Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Avião com mais de 240 pessoas cai na Índia segundos após decolar

Aeronave que ia para Londres atingiu área residencial.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
12/6/2025 10:37
Estadão

Atualizado às 12:45.

Um avião da companhia aérea Air India, com 242 pessoas a bordo, caiu na cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia, hoje (12).  

A aeronave, que tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, caiu em uma área residencial segundos após a decolagem e explodiu

Segundo as autoridades policiais indianas, a polícia local falou que houve 2 sobreviventes entre passageiros e tripulantes. A tragédia também causou vítimas em solo.

  • Receba as principais notícias do dia em seu e-mail com o Resumo BP. Clique aqui e se inscreva sem pagar nada.

O que se sabe sobre o acidente

O voo, que transportava 232 passageiros e 10 tripulantes, caiu por volta das 5h09 no horário de Brasília. 

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o avião sobrevoando casas em baixa altitude e, em seguida, uma enorme nuvem de fogo e fumaça preta subindo aos céus.

A aeronave atingiu um alojamento de médicos da Faculdade de Medicina BJ. De acordo com o jornal The New York Times, pelo menos cinco pessoas que estavam no alojamento morreram no acidente.

As equipes de resgate trabalham no local. Até a última atualização desta reportagem, a polícia local informou que 204 corpos haviam sido recuperados dos destroços. Todas as operações no aeroporto foram suspensas.

O pedido de socorro: "mayday"

Segundos após a decolagem, o piloto da aeronave chegou a declarar "mayday" para a torre de comando, mas a comunicação foi interrompida logo em seguida.

"Mayday" é o código radiotelefônico internacional de socorro mais urgente na aviação e na navegação. 

Quando um piloto repete a palavra três vezes, ele está sinalizando um perigo grave e iminente, indicando que a aeronave precisa de assistência imediata

No caso do voo da Air India, o piloto só conseguiu dizer a palavra uma vez, o que sugere que o evento que levou à queda foi extremamente rápido.As vítimas

A bordo do avião estavam cidadãos de várias nacionalidades. A companhia Air India e a agência de notícias Reuters confirmaram a presença de:

  • 169 indianos;
  • 53 britânicos;
  • 7 portugueses;
  • 1 canadense.

Entre os passageiros estava também um ex-ministro da região de Gujarat, na Índia.

Reações e investigação

A tragédia gerou reações imediatas de líderes mundiais. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse que o país está "chocado e entristecido". 

Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, descreveu as cenas do local da queda como "devastadoras". 

A companhia aérea Air India afirmou em nota que está cooperando totalmente com as autoridades que já iniciaram a investigação para determinar as causas do acidente.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais