Sol cometeu seu primeiro assassinato para um cartel mexicano aos 12 anos. Ela foi recrutada por um conhecido poucos meses antes, enquanto vendia rosas na rua.
Ser menor de idade também era uma vantagem para o cartel, já que isso a protegeria de punições severas caso fosse capturada, segundo a Reuters.
A história de Sol é um retrato de uma tática cruel e cada vez mais comum dos carteis mexicanos: o recrutamento de crianças e adolescentes.
No jargão dos cartéis, esses jovens são chamados de pollitos de colores, “pintinhos coloridos”, uma referência aos filhotes de galinha tingidos com cores vibrantes e vendidos em feiras.
O recrutamento de menores é uma estratégia sistêmica, com os alvos sendo cada vez mais jovens.
As crianças são valorizadas pela lealdade com que pode ser moldada, pela facilidade em aprender tarefas criminosas e por serem vistas como "descartáveis".
O aliciamento raramente ocorre ao acaso. A maioria dos jovens é recrutada através de parentes ou amigos.
Muitos vêm de lares devastados pela violência doméstica e pelo abuso de drogas, muitas vezes eles mesmos já enfrentam o vício em drogas.
Em um ambiente de miséria e desesperança, o cartel oferece uma ilusão de pertencimento, status e uma espécie de "família".
"Você entra com sua sentença de morte já assinada. Mas vale a pena", confessou um jovem assassino de 14 anos, que trabalha para um cartel há oito meses para a Reuters.
O Brasil também enfrenta um problema similar, é comum que facções criminosas recrutem crianças e adolescentes.
Dados do Instituto Segurança Pública apontam que o número de menores apreendidos por crimes aumentou 40% no Rio de Janeiro.
Facções dominam diversos territórios da cidade e disputam entre si para expandir suas áreas.
A Brasil Paralelo investigou esse cenário com o documentário Começou como olheira, mas sua lealdade e entusiasmo para aprender agradaram aos chefes. : Paraíso em Chamas.
O filme está disponível na plataforma de streaming da Brasil Paralelo, juntamente com todas as produções originais.
Clique aqui e garanta acesso por apenas R$10 ao mês.











.jpg)




.jpg)


.jpg)





