Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

“El Mayo”, quem é o traficante que foi preso nos EUA?

Ismael Zambada iniciou sua atuação no crime na década de 1970, mas nunca havia sido preso.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
27/7/2024 11:40
El País

Ismael “El Mayo” Zambada é um dos fundadores do Cartel de Sinaloa, uma das mais ricas e poderosas organizações criminosas no México. 

Zambada foi preso quando seu avião particular aterrissou na cidade americana de El Paso, no Texas, junto com um dos filhos de seu sócio, Joaquin Guzman Loera, o “El Chapo”. 

El Chapo foi um dos principais líderes do cartel até ser condenado à prisão perpétua. Ele se encontra em uma unidade de segurança máxima desde 2014. 

Desde então, El Mayo é supostamente o principal líder da organização, agindo em parceria com os filhos de seu sócio.

Como foi a captura

Segundo oficiais do governo americano, que falaram com a Reuters, o filho de El Chapo teria traído Zambada e cooperado com o governo americano.

O mega traficante teria sido convidado a visitar uma pista de pouso clandestina no lado mexicano da fronteira. O avião, no entanto, alterou sua rota e pousou nos EUA.

Detalhes sobre o suposto acordo ainda não foram confirmados pela mídia. Caso venham a ser, tem potencial para abalar todo o cenário da criminalidade no México.

Quem é “El Mayo”

É a primeira vez que o traficante, de 76 anos, passa pela prisão. A carreira no crime se iniciou na década de 1970, como um soldado raso do Cartel de Guadalajara.

El Mayo em uma das poucas fotos conhecidas - Divulgação BBC Brasil

Conforme o cartel se dissolvia e os chefes caíam, El Mayo aumentava sua influência. Em um segundo momento, uniu-se a El Chapo na liderança do Cartel de Sinaloa.

O estilo discreto de Zambada, aliado a sua ampla rede de contatos no governo, foram importantes para que ele conseguisse se manter distante da prisão. 

Durante o julgamento de El Chapo, os advogados de defesa alegaram que “Zambada controlava” as operações, porém ele havia subornado “todo o governo mexicano”.

O governo americano chegou a oferecer US$ 15 milhões por informações que levassem ao paradeiro do traficante. A prisão põe fim à trajetória de um dos homens mais procurados do mundo.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais