O que se sabe sobre o acidente
O voo, que transportava 232 passageiros e 10 tripulantes, caiu por volta das 5h09 no horário de Brasília.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o avião sobrevoando casas em baixa altitude e, em seguida, uma enorme nuvem de fogo e fumaça preta subindo aos céus.
A aeronave atingiu um alojamento de médicos da Faculdade de Medicina BJ. De acordo com o jornal The New York Times, pelo menos cinco pessoas que estavam no alojamento morreram no acidente.
As equipes de resgate trabalham no local. Até a última atualização desta reportagem, a polícia local informou que 204 corpos haviam sido recuperados dos destroços. Todas as operações no aeroporto foram suspensas.
O pedido de socorro: "mayday"
Segundos após a decolagem, o piloto da aeronave chegou a declarar "mayday" para a torre de comando, mas a comunicação foi interrompida logo em seguida.
"Mayday" é o código radiotelefônico internacional de socorro mais urgente na aviação e na navegação.
Quando um piloto repete a palavra três vezes, ele está sinalizando um perigo grave e iminente, indicando que a aeronave precisa de assistência imediata.
No caso do voo da Air India, o piloto só conseguiu dizer a palavra uma vez, o que sugere que o evento que levou à queda foi extremamente rápido.As vítimas
A bordo do avião estavam cidadãos de várias nacionalidades. A companhia Air India e a agência de notícias Reuters confirmaram a presença de:
- 169 indianos;
- 53 britânicos;
- 7 portugueses;
- 1 canadense.
Entre os passageiros estava também um ex-ministro da região de Gujarat, na Índia.
Reações e investigação
A tragédia gerou reações imediatas de líderes mundiais. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse que o país está "chocado e entristecido".
Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, descreveu as cenas do local da queda como "devastadoras".
A companhia aérea Air India afirmou em nota que está cooperando totalmente com as autoridades que já iniciaram a investigação para determinar as causas do acidente.