Assine por apenas R$ 7,90/mês
Últimas horas | Acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da Polícia Federal

PF pediu a prisão ao STF alegando risco à ordem pública após a vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
22/11/2025 7:50
Foto: Sergio Lima / AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã deste sábado (22), em Brasília, por decisão do ministro Alexandre de Moraes.

A medida foi solicitada pela Polícia Federal, que alegou risco à ordem pública após o senador Flávio Bolsonaro convocar uma vigília em frente ao condomínio do pai na noite anterior.

Segundo a PF, o ato poderia colocar em risco os participantes e os agentes que atuariam na região.

Bolsonaro foi detido por volta das 6h, reagiu sem resistência e foi levado à sede da PF às 6h35. Após os trâmites iniciais, ele seguiu para a Superintendência da Polícia Federal, onde permanece em sala de Estado, reservada a autoridades.

Michelle Bolsonaro não estava na residência no momento da prisão. O ex-presidente passou por exame de corpo de delito no início da manhã.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Bolsonaro pediu prisão domiciliar na véspera

A prisão preventiva não está relacionada à condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, mas foi adotada como medida cautelar.

Bolsonaro estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto. Moraes apontou que o ex-presidente teria usado redes sociais de aliados, incluindo seus filhos parlamentares, para divulgar mensagens de incentivo a ataques ao STF e manifestações anticonstitucionais.

Na véspera da nova prisão, a defesa protocolou um pedido de “prisão domiciliar humanitária”, alegando problemas de saúde.

O movimento visava evitar que, com o trânsito em julgado da condenação por 27 anos e 3 meses, Bolsonaro fosse transferido ao sistema prisional comum, como o Complexo Penitenciário da Papuda.

Segundo a defesa, até as 6h40 deste sábado, o time jurídico ainda não havia sido formalmente notificado da decisão.

A PF informou que cumpriu mandado expedido pelo STF e reiterou que a convocação da vigília configurava risco concreto à ordem pública.

Segundo a corporação, a mobilização poderia gerar confrontos e comprometer a segurança de moradores, apoiadores e agentes.

Reação da oposição

A Liderança da Oposição na Câmara, em nota assinada pelo deputado Zucco (PL-RS), classificou a prisão como “arbitrária” e atribuiu a decisão ao que chamou de “escala de arbítrio conduzida por Alexandre de Moraes”.

A nota afirma que Bolsonaro enfrenta problemas de saúde decorrentes da facada de 2018, e acusa o STF de agir com “perseguição política”.

O texto também diz que oposicionistas estão se deslocando para Brasília para acompanhar o caso e prestar apoio à família.

Segundo a oposição, caso algo aconteça ao ex-presidente sob custódia, “a responsabilidade será direta e objetiva do Estado”.

Bolsonaro permanece na Superintendência da PF, em sala especial.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais