1º de dezembro é quando o Brasil celebra o Dia Mundial da Consciência sobre HIV/Aids.
- A campanha foi criada com o objetivo de chamar atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas com o vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, as chamadas ISTs.
A data passou a existir oficialmente a partir da criação da Lei nº 13.504 em 2017. Entre as ações obrigatórias constam:
- a veiculação de campanhas na mídia;
- a organização de eventos;
- a promoção de palestras e atividades educativas;
A data foi inspirada no Dia Nacional de Luta contra a Aids, criado em 1988, de acordo com a orientação da Organização das Nações Unidas.
O que é AIDS?
A AIDS é a sigla que identifica a doença resultante da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla em inglês), que pode evoluir para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS, também na sigla em inglês).
O contágio afeta diretamente o sistema imunológico, responsável por proteger o corpo contra doenças.
A transmissão da AIDS pode ocorrer por meio de relações sexuais sem proteção, pelo compartilhamento de seringas infectadas, e de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, se não forem adotadas as medidas protetivas adequadas.
Número de infectados por HIV ainda é alto no Brasil
Em 2023, a quantidade de portadores de HIV no Brasil era alta. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de um milhão de brasileiros vivem com a doença.
Em 2022 foram registrados mais de 16,7 mil novos casos da infecção.
A maior concentração de casos de Aids no país está entre pessoas de 25 a 39 anos, tanto do sexo masculino quanto do feminino: 52,4% do sexo masculino e 48,4% do feminino.



.webp)


.jpg)







.webp)




.webp)








