Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Ativistas jogam sopa na Mona Lisa em "protesto pelo meio ambiente"

O ato de vandalismo não foi um caso isolado; diversos vândalos ambientalistas estão atacando obras de arte na Europa esporadicamente.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
30/1/2024 15:14
Foto: David CANTINIAUX / AFPTV / AFP.

Neste domingo (28/01), duas ativistas se infiltraram no museu do Louvre e jogaram sopa no quadro Mona Lisa, considerada a obra de arte mais famosa do mundo.

Durante o vandalismo, as ativistas declararam suas motivações: lutar por causas ambientalistas.

Se não fossem as duas lâminas de vidro a prova de balas que cobrem o quadro, a Mona Lisa poderia ser seriamente prejudicada. Durante o ato, elas gritaram:

"O que é mais importante? A arte ou o direito a uma alimentação saudável e duradoura? O nosso sistema agrícola está doente".

As duas militantes fazem parte do grupo Riposte Alimentaire. O grupo é conhecido por realizar diversos atos de insurreição civil, como parar o trânsito, sujar ruas das cidades e outras atividades semelhantes. O principal propósito é divulgar a pauta ambientalista.

Artes sendo depredadas por ambientalistas

Antes da obra de Leonardo Da Vinci, um dos principais quadros de Van Gogh também foi alvo de vandalismo por ambientalistas em 2022, na Inglaterra. Diferente do caso francês, parte da sopa penetrou os vidros que cobrem a pintura de Van Gogh, causando pequenos danos na pintura.

No mesmo ano, um quadro de Monet foi seriamente danificado por vândalos ambientalistas na Alemanha. Os vândalos jogaram purê de batata na pintura e gritaram seus slogans diante dos visitantes do museu.

Pautas ambientalistas prejudicando a sociedade 

Há semanas, agricultores da França, Alemanha e de diversos outros países europeus estão realizando um dos maiores protestos dos últimos tempos. 

Muitos manifestantes afirmam que as medidas ambientalistas do governo e de certas ONGs vem impedindo que eles:

  • consigam trabalhar;
  • ganhar seu sustento;
  • produzir comida para a sociedade.

Grupos como o Riposte Alimentaire são conhecidos por impedir o uso de transportes de motores movidos a gasolina, inclusive os alimentos que os agricultores enviam pelas estradas.

O que os ambientalistas defendem? Por que alguns grupos praticam vandalismo?

O movimento ambientalista é mundialmente conhecido devido a sua grande influência política e social. Reuniões da ONU com os maiores líderes mundiais são frequentes para tratar sobre o tema. A grande influência política e econômica do ecologismo já alcança todo planeta.

É necessário estudar o movimento ambientalista, um dos mais poderosos que já existiu, para entender melhor a sociedade contemporânea.

Existem muitos casos de corrupção e manipulação científica no movimento ambientalista. Curiosamente, a mídia mainstream não os noticia.

Este é apenas um dos temas que o filme Cortina de Fumaça, da Brasil Paralelo, aborda. Assista gratuitamente no link acima. 

Assinando a Brasil Paralelo, você permite que novas produções como essa sejam realizadas, contribuindo para a missão de "resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros".

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais