Muitas pessoas provavelmente sabem que Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do país, mas talvez nem todos conheçam São Pedro de Alcântara.
O espanhol foi proclamado padroeiro do Brasil em 1826 pelo papa Leão X, a pedido de Dom Pedro I.
Uma de suas principais amigas e conselheiras foi Santa Teresa D’Ávila, de quem foi diretor espiritual.
Também foi confessor do rei Dom João III, tornando-se santo de devoção da família após sua santificação em 1669.
Em 1798 foi homenageado por Dom João VI e Carlota Joaquina ao batizar seu segundo filho, que veio a se tornar o primeiro imperador do Brasil.
Anos mais tarde, Dom Pedro I e sua esposa Leopoldina também honraram o religioso, dando seu nome ao segundo filho.
Seu dia é comemorado em 19 de outubro.

Jejum, oração e austeridade
Nascido em uma cidade espanhola perto da fronteira com Portugal no final do século XV e estudou na Universidade de Salamanca entre 1511 e 1515, onde descobriu sua vocação religiosa.
Embora seu pai quisesse que ele seguisse carreira no Direito, decidiu entrar para a ordem dos franciscanos um ano após deixar a universidade.
Foi ordenado sacerdote em 1524 e 8 anos depois conseguiu permissão de seus superiores para viver uma vida voltada para a oração.
Durante sua vida, prezou pela oração, jejum e penitência, passando muito de seus dias em uma cela pequena. Usava um hábito surrado e costumava dormir pouco.
Fundou o ramo franciscano de “estrita observância”, que visa observar estritamente a regra franciscana de suma pobreza, rígida penitência e espírito de oração.
Morreu em 1562 com 63 anos. Segundo seus biógrafos, estava de joelhos e suas últimas palavras foram o Salmo 121:
“Que alegria quando me vieram dizer: Vamos subir à casa do Senhor”.
Oração a São Pedro de Alcântara
Os devotos geralmente rezam a um santo, pedindo sua intercessão junto a Deus por suas causas. Alguns deles possuem orações específicas. No caso do padroeiro do Brasil, a oração é:
“Ó grande amante da Cruz e servo fiel do divino Crucificado, São Pedro de Alcântara; à vossa poderosa proteção foi confiada a nossa querida Pátria brasileira com todos os seus habitantes. Como Varão de admirável penitência e altíssima contemplação, alcançai aos vossos devotos estes dons tão necessários à salvação. Livrai o Brasil dos flagelos da peste, fome e guerra e de todo mal. Restituí à Terra de Santa Cruz a união da fé e o verdadeiro fervor nas práticas da religião”.
A tradição dos padroeiros
Os católicos costumam escolher cristãos que foram exemplo de fé como uma espécie de padrinhos, os quais creem interceder por eles junto a Deus.
Um santo pode ser patrono de uma pessoa, cidade, país ou até mesmo de causas específicas. Confira abaixo alguns santos católicos e as áreas que eles representam.
- Francisco de Assis - santo padroeiro dos animais;
- Rosa de Lima - santa padroeira da América Latina, das Índias e das Filipinas;
- Rita de Cássia - santa padroeira das causas impossíveis;
- Cristóvão - santo padroeiro dos barqueiros, peregrinos, viajantes e motoristas;
- Bento - santo padroeiro da Europa;



.webp)






.jpg)







.jpg)









