A cúpula do Comando Vermelho (CV) ordenou uma "trégua" de sete dias nas "guerras e roubos" durante a realização do G20 na cidade. As informações foram originalmente divulgadas por O GLOBO.
A informação foi descoberta em mensagens interceptadas com autorização judicial do traficante Arnaldo da Silva Dias, o "Naldinho”.
Condenado a mais de 50 anos de prisão por crimes como tráfico de drogas e homicídio, ele é apontado como chefe de diversas favelas no Sul Fluminense.
Apesar de preso na Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho (Bangu 3), no Complexo de Gericinó, Naldinho é uma figura de alto escalão no CV.
Segundo o traficante, a ordem veio após um "representante das autoridades no Rio" ter procurado a facção para pedir o cessar-fogo.
Até o momento, a identidade dessa suposta autoridade ainda não foi descoberta pela Polícia Federal.
Este documentário e todas as produções originais da Brasil Paralelo estão disponíveis em nosso serviço de streaming. Clique aqui e garanta seu acesso por apenas R$10.
O comunicado oficial da facção foi enviado em 22 de fevereiro de 2024, data em que acontecia o encontro de ministros das Relações Exteriores de todos os países do G20 na Marina da Glória.
Na mensagem, obtida pelo jornal O GLOBO, o traficante ordena uma pausa nas guerras envolvendo a facção e os roubos:
"Boa tarde a todos meus irmãos. Hoje, um representante das autoridades no Rio procurou o irmão que é sintonia e pediu para nós segurarmos sete dias sem guerras e roubo devido ao G20. Para evitar isolamentos de irmãos que venham a ter ligação com determinada área. Todos estamos de acordo em segurar esses sete dias até porque se veio no diálogo, eles demonstraram um respeito por nós".
Antes de disseminar a ordem, Naldinho chegou a submeter uma versão preliminar do texto à aprovação de Edgar Alves Andrade, o "Doca".
Doca é um dos criminosos mais procurados do Rio e líder do tráfico no Complexo da Penha.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.
Tenha acesso às principais notícias de maneira precisa, com:
O resumo BP é uma newsletter gratuita.
Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP