Notícia
3
min de leitura

Crianças menos criativas e mais depressivas - psicólogos de Boston apontam falta de independência como um dos principais fatores

Pesquisadores descobriram novas causas para a baixa saúde mental dos jovens, elaborando dicas para os pais.

Educação
Saúde mental
Foto: Freepik.
Redação Brasil Paralelo
Comunicação Brasil Paralelo

Para além do uso de redes sociais e aparelhos eletrônicos, pesquisadores da Universidade de Boston têm descoberto fatores culturais que retardam o desenvolvimento infantil.

Em entrevista ao Washington Post, os pesquisadores falaram sobre a necessidade de criar filhos independentes e deram dicas para os pais.

Os pesquisadores Peter Gray (psicólogo), David Lancy (antropólogo) e David Bjorklund (psicólogo) se uniram para entender quais são os principais causadores da queda de criatividade e aumento de problemas mentais nas crianças modernas.

Um problema que vai além das redes sociais

A pesquisa publicada no Bilioteca Nacional de Medicina dos EUA ressaltou que os índices de ansiedade, suicídio e depressão infantil começaram a crescer antes da criação das redes sociais.

Os pesquisadores ressaltam que o problema não pode ser reduzido a uma só causa, mas enxergam uma nova questão cultural como um dos maiores problemas na educação: a falta de independência das crianças e dos adolescentes.

É preciso ser capaz de lutar contra o mundo

Na entrevista para o Washington Post, Peter disse:

"[Dos anos 60 para cá] As crianças foram ficando cada vez menos livres para fazer as coisas que gostam, as atividades independentes que constroem traços de caráter como confiança, autocontrole, saber agir. Esse tipo de atividade lhes permite sentir-se como:

'O mundo não é muito assustador, porque posso lidar com o que a vida joga em mim.' Esse tipo de atitude exige atividade independente para se desenvolver, e temos oferecido cada vez menos essa atividade.

David Lancy ressaltou que os pais têm cada vez mais cobrado boas notas e conquistas quase que profissionais de seus filhos, exagerando no nível de cobrança.

David Bjorklund completou:

"Os pais continuam a fazer cada vez mais educação complementar, investindo muito mais tempo no cuidado dos filhos. Os pais passam cada vez mais tempo atuando como professores, treinadores e diretores de entretenimento.

Jovens precisam conviver com outros jovens

Perry analisa como a pressão excessiva exercida pelos pais e pela escola podem ser perigosos, bem como a falta de convívio independente entre os jovens:

"Existe a ideia de que as crianças se desenvolvem rapidamente quando são cuidadosamente orientadas e ensinadas por adultos; e que o que as crianças fazem sozinhas é uma espécie de perda de tempo, mas não foi assim que as crianças se desenvolveram no passado. 

Eles se desenvolvem principalmente interagindo com outras crianças, aprendendo com a experiência. 

A maioria das pessoas não têm consciência do quanto as crianças aprendem sozinhas – que aprendem através da exploração e que as competências mais importantes que aprendem são aprendidas brincando com outras crianças".

Como criar filhos independentes?

Ao ser questionado sobre como os pais podem ajudar seus filhos a serem mais independentes, David Bjorklund disse: 

"Deixando as crianças lidarem com algumas das suas próprias dificuldades. Não venha em seu socorro imediatamente. Faça deles uma parte importante de uma família. 

As crianças querem ajudar e, quando o fazem, a tarefa quase leva mais tempo para ser realizada, e muitas vezes relutamos em deixá-las realmente se envolver. Deixe-os ajudar, incentive-os a ajudar, talvez até exija que ajudem de vez em quando. 

Deixe-os fazer coisas um pouco arriscadas: 'Saia dessa cerca, você vai cair!' — Bem, até onde eles vão cair? Provavelmente não será nada que quebre um osso. Deixe-os sair e explorar".

Peter também recomenda que os pais conversem e escutem seus filhos:

"Acho que a primeira coisa que os pais devem fazer é conversar com os filhos: 'Gostaria que vocês tivessem mais liberdade. Quais são as coisas que você não se sente livre para fazer agora?' Acho que é assim que podemos começar".

Dicas para as crianças interagirem entre si de forma segura

Perry encerrou a entrevista ajudando os pais a conseguirem criarem momentos de liberdade para seus filhos sem deixá-los em perigo:

"Falo com muitos pais que dizem: 'Gostaria que o meu filho tivesse mais independência, mas se eu permitir que o meu filho vá a pé para a escola, alguém vai chamar a polícia.' Então reúna-se com outros pais, conheça os outros pais da sua vizinhança. 

Conversem entre si, talvez leiam juntos um livro ou alguns artigos sobre a importância das brincadeiras independentes. Talvez, em grupo, os pais podem elaborar algo: 'Toda sexta-feira à tarde todos nós podemos mandar nossos filhos para fora de uma vez, e uma pessoa estará lá por motivos de segurança, o resto de nós ficará longe. Tem bairros fazendo isso, mas é preciso iniciativa".

Saiba como educar seu filho da melhor maneira possível

Buscando ajudar os pais a educarem seus filhos da melhor maneira possível, a Brasil Paralelo reuniu diversos educadores renomados, desenvolvendo o Núcleo de Formação e a Escola da Família.

Você encontrará cursos que ensinam:

  • como incentivar os filhos a terem gosto por estudar;
  • como educar os filhos para serem moralmente virtuosos;  
  • como lidar com as políticas externas que podem influenciar as crianças negativamente 
  • Por que a educação brasileira é tão ruim?
  • E muitos outros assuntos essenciais na educação de crianças e no desenvolvimento da vida familiar.

Confira alguns dos principais cursos:

Desvendando a Primeira Infância

Não há dúvidas do poder que as vivências da infância exercem ao longo de toda vida. Este período, que constitui um momento privilegiado para a formação de bons hábitos e para correção de possíveis desvios, também é de muita fragilidade. 

Os erros educacionais cometidos nesta época tem potencial imensurável na trajetória daquele ser.

Por isso, pais e cuidadores precisam estar munidos de um conjunto de conhecimentos que os capacite a desempenhar, do melhor modo possível, seu papel no desenvolvimento da criança. 

Foi para atender a esta necessidade que o presente curso foi estruturado. Nele, você aprenderá sobre os marcos de cada fase da criança e o que esperar dela. Quais as melhores práticas para o sono, a alimentação, os vícios e as virtudes. Tudo para que o desenvolvimento infantil ocorra da forma como deve ser.

O curso tem duração de mais de 5 horas.

A professora

Simone Fuzaro é orientadora familiar, educadora e fonoaudióloga com mais de 30 anos de experiência na área. Dentre suas formações acadêmicas estão:

  • Magistério;
  • Fonoaudiologia e 
  • especialização em Educação Personalizada.

O que os alunos disseram?

Veja a reação dos alunos:

Vocação para Educação

Neste curso, você será convidado a refletir sobre os sérios problemas na educação das crianças e aprenderá a guiar seus filhos o desejo de estudar.

O professor traz questionamentos importantes para essa jornada: 

  • Como foi a nossa própria educação e como ela poderia ter sido? 
  • Quais são os elementos necessários para que uma boa educação ocorra? 
  • Qual é o papel do educador e quais são as responsabilidades dos pais como educadores?
  • Como ajudar a desenvolver o melhor de cada indivíduo? 

O professor

Marcelo Gonzaga é especialista em educação, tendo traduzido para o português as obras "A beleza salvará o mundo", de Gregory Wolfe, "Reflexões sobre a revolução na França", de Edmund Burke, e outros livros de autores renomados. Deu aulas de Inglês, Filosofia e História para alunos dos ensinos fundamental e médio, cursos livres sobre Filosofia e Literatura.

Desconstruindo Paulo Freire

Patrono da Educação brasileira, autor nacional mais referenciado no mundo, fundador do Partido dos Trabalhadores, Paulo Freire congrega em si muitos títulos de relevância. 

Tais honrarias são símbolos de sua influência, que se estende até um aspecto essencial da vida de todos os brasileiros: os documentos que fundamentam a educação nacional. 

Quem foi este homem? Quais foram suas bases intelectuais? Que métodos pedagógicos pregava e quais foram as consequências de sua implementação? 

São essas algumas perguntas a nortear o conteúdo deste curso, que busca dar a conhecer essa figura tão central para o país.

O professor

Thomas Giuliano é graduado e pós-graduado em História, sendo um dos consultores de diversas séries da Brasil Paralelo.

Confira um breve trecho do professor Thomas Giulliano no documentário Pátria Educadora, uma das produções mais assistidas da Brasil Paralelo:

Política para Pais e Filhos

A conversão do sistema educacional em um mecanismo de cooptação política provocou uma ruptura no seio de muitas famílias, impondo mais dificuldades à missão paterna de educar.

Dada a centralidade e urgência dessa questão, este curso identifica o atual quadro das instituições escolares tendo em vista fornecer aos pais instrumentos para manejar essa situação, e as dificuldades relacionais com os filhos, de forma consciente.

O curso tem duração de mais de 3 horas.

O Professor

Herbert Passos Neto é especialista em Filosofia e Neurobiologia pela Universidade de São Caetano do Sul, tendo assessorado políticos e liderado campanhas.

O que os alunos disseram?

Veja algumas das reações dos alunos:

O apoio que sua família precisa

Garanta todos esses e muitos outros benefícios para sua família. O Escola da Família já foi aprovado por milhares de alunos que aproveitaram esses e os diversos outros cursos disponíveis no Núcleo de Formação da Brasil Paralelo.

Brasil Paralelo, o segundo maior streaming do Brasil

Além dos cursos, você e sua família terão acesso a:

  • Filmes consagrados de Hollywood e do cinema mundial sem ideologias, como Mãos Talentosas - A História de Ben Carlson; Clube da Luta; Rocky; O Patriota; Paulo, Apóstolo de Cristo; Gangues de Nova York, Ben-Hur e muito mais;
  • Análise exclusiva de cada filme;
  • Documentários Originais da BP, como Entre Lobos, Crise dos 3 Poderes, A Direita no Brasil, Brasil - Última Cruzada e documentários internacionais prestigiados, como Dunkirk, Putin vs Ucrânia, Os Maiores Ícones da Natureza e muito mais;
  • Programas como o podcast Conversa Paralela, Rasta News, Contraponto, Panorama e muito mais.
  • Cursos sobre política, filosofia, literatura, história e muitas outras disciplinas.

Assine agora e tenha acesso a esses benefícios ainda hoje - toque aqui para garantir assinar o segundo maior streaming do Brasil.

A missão da Brasil Paralelo

A Brasil Paralelo é uma empresa de entretenimento e educação cujo propósito é resgatar bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros. Em sua história, a empresa já produziu documentários, filmes, programas e cursos sobre história, filosofia, economia, educação, política, artes e atualidades.

DE DESCONTO

Escolha o Plano ideal para você

e aperte o play sem medo

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

Premium

de
R$
59
/mês
12x
R$
59.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP