Mundo5 min de leitura

Guerra entre Trump e Disney pode fechar uma das emissoras mais tradicionais dos EUA

Agência afirma que decisão pode serve para investigar discriminação woke, enquanto a Disney fala em censura.

Por
Rafael Lorenzo M. Barretti
Publicado em
Disputa entre Trump e Disney pode fechar emissora tradicional, a ABC
Fonte da imagem: Reprodução

Receba notícias gratuitamente em seu email

Em meio a uma investigação sobre as políticas de diversidade e inclusão, o governo americano acelerou o processo de concessão da ABC News

A decisão foi anunciada pelo presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC), Brendan Carr.

A agência determinou a antecipação da análise das licenças de oito emissoras da rede ABC, controlada pela Disney.

As concessões ainda tinham anos de validade, mas a FCC afirmou que decidiu antecipar o processo porque ele é considerado essencial para uma investigação aberta no ano passado:

Tal medida permite à FCC conduzir a investigação em curso e, ao mesmo tempo, assegurar que a emissora esteja cumprindo suas obrigações de interesse público de forma mais ampla”, afirmou a agência.

A apurar analisa se a Disney e a ABC praticaram discriminação por meio de seus programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI).

Segundo a agência, as regras da FCC permitem exigir uma renovação antecipada quando isso é necessário para conduzir uma investigação. 

Em nota, o órgão afirmou que a medida também serve para verificar se a emissora continua cumprindo suas obrigações de interesse público.

Especificamente, as normas da FCC estabelecem que, sempre que a comissão considerar um pedido de renovação de concessão essencial para a condução adequada de uma investigação, ela tem autoridade para exigir a renovação antecipada das concessões da emissora

A decisão obriga a Disney a apresentar novos pedidos de renovação das licenças das emissoras muito antes do prazo previsto, que inicialmente iria até 2028. 

Durante essa análise, a empresa poderá ser chamada a demonstrar que atende aos requisitos exigidos pela legislação americana para manter suas concessões de radiodifusão.

  • Que tal receber notícias todos os dias em seu E-mail? Clique aqui e receba de graça o Resumo BP. 

A investigação vai além das políticas de diversidade

A análise das concessões faz parte de uma disputa mais ampla entre o governo Trump e a Disney.

Além da investigação sobre os programas de diversidade, a FCC abriu neste ano um processo separado para avaliar se o programa The View, da ABC, deve continuar mantendo uma isenção concedida em 2002.

Essa autorização dispensa o programa da regra que obriga determinadas emissoras a oferecer tempo equivalente para candidatos de diferentes partidos.

A relação entre Donald Trump e a Disney já vinha se deteriorando antes da abertura do processo.

Em setembro do ano passado, a Disney suspendeu o programa de Jimmy Kimmel depois que o apresentador acusou os apoiadores de Trump de explorarem a morte de Charlie Kirk.

Antes mesmo da suspensão do programa, Brendan Carr sugeriu que as concessões da ABC poderiam ser revogadas caso a Disney não adotasse medidas contra o apresentador.

Em abril, Donald Trump pediu a demissão de Jimmy Kimmel após uma piada feita pelo apresentador durante o Jantar dos Correspondentes da Casa Branca

Kimmel brincou que Melania tinha a aparência de uma "viúva em expectativa". O comentário foi feito dias antes de uma tentativa de assassinato contra o presidente.

Trump classificou a piada como um incentivo à violência, enquanto Melania afirmou que o apresentador contribuía para aprofundar a polarização política no país.

No mês passado, Brendan Carr voltou a criticar a ABC por não transmitir um pronunciamento de Trump sobre as eleições americanas.

[TRAILER] INFERNO

O que diz a Disney?

A empresa afirma que governo tenta pressionar a imprensa e contesta as medidas adotadas pela FCC.

Em documento apresentado no fim de julho, a empresa afirmou que a antecipação da renovação das concessões não ocorria com nenhuma emissora há mais de cinquenta anos.

Os advogados da companhia afirmaram que a medida envia um recado para todo o setor de comunicação:

A retaliação contra a ABC é um sinal para todas as empresas de mídia do país: alinhem-se à visão do governo [Trump] sobre como deve ser a cobertura jornalística ou paguem o preço

A CNN informou ainda que a Disney estuda ingressar com uma ação judicial baseada na Primeira Emenda da Constituição americana, que protege a liberdade de expressão.

A empresa também afirmou, por meio de um porta-voz, que a ABC e suas emissoras sempre atuaram em conformidade com as regras da FCC.

[TRAILER] INFERNO
[TRAILER] INFERNO