo com Eduardo Bolsonaro, Villatoro detalhou como El Salvador deixou de registrar alguns dos maiores índices de violência do mundo para alcançar o posto de país “mais seguro do hemisfério ocidental”.
O deputado afirmou que o chamado “milagre Bukele” se baseia em três pilares:
- rompimento com sistemas que protegiam o crime;
- leis duras contra facções;
- controle territorial massivo.
Eduardo declarou que pretende levar essas referências ao debate brasileiro: “É possível recuperar o nosso país do domínio das facções. Basta vontade política, coragem e leis que funcionem.” Ele destacou ainda que “o Brasil tem muito a aprender com El Salvador”.
Flávio Bolsonaro viajou em missão oficial como presidente da Comissão de Segurança Pública do Senado. De acordo com o senador, a agenda faz parte de uma avaliação sobre medidas de combate à criminalidade.
Em suas redes sociais, divulgou vídeo do encontro com Villatoro e escreveu: “A experiência salvadorenha prova que é possível derrotar a criminalidade. O Brasil tem jeito.”
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.















.jpg)











