Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Crise no Equador: país vive guerra interna contra o crime organizado após chefe de facção fugir da prisão

Depois da fuga de “Fito”, o presidente decretou Estado de Exceção, mas viu a violência generalizada escalar em todo o país.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
10/1/2024 17:03
REUTERS/Karen Toro

O Equador tornou-se palco de uma guerra interna generalizada. Uma forte tensão tomou conta do país depois que o chefe da principal quadrilha equatoriana fugiu da cadeia no domingo, provocando várias rebeliões com guardas feitos reféns.

O presidente abordou o problema com firmeza, mas a violência se espalhou por todo o país, com explosões de veículos, invasão de emissora de televisão e ataques a um hospital.

Após a fuga de José Adolfo Macías Villamar, conhecido como “Fito”, e a rebelião nas delegacias, o presidente Daniel Noboa decretou Estado de Exceção por 60 dias para responder rapidamente ao problema. Com a medida:

  • as forças armadas auxiliam a polícia nas ruas para garantir a segurança;
  • o presidente pode aplicar medidas por meio de decretos;
  • são instauradas algumas restrições aos cidadãos, como toque de recolher depois das 23h e suspensão do direito de reunião.

O último estado de exceção tinha sido decretado no ano passado, quando um candidato a presidente foi morto a tiros por uma facção. Em 2021, a mesma medida foi tomada por causa do aumento de narcotraficantes.

As medidas não surtiram efeito imediato e a violência generalizada só aumentou. Facções se juntaram para atacar delegacias, comércios e comunidades.

Nos primeiros dias da semana, comércios fecharam, explosões e ameaças foram relatadas, um hospital foi atacado e as aulas foram todas canceladas em escolas e universidades.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram estudantes correndo desesperados na Universidade de Guayaquil. Posteriormente, a instituição informou que não ocorreram ataques no local, mas que os estudantes correram ao se assustarem com os ataques em outros locais da cidade. A informação é do portal El Universo.

Criminosos também sequestraram policiais e publicaram nas redes sociais vídeos da ação. Diversos veículos foram incendiados nas ruas. Os ataques começaram na última segunda-feira (9).

Um dos ataques dos criminosos foi transmitido ao vivo

Enquanto um jornal era transmitido ao vivo, criminosos fortemente armados invadiram o estúdio e fizeram os funcionários reféns.

Os invasores não deixaram que a transmissão fosse interrompida e o noticiário exibiu por alguns minutos terroristas exibindo armas pesadas, granadas e funcionários deitados no chão do estúdio.

O canal invadido foi a TC Televisión, uma das maiores referências jornalísticas do país. Os criminosos faziam demandas ao presidente até que a polícia conseguiu tomar a emissora e prender as 13 pessoas envolvidas na invasão. Nenhum trabalhador da TV ficou gravemente ferido.

O Equador se encontra em estado de “conflito armado interno”, onde 22 facções criminosas passaram a ser identificadas como “terroristas” e as Forças Armadas têm autorização para eliminar todos os alvos.

“Fito” é líder da maior facção criminosa do Equador, “Los Choneros” e pode estar envolvido com o assassinato de um candidato presidenciável

No dia 13 de agosto de 2023, o candidato de direita à presidência Fernando Villavicencio foi assassinado com três tiros na cabeça após deixar um comício em Quito. Conhecido por discursar com firmeza contra as facções criminosas em sua campanha, o candidato havia mencionado “Fito” em algumas falas.

O presidente da época, Guilherme Lasso responsabilizou o crime organizado pelo assassinato de Villavicencio.

Em 2020 o líder da facção Los Choneros foi condenado por crime organizado, narcotráfico e assassinato, segundo informações do El Universo. A sentença foi de 34 anos de prisão.

“Fito” nasceu em 1979 e foi preso pela primeira vez por roubo com apenas 21 anos. Em 2011, foi detido por narcotráfico e crime organizado. Ele estava preso na Penitenciária do Litoral de Guayaquil, a maior prisão do Equador, em um pavilhão de segurança máxima.

Antes de ser enviado para a penitenciária, “Fito” estava preso na La Roca, prisão de segurança máxima.

Apesar do reforço de segurança, o chefe do crime conseguiu fugir junto com outros 17 presos. Em poucas semanas foi capturado e levado para a Penitenciária do Litoral de Guayaquil, onde conseguiu escapar recentemente.

Assim como no Equador, o Brasil enfrenta facções criminosas em que os bandidos possuem armas de calibres superiores às das forças armadas.

A crise de segurança pública é um dos maiores problemas do Brasil

O problema que vivemos une todos os brasileiros, é uma crise sem precedentes. Em 2022, a Brasil Paralelo decidiu investigar o maior problema de nosso país.

Falaremos sobre a crise de segurança pública que atinge a todos os brasileiros em nosso projeto mais ambicioso dos últimos anos. Um filme inédito: Entre Lobos.

Viajamos o Brasil de Norte a Sul e Leste a Oeste para entrevistar as maiores autoridades do assunto. São mais de 50 entrevistados entre policiais, juízes, advogados, políticos, professores, intelectuais e jornalistas.

O filme revela pela primeira vez as verdadeiras causas da insegurança que afeta todos os brasileiros.

Ele também irá mostrar o mundo real do combate ao crime, com o dia a dia e as dificuldades das polícias no Brasil.

E apresentará um olhar científico amparado em dados e uma longa pesquisa livre de ideologias e desinformação.

Assista agora Entre Lobos, uma trilogia inédita sobre a maior crise da história recente do Brasil. Clique no link e saiba mais.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais