Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Daniel Ortega chama Igreja Católica de "máfia" e proíbe procissões de Páscoa nas ruas

O presidente Daniel Ortega descreveu padres, bispos, cardeais e o papa Francisco como uma “máfia”.

Por
Publicado em
28/2/2023 15:05

A Polícia Nacional da Nicarágua proibiu a Igreja Católica de celebrar procissões na rua durante a Quaresma e a Semana Santa. A informação foi concedida por fontes da igreja na última sexta-feira ao jornal português Expresso.

O atual presidente e chefe supremo da Polícia Nacional da Nicarágua Daniel Ortega chancelou a proibição após descrever padres, bispos, cardeais e o papa Francisco como uma "máfia".

O bispo da diocese nicaraguense de León e Chinandega, Sócrates René Sandigo, disse que a autoridade policial apenas autorizou que a Via Sacra tivesse lugar no espaço da igreja, seja no seu interior ou no pátio, mas não nas ruas.

Na noite de 21 de Fevereiro, Ortega descreveu a Igreja Católica como uma "máfia" e repetiu a acusação de ser antidemocrática por não permitir que os católicos elejam o papa, cardeais, bispos e padres por voto direto.

  • Leia mais: veja a primeira vez que Daniel Ortega acusou a Igreja Católica de ser antidemocrática e chamou-a de "uma tirania perfeita".

O líder sandinista também acusou os líderes da Igreja Católica de cometerem "crimes no campo financeiro".

"Ateu, corrupto e criminoso" assim Ortega foi classificado pelo bispo auxiliar de Manágua, Silvio Báez, após os seus ataques à Igreja Católica.

Defensor dos direitos humanos e crítico ao regime de Ortega, Monsenhor Silvio Báez foi obrigado a sair da Nicarágua, exilar-se nos EUA e teve sua nacionalidade retirada, além de ser declarado "fugitivo da justiça" após ter sido acusado de crimes de "traição à pátria".

A 12 de fevereiro, o Papa Francisco lamentou a sentença de prisão de um bispo crítico do Governo nicaraguense, Rolando Álvarez, e encorajou os líderes políticos a "procurarem sinceramente" a paz no país.

Álvarez, crítico do Governo de Ortega, foi condenado a 10 de fevereiro a 26 anos e quatro meses de prisão por crimes de "traição à pátria".

O que está acontecendo com a Nicarágua?

Assista agora a NICARÁGUA: Liberdade Exilada. O primeiro documentário brasileiro a romper com a espiral de silêncio e denunciar os crimes que vem acontecendo na Nicarágua. 

Este Original BP deu voz às pessoas que dizem ser vítimas do regime de Daniel Ortega. Toque no link e assista agora.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais