Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Bloco Sul-Sudeste: Zema, Tarcísio e Ratinho Jr. se reúnem para discutir projetos de livre mercado

Governadores falaram sobre seus planos de privatização e favorecimento ao livre mercado.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
25/8/2023 13:40
Cristiano Machado / Imprensa MG

Ontem (24/08), os governadores Romeu Zema (MG), Tarcísio (SP) e Ratinho Jr. (PR) reuniram-se na 24ª Conferência Anual do Santander para falar sobre investimentos e infraestrutura.

Os três deram destaque para a parceria de seus governos com a iniciativa privada, afirmando que seus estados estão em busca de favorecer o livre mercado.

São Paulo

O governador Tarcísio prometeu privatizar a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE):

"[Privatizar a Sabesp] é o nosso grande projeto. Com certeza vai ser a maior privatização do país nesses próximos anos. Pelo porte da empresa. Estamos falando da maior companhia de saneamento do Brasil”.

Minas Gerais

O governador Romeu Zema possui uma proposta no mesmo sentido da do governo de São Paulo. 

Zema enviou à Assembleia Legislativa uma proposta para mudar a Constituição mineira, acabando com a necessidade de aprovação em referendo para venda da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Paraná

O governador Ratinho Jr. afirmou ter planos semelhantes aos dos outros governadores, mas ainda não apresentou um plano concreto de privatização. Segundo ele, seu governo está trabalhando para viabilizar a entrada de capital privado na Companhia Paranaense de Energia (Copel) e na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Bloco Sul-Sudeste

O encontro dos três é mais um dos marcos na criação do bloco Sul-Sudeste, a nova iniciativa que busca criar uma frente política para favorecer as duas regiões frente ao governo federal. O bloco surgiu por iniciativa do governador Romeu Zema, que disse:

"Está sendo criado um fundo para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Agora, e o Sul e o Sudeste não têm pobreza? Aqui todo mundo vive bem, ninguém tem desemprego, não tem comunidade? Tem, sim. 

Nós também precisamos de ações sociais. Então Sul e Sudeste vão continuar com a arrecadação muito maior do que recebem de volta? Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década.

Já decidimos que além do protagonismo econômico que temos, porque representamos 70% da economia brasileira, nós queremos - que é o que nunca tivemos - protagonismo político".

Há 5 meses, Tarcísio, governador de São Paulo, já tinha afirmado que ele e Zema estavam conversando sobre a criação do bloco, tendo a aprovação dos demais governadores das regiões. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também defendeu a criação do bloco e a fala de Zema.

Críticas ao bloco

Membros do Partido dos Trabalhadores (PT) e governadores do Norte e Nordeste criticaram a iniciativa do governador de Minas Gerais. Para o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES):

"Ao contrapor regiões do Brasil, numa fala nitidamente preconceituosa, Zema busca estimular a divisão e o ódio entre os brasileiros por puro oportunismo eleitoral. O Brasil é um só e o verdadeiro inimigo dos brasileiros é o populismo irresponsável".

O Consórcio Nordeste publicou uma nota assinada pelo governador da Paraíba e presidente do grupo, João Azevêdo (PSB), dizendo:

"Ao defender o protagonismo do Sul e Sudeste, (Zema) indica um movimento de tensionamento com o Norte e o Nordeste, sabidamente regiões que vem sendo penalizadas ao longo das últimas décadas dos projetos nacionais de desenvolvimento", diz o documento.

O que está acontecendo com o Brasil? Como o país pode se desenvolver?

O Congresso Brasil Paralelo é o primeiro projeto da BP. Diversos especialistas foram entrevistados para fazer o maior diagnóstico já feito - até então - sobre a situação econômica, política e cultural do Brasil.

Para apoiar a missão da empresa e ter acesso a diversos benefícios, assine a Brasil Paralelo. Os assinantes têm acesso a: 

  • Filmes consagrados de Hollywood e do cinema mundial sem ideologias, como Mãos Talentosas - A História de Ben Carlson; Clube da Luta; Rocky; O Patriota; Paulo, Apóstolo de Cristo; Gangues de Nova York, Ben-Hur e muito mais;
  • Análise exclusiva de cada obra;
  • Documentários Originais da BP, como Entre Lobos, Crise dos 3 Poderes, A Direita no Brasil, Brasil - Última Cruzada e documentários internacionais prestigiados, como Dunkirk, Putin vs Ucrânia, Os Maiores Ícones da Natureza e muito mais;
  • Programas como o podcast Conversa Paralela, Rasta News, Contraponto, Panorama e muito mais.
  • Cursos sobre política, filosofia, literatura, história e muitas outras disciplinas.

Assine agora e tenha acesso a esses benefícios ainda hoje - toque aqui para garantir assinar o segundo maior streaming do Brasil.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais