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No último domingo, 9 de fevereiro, aconteceu o Super Bowl, a grande final da NFL (National Football League). A cervejaria Budweiser esteve entre os anunciantes do evento e remontou às origens da marca trazendo os tradicionais Clydesdale em seu anúncio.
O evento agrega um maiores públicos e espaços publiciários globais. Cada comercial de 30 segundos está avaliado entre US$7,5 milhões e US$8 milhões, correspondendo de R$43,2 milhões a R$46 milhões.
A marca pertencente à empresa belgo-brasileira AB InBev. Uma de suas vertentes, a Bud Light, também participou do evento publicitário.
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Comercial da Budweiser retomou valores tradicionais
A estratégia deste ano foca em um retorno aos conceitos tradicionais para as marcas, visando se distanciar de mensagens progressistas que geraram polêmica e prejuízos nos últimos anos.
No comercial da Budweiser, estão os icônicos cavalos da raça Clydesdale, elementos já associados à marca desde a década de 1980.
A narrativa segue um desses cavalos ajudando um entregador de cerveja que perdeu um barril durante o trajeto, ao som de música country. “Let Your Love Flow", dos The Bellamy Brothers.
Billy Busch, fundador da Busch Family Brewing & Distilling Company, é um herdeiro do legado da Anheuser-Busch e contou a The Sporting News sobre a relação da família com os cavalos:
"Minha família sempre foi conhecida pelas grandes campanhas de marketing que eles criaram e meu pai e seu irmão criaram o engate de 8 cavalos, o engate de 8 cavalos Clydesdale. Foi um presente dado ao pai deles, meu avô August Sr., depois da Lei Seca em 1933”.
A família Busch usou o ocorrido para criar uma campanha icônica bem antes do Super Bowl.
"Eles usaram o engate de oito cavalos para levar a primeira caixa de Budweiser, agora que ela poderia ser vendida novamente nos Estados Unidos para a Casa Branca para dar a Franklin Roosevelt por revogar a Lei Seca. Tornou-se uma campanha publicitária incrivelmente popular e representou a América de muitas maneiras”.
A campanha da Bud Light, versão “Light” da Budweiser, trata do tema da amizade, com a presença do cantor Post Malone e do humorista Shane Gillis em um churrasco animado, onde tentam transformar um evento rotineiro em algo memorável.
"Estamos celebrando os vizinhos que sabem animar uma festa e estão sempre prontos para compartilhar algumas geladas quando o cooler esvazia", declarou Todd Allen, vice-presidente sênior de marketing da Bud Light.
Campanha reconectou a Budweiser com sua essência irreverente
Especialistas em propaganda observam que as campanhas deste ano buscam evitar o risco enfrentado em 2023.
Na ocasião, a Bud Light apresentou a influenciadora transgênero Dylan Mulvaney em uma campanha que sofreu boicotes, resultando em perdas significativas nas vendas e quedas nos valores das ações da AB InBev, seguido por demissões de executivos de marketing.
Após a reeleição de Donald Trump para a Casa Branca, ordens executivas foram emitidas para mudar políticas do governo americano sobre diversidade. Diversas empresas têm aderido, como Google, Amazon, Walmart entre outras.
Alexandre Peralta, sócio da Peralta Creatives, destaca que a Budweiser se distanciou da sua essência irreverente. Ele aponta que a nova propaganda, ao contrário de suas campanhas icônicas e criativas do passado, inclina-se para um conservadorismo criativo.
Por outro lado, Luiz Lara, fundador da Lew'Lara/TBWA, salienta que consumidores tendem a se ligar emocionalmente às marcas e que a Budweiser busca capturar este momento resgatando suas raízes culturais.
"Esses elementos estabelecem uma conexão relevante no contexto atual dos Estados Unidos", conclui Lara, ressaltando que a cerveja, por tradição, une grupos familiares e sociais.
Cartaz lançado pela Budweiser em 2019, quando a empresa recriou um anúncio da década de 1950, sob alegação abordagem que não fosse machista. Imagem: Criativos publiciários.
Kyle Norrington, diretor comercial da Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser, disse em entrevista ao USA TODAY que First Delivery é o 47º anúncio do Super Bowl estrelado por um Clydesdale.
“Ouvimos de nossos fãs que o Super Bowl não é o mesmo sem os icônicos Clydesdales”. Reforça que fazemos entregas desde 1876 e continuaremos por décadas.”