Notícia
3
min de leitura

Balenciaga usa imagens de crianças em campanha com simbologia sexual

Campanha mostra bolsa ao lado de páginas de processo de pedófilo

Capitalismo
Moda
Marketing
Comunicação Brasil Paralelo

Balenciaga usa imagens de crianças em campanha com simbologia sexual

Fotos de crianças com ursinhos de pelúcia com adereços que lembram objetos sadomasoquistas geraram polêmica sobre a marca de luxo Balenciaga. Em sua campanha publicitária de fim de ano, a grife francesa vinculou crianças a itens de BDSM, uma espécie de jogo de dominação sexual. 

Entre os objetos de fetiche para ilustrar a campanha estavam ursos usando colares de cadeado, tops de arrastão e harness de couro, contenções de tornozelo/punho e bondage (amarração).

Uma imagem da bolsa Balenciaga foi produzida ao lado de folhas de um processo da Suprema Corte Americana sobre pedofilia.

“O caso é referente a Michael Williams, julgado por oferecer materiais de abuso sexual infantil a usuários de um site”, escreveu a revista americana Paper Magazine. 

Após repercussão do caso, a balenciaga deletou todas as imagens. 

O diretor criativo da Balenciaga, Demna Gvasalia, perdeu a indicação para o prêmio Global Voices Award 2022, da plataforma Business of Fashion (BoF), especializada em indústria da moda. A entrega ocorreria na terça-feira, 29.

“Buscamos a verdade sobre as imagens da campanha em que as crianças apareceram com produtos inspirados em BDSM, algo totalmente inconsistente com nossos valores. Como resultado, não daremos a Demna o prêmio Global Voices deste ano”, justificou a BoF.

Embaixadora da Balenciaga e mãe de quatro filhos, Kim Kardashian usou as redes sociais para repudiar a publicidade da marca: 

“Fiquei abalada com as imagens perturbadoras. A segurança das crianças deve ser levada na mais alta consideração; qualquer tentativa de normalizar o abuso infantil não deve ter lugar em nossa sociedade”, declarou uma das mulheres mais influentes do mundo. 

Kardashian irá reavaliar seu relacionamento com a grife, “com base na disposição da empresa de se responsabilizar por algo que nunca deveria ter acontecido e nas suas futuras ações para proteger crianças”.

Em seu perfil do Instagram, a Balenciaga retratou-se:

"Pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa que nossa campanha possa ter causado. Nossas bolsas de ursinho de pelúcia não deveriam ter sido exibidas com crianças. Pedimos desculpas por mostrar documentos perturbadores na nossa campanha. Nós condenamos vigorosamente o abuso de crianças de qualquer forma. Defendemos a segurança e o bem-estar delas", escreveu. 

A nota disse ainda que a empresa "está tomando ações legais contra as partes responsáveis por criar o set e incluir itens não aprovados para o ensaio fotográfico da campanha primavera 23”. 

Segundo a BBC, a marca pede 25 milhões de dólares em indenização à produtora e ao cenógrafo que escolheram os documentos para o cenário. 

Os responsáveis pelo projeto alegam que a marca estava ciente de toda concepção do anúncio. 

Grife tem histórico de controvérsias 

Não é a primeira vez que a grife francesa envolve-se em polêmicas. Em maio de 2022, Demna Gvasalia lançou campanha promovendo uma série de tênis esfarrapados por preços que chegavam a R$ 9.800.

As imagens, do fotógrafo Leopold Duchemin, viralizaram na internet. 

“As fotos divulgadas são, na verdade, versões exageradas e limitadas dos tênis que a Balenciaga está vendendo”, justificou a marca.

Outra peça que causou frisson na internet, em 2021, foi um blusão surrado e rasgado cujo valor passava dos R$18.000. O diretor criativo precisou explicar a ideia:

“Em minha visão de futuro, as pessoas usarão suas roupas até elas se desintegrarem”.

Balenciaga já foi sinônimo de elegância 

Cristóbal Balenciaga é natural de Getaria, na Espanha. Filho de uma viúva que costurava para sustentar a família, encontrou na moda sua profissão. Sua primeira boutique foi aberta em 1917, em San Sebastian, litoral espanhol. 

Em 1938, lançou sua primeira coleção, na Casa Balenciaga. um endereço de luxo de Paris. Aos 42 anos de idade, à época, Cristóbal era um ícone da moda e representava elegância.

Na década de 1950, a Balenciaga viveria sua era de ouro na alta costura, sendo aclamada por suas roupas estruturadas, com ombros e silhuetas largas. 

O criador da grife passou a ser chamado de “o arquiteto da moda”. 

Relação com o capitalismo “woke” 

Grandes marcas do mundo, assim como a Balenciaga, são responsáveis por estimular culturas, comportamentos e até questões sociais em seus produtos. 

Em 2021, a cervejaria Heineken reproduziu em suas redes sociais uma peça institucional promovendo o Dia Mundial sem Carne: 

“Que tal comer e beber mais verde? A cerveja feita com água, malte, lúpulo e nada mais. É a opção perfeita para o acompanhamento de hoje”, sugeria a propaganda fazendo apologia ao vegetarianismo e ao veganismo.

A campanha foi mal recebida pelos consumidores brasileiros, especialmente no setor do agronegócio. Em resposta, o público propôs “um dia sem cerveja”. Eles levantaram as hashtags #DiaMundialSemHeineken e #ChurrascoSemHeineken nas redes sociais, gerando grande repercussão.

Na Austrália, uma cafeteria chamada Handsome Her, que ficou aberta por dois anos, cobrava 18% a mais pelos serviços ofertados a clientes do sexo masculino. Segundo a cafeteria, a taxação seria para “equilibrar a diferença salarial entre homens e mulheres”. 

O fenômeno de imposição de pautas políticas e ideológicas por parte de empresas e grandes marcas do mercado vem sendo apelidado de “Capitalismo Woke”. Toque no link e entenda mais sobre essa tendência de marketing. 

DE DESCONTO

Assine o plano ideal para você

Aperte o play sem medo

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

Premium

de
R$
65
/mês
12x
R$
65.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP