A Justiça Brasileira determinou o bloqueio do X no dia 30 de agosto; a determinação também contou com punições para quem fosse pego utilizando VPN para acessar a plataforma.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
A decisão tomada por Moraes e respaldada pela primeira turma do STF coloca o Brasil ao lado de países como Irã e China.
.jpg)
A Justiça Brasileira determinou o bloqueio do X no dia 30 de agosto; a determinação também contou com punições para quem fosse pego utilizando VPN para acessar a plataforma.
Essa medida coloca o país ao lado de outras 8 nações que estão com a plataforma suspensa em seus territórios nacionais atualmente.
Veja a lista completa a seguir:
Os motivos para a suspensão variam. Em casos como na China, Coreia do Norte e Turcomenistão, a medida faz parte dos esforços do governo para controlar o fluxo de informações.
Países como Irã, Mianmar e Venezuela cortaram a rede social para enfrentar protestos durante momentos de instabilidade política.
No caso iraniano, essa foi a justificativa inicial para a medida que se mantém há mais de uma década.
O governo paquistanês alegou questões de segurança nacional para fechar a rede social, acusando a plataforma de abrigar "elementos hostis" com "intenções nefastas de criar caos e instabilidade".
A Rússia já havia bloqueado temporariamente a plataforma em outros momentos. O atual bloqueio, no entanto, foi estabelecido após o início da guerra contra a Ucrânia.
Diversos outros países suspenderam temporariamente a rede social, em alguns casos mais de uma vez.