Antes de ser padre, Robert A. Sirico atuou como um militante de esquerda, defensor de pautas progressistas e sindicais.
Tudo mudou quando ele começou a ter contato com autores que o fizeram repensar suas visões economia, conforme contou em entrevista à revista Exame:
“No meio de meu ativismo de esquerda, encontrei alguém que me desafiou a pensar mais profundamente sobre os modelos econômicos que eu estava propondo e me deu livros de autores como Friedman, Hayek e outros. Em muitas discussões vi que a redistribuição de riqueza não ajudaria as próprias pessoas que eu me preocupava: os pobres e marginalizados.”
A mudança de visão sobre economia fez com que Robert repenssasse outras esferas da vida e reencontrasse suas raízes católicas.
Enquanto estudava para se tornar padre, ele percebeu que as ideias de esquerda que havia abandonado estavam infiltradas no seminário:
“Descobri que a ideologia de esquerda que abandonei em Hollywood era amplamente aceita no seminário… uma vez ordenado sacerdote, decidi que o modo mais eficaz de contra-atacar o progressismo em movimentos como a Teologia da Libertação era fundar uma organização.”
Para se contrapor a esse movimento, Sirico se juntou com Kris Alan Mauren para fundar o Instituto Acton.
O Think Tank reúne pensadores para mostrar como o livre-mercado e o capitalismo não condizem com a moral cristã.

Ao longo de décadas, o religioso percorreu universidades, empresas e fóruns em mais de 30 países para defender que fé e liberdade caminham juntas:
“Não se trata apenas de um entusiasmo cego pelos mercados ou pela liberdade… A questão é: Para que serve a liberdade? E, para responder a essa pergunta, é preciso entender para que serve o homem.”
Assim, sociedades livres precisam de mercados livres, do incentivo à virtude e responsabilidade pessoal.
Sirico publicou mais de 200 artigos e livros influentes como Defending the Free Market: The Moral Case for a Free Economy e The Economics of the Parables.
Sob sua liderança, o Acton lançou diversos documentários e séries de impacto, como The Birth of Freedom, Poverty Cure e Poverty, Inc.
Seu trabalho ajudou a levar a mensagem da liberdade com propósito a milhões de pessoas em 144 países.
Ele é membro da Sociedade Mont Pèlerin, da Academia Americana de Religião e da Sociedade da Filadélfia.
Além disso, o padre integra o Conselho Consultivo do Instituto Cívico em Praga, uma organização voltada à formação de lideranças para o leste europeu.
O religioso também atuou na Comissão de Direitos Civis de Michigan e seu ministério incluiu o serviço como capelão de pacientes com AIDS no National Institutes of Health.











.jpg)



.jpg)
.jpg)










