This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Robert Sirico: o ativista de esquerda que se tornou um padre defensor da liberdade econômica

O religioso ficou conhecido por defender o livre-mercado e a busca de uma sociedade mais virtuosa.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
29/9/2025 19:41
Instituto Acton

Antes de ser padre, Robert A. Sirico atuou como um militante de esquerda, defensor de pautas progressistas e sindicais.

Tudo mudou quando ele começou a ter contato com autores que o fizeram repensar suas visões economia, conforme contou em entrevista à revista Exame:

No meio de meu ativismo de esquerda, encontrei alguém que me desafiou a pensar mais profundamente sobre os modelos econômicos que eu estava propondo e me deu livros de autores como Friedman, Hayek e outros. Em muitas discussões vi que a redistribuição de riqueza não ajudaria as próprias pessoas que eu me preocupava: os pobres e marginalizados.”

A mudança de visão sobre economia fez com que Robert repenssasse outras esferas da vida e reencontrasse suas raízes católicas.

Enquanto estudava para se tornar padre, ele percebeu que as ideias de esquerda que havia abandonado estavam infiltradas no seminário:

Descobri que a ideologia de esquerda que abandonei em Hollywood era amplamente aceita no seminário… uma vez ordenado sacerdote, decidi que o modo mais eficaz de contra-atacar o progressismo em movimentos como a Teologia da Libertação era fundar uma organização.”

Para se contrapor a esse movimento, Sirico se juntou com Kris Alan Mauren para fundar o Instituto Acton.

O Think Tank reúne pensadores para mostrar como o livre-mercado e o capitalismo não condizem com a moral cristã.

Padre Robert Sirico junto com Kris Alan Mauren, outro fundador do instituto, e Ronald Reagan. Imagem: Acton Institute.

Ao longo de décadas, o religioso percorreu universidades, empresas e fóruns em mais de 30 países para defender que fé e liberdade caminham juntas:

Não se trata apenas de um entusiasmo cego pelos mercados ou pela liberdade… A questão é: Para que serve a liberdade? E, para responder a essa pergunta, é preciso entender para que serve o homem.”

Assim, sociedades livres precisam de mercados livres, do incentivo à virtude e responsabilidade pessoal.

Sirico publicou mais de 200 artigos e livros influentes como Defending the Free Market: The Moral Case for a Free Economy e The Economics of the Parables

Sob sua liderança, o Acton lançou diversos documentários e séries de impacto, como The Birth of Freedom, Poverty Cure e Poverty, Inc.

Seu trabalho ajudou a levar a mensagem da liberdade com propósito a milhões de pessoas em 144 países

Ele é membro da Sociedade Mont Pèlerin, da Academia Americana de Religião e da Sociedade da Filadélfia.

Além disso, o padre integra o Conselho Consultivo do Instituto Cívico em Praga, uma organização voltada à formação de lideranças para o leste europeu

O religioso também atuou na Comissão de Direitos Civis de Michigan e seu ministério incluiu o serviço como capelão de pacientes com AIDS no National Institutes of Health

O “caso moral” do capitalismo, segundo um padre

Sirico parte da premissa de que mercados são relações sociais, não se tornam necessariamente um culto ao lucro

Inspirado pelo historiador John Emerich Dalberg-Acton e Adam Smith, ele sustenta que o interesse próprio bem ordenado pode gerar bens reais para toda a sociedade.

Um exemplo disso é a geração de emprego, que beneficia especialmente as famílias dos trabalhadores:

Pessoas precisam de empregos e empregos vêm de negócios. Negócios precisam de liberdade econômica e oportunidade”, afirmou o religioso ao Wall Street Journal.

Formação, ministério e educação clássica

Além do think tank, Sirico foi pároco do Sacred Heart of Jesus (Grand Rapids, Michigan), onde refundou a escola paroquial como academia católica clássica

O sucesso da academia o levou a criar o St. John Henry Newman Institute for Catholic Classical Education and Reverent Liturgy, dedicado a educação clássica

O padre recebeu o título de doutor honoris causa em Ética Cristã pela Universidade Franciscana de Steubenville e o mesmo título em Ciências Sociais pela Universidade Francisco Marroquín. 

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais