Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Biden afirma que Trump "encorajou Putin" a invadir a Ucrânia

A agenda de política internacional foi um dos principais temas abordados no debate presidencial que ocorreu nesta quinta-feira, 27 de junho.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
28/6/2024 22:19
CNN

Um dos temas mais importantes tratados ao longo do primeiro debate da corrida presidencial dos EUA foi a guerra entre Rússia e Ucrânia, que eclodiu durante o governo de Joe Biden. Desde o início do conflito, Trump tem dito que a questão não teria evoluído da maneira como foi se ele ainda fosse o presidente.  

O tema apareceu na discussão após a co-mediadora e apresentadora da CNN, Dana Bash, perguntar a Trump se ele considerava os termos de paz trazidos por Putin aceitáveis.

O republicano iniciou sua resposta afirmando que o conflito apenas ocorreu porque Putin "não respeita o atual presidente" e interpretou a fraqueza na retirada de tropas americanas no Afeganistão:

"Ele não fez nada para impedir, na verdade acredito que ele encorajou a Rússia a invadir, vou lhes dizer o que aconteceu. Ele foi tão mal no Afeganistão, foi uma vergonha tão terrível, o momento mais vergonhoso da história de nosso país, que quando Putin viu aquilo

... ele disse: 'Sabe de uma coisa, eu acho que vou entrar e tomar *o que é* meu'. Esse é o sonho dele, eu já falei com ele sobre isso."

Biden reagiu criticando a postura de seu adversário com relação ao presidente russo:

"Esse cara disse para Putin: 'faça o que você quiser', foi exatamente isso que Trump fez, encorajou Putin."

O chefe de Estado seguiu sua resposta destacando que o Kremlin não está conseguindo atingir seu objetivo de dominar o país vizinho:

"Ele ia tomar Kiev em cinco dias, por fazer parte da antiga União Soviética e é isso que ele queria restabelecer. E ele de fato foi incapaz de conseguir isso e eles perderam milhares e milhares de tropas."

Voltando para a pergunta sobre os termos de paz, o ex-presidente afirmou que "eles não são aceitáveis" e voltou a culpar seu sucessor pela guerra que, em suas palavras, "jamais deveria ter sido iniciada".

Em seguida, o republicano criticou os custosos envios de recursos para ajudar o governo ucraniano:

"Não creio que já houve algo parecido com isso. Toda vez que Zelensky entra neste país, sai com 16 bilhões de dólares, acho que ele é o maior vendedor da história." 

O candidato seguiu afirmando que "vai resolver o conflito antes mesmo de assumir o cargo". 

Essa colocação foi respondida por Biden, que disse:

"O fato é que Putin é um criminoso de guerra, ele matou milhares e milhares de pessoas. Ele já deixou uma coisa clara, quer restabelecer o império soviético."

O democrata seguiu afirmando que os interesses de Putin não acabariam em Kiev, mas colocam em risco diversos países do leste europeu, inclusive membros da OTAN, como a Polônia.

O presidente também defendeu suas políticas afirmando que:

"Todo esse dinheiro que estamos enviando para a Ucrânia é em forma de armas feitas aqui nos Estados Unidos. Estamos mandando armas e não mais dinheiro neste ponto, e nossos aliados da OTAN têm contribuído tanto quanto nós, por isso somos fortes."

A guerra da Ucrânia é um dos temas internacionais mais importantes para o governo americano, uma vez que tem acelerado a divisão global entre Ocidente e Oriente.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais