Um estrangeiro que visita a Catalunha durante o período do Natal pode se surpreender com uma figura exótica: num presépio, é possível ver uma pessoa em uma posição diferente da dos demais personagens. Em alguma região periférica, um homem com as calças arriadas e um cocô no chão quase sempre marca presença.
Essa escultura é o "caganer". Para os espanhóis catalães, ele é um personagem comum, faz parte de sua cultura.
No tradicional presépio catalão é possível ver a Sagrada Família no centro, pastores piedosos adorando Jesus, animais típicos de Belém ao redor do menino, os reis magos e a figura exótica do caganer.
A típica representação do caganer apresenta um camponês vestido com calças pretas, camisa branca e o clássico boné catalão vermelho, a barretina. Às vezes ele aparece fumando um cachimbo e lendo um jornal.
"É a parte engraçada de algo que deveria ser muito sério", explica, rindo, o colecionador catalão de caganers Marc-Ignasi Corral, de 53 anos, em entrevista à BBC.
"Excremento é igual a fertilização, que é igual a dinheiro, que é igual a sorte e prosperidade. Pelo menos, é o que dizem os antropólogos", afirma o historiador catalão, Enric Ucelay-Da Cal, em entrevista à BBC.
Uma das razões para a criação do personagem é a ideia de que defecar está associado a várias coisas boas, desde boa sorte até prosperidade e boa saúde. Uma visão simbólica que os antigos tinham do ato vem da transformação do excremento em adubo, significando fertilidade, transformação benéfica.
Origem e popularização
Os escritores Jordi Arruga e Josep Mañà escreveram no livro El Caganer que o realismo artístico também motivou a criação do personagem:
"Era uma época caracterizada pelo realismo extremo... tudo dependia inteiramente das descrições da vida e dos costumes locais. Aqui, as condições de trabalho e a vida doméstica eram usadas como temas artísticos".
O caganer era mais uma das ilustrações da vida real. Uma ilustração com a veia cômica dos catalães.
Grande parte das pesquisas históricas sobre o caganer apontam que o personagem surgiu por volta do século XVII ou XVIII.
Hoje em dia, uma das principais funções do caganer é retratar famosos. Cada famoso do mundo ou da Espanha possui seu caganer.

A tradição é levada tão a sério que o caganer possui sua própria associação internacional, Associação dos Amigos do Caganer, fundada em 1990. Os membros se reúnem duas vezes por ano para confraternizar e apresentar suas coleções de caganers.
A tradição é tão forte que muitos catalães religiosos não veem a figura do caganer como ofensiva.
Outras histórias e tradições natalinas
Confira o episódio do Insight BP sobre a origem do Papai Noel e muitas outras curiosidades de Natal:



.webp)
.jpg)
.jpg)







.jpg)

.jpg)






.jpg)









