As 10 obras de arte mais famosas do mundo e suas localizações
Conheça as 10 obras de arte mais famosas do mundo. São peças muito famosas, de grande valor artístico e econômico. Para melhor apreciá-las, veja também o conceito de arte e beleza.
A humanidade produziu diversas obras de arte famosas que por gerações tocaram o público com imagens belas e mensagens profundas. A Brasil Paralelo separou as 10 mais famosas do mundo.
Conheça a nova produção da Brasil Paralelo, O Fim da Beleza. Decidimos investigar os novos conceitos de beleza que apareceram no campo do urbanismo, da arquitetura, das artes e do comportamento. Além disso, revelaremos como, desde o iluminismo, temos nos afastado das ideias e dos valores que sustentam nossa história e nossa civilização. Assista gratuitamente.
Pintada a óleo sobre madeira, Monalisa é o retrato mais famoso da história da arte. Uma das obras mais valiosas do mundo, o quadro se encontra no Museu do Louvre, em Paris.
A tela é pequena, tem 77 por 53 cm, mas retrata um dos rostos mais emblemáticos e enigmáticos do mundo.
Monalisa tem uma expressão séria, introspectiva e até tímida. São seus olhos que intrigam os admiradores de arte. Quando um espectador olha para seus olhos, logo nota que a pintura retribui olhando diretamente. Se o observador muda de posição, os olhares o seguem.
Até hoje não se sabe o enigma que o autor, Leonardo Da Vinci, quis inserir na obra ao gerar esse efeito.
Entenda o conceito de arte para melhor aproveitar as 10 obras de arte famosas dessa lista.
Da Vinci iniciou o quadro em 1503, finalizando-o apenas em 1517. Considerada sua obra prima, até hoje diversas teorias buscam identificar quem é a mulher representada na tela.
2- A Criação de Adão - Michelangelo
A Criação de Adão, Michelangelo.
A obra prima de Michelangelo, A Criação de Adão, é um afresco de 280 cm x 570 cm que adorna a Capela Sistina, no Vaticano. Representando a icônica cena do Livro do Gênesis na qual Deus cria o homem, Adão.
Do lado direito está Deus envolto por um manto, por anjos e uma figura feminina, que é Eva. Do lado esquerdo está Adão, o primeiro homem, recebendo o toque de Deus que confere-lhe a vida.
O afresco foi uma encomenda feita pelo então papa Júlio II, em 1508. O mestre italiano do Renascimento, Michelangelo, concebeu e entregou a obra em apenas 2 anos.
O restante do teto da Capela Sistina representa diversas outras passagens. A parte que se destaca é justamente o afresco de Michelangelo.
Apesar de preferir trabalhar com esculturas, Michelangelo abriu uma exceção para atender o pedido feito pelo papa. Assim, pintou uma das obras de artes mais famosas do mundo no coração da Igreja Católica.
3- As Meninas - Diego Velázquez
As Meninas, de Diego Velázquez.
O principal artista do Século de Ouro espanhol pintou uma das obras mais enigmáticas e complexas da história. Diego Velázquez é o autor do quadro As Meninas, que encontra-se no Museu do Prado, em Madrid.
O quadro foi pintado com tinta a óleo e possui grandes dimensões: 3,18 m x 2,76 m. Ele representa uma cena rica de detalhes.
O cenário é um grande aposento no palácio Real Alcázar, em Madrid, durante o reinado de Filipe IV. Grande parte da corte está representada, quase como se fosse uma fotografia.
A infanta Margarida Teresa está cercada por um séquito de damas, um guarda-costa e um cachorro. Logo atrás dela está o próprio Velázquez diante de uma tela que ele demonstra estar pintando. O artista tem seu olhar em outra dimensão: ele têm seus olhos fixos na pessoa exterior que aprecia a obra de arte.
Realidade e ilusão se confundem constantemente no quadro. Diversas análises já foram feitas, mas poucas respostas explicam a cena. Velázquez queria representar-se pintando o observador?
As obras de arte cumprem um papel fundamental de fazer as pessoas se maravilhar com a vida. Muitas vezes, sua beleza toca a alma. Conheça as Sete Artes e entenda como isso é feito.
Uma pessoa atenta pode notar que ao fundo há um espelho, nele está refletida a figura de um casal. Muitos acreditam que é o Rei Filipe IV e sua esposa a rainha Mariana de Áustria.
O enigma, no entanto, é que é impossível determinar o que está no reflexo do espelho. O próprio observador é levado a crer que as pessoas da cena o encaram, portanto, pode ser seu reflexo na imagem.
A tela, feita em 1656, está disponível para visitação no Museu do Prado, na Espanha.
4- Medusa - Caravaggio
Medusa, de Caravaggio.
A Medusa é um dos trabalhos mais conhecidos e reconhecidos de Caravaggio. Considerado um dos pintores italianos mais notórios, ele retrata a figura mitológica famosa por seus cabelos de serpente e por transformar em pedra todos que a olham diretamente nos olhos.
O quadro tem 60 cm x 55 cm e se encontra na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.
5- O Nascimento de Vênus - Sandro Botticelli
O Nascimento de Vênus, Sandro Botticelli.
O Nascimento de Vênus é uma icônica pintura de Sandro Botticelli, encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici para enfeitar sua residência, a Villa Medicea di Castello. Foi pintada na Itália, entre 1482 e 1485.
A obra está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália. Consiste de têmpera sobre tela e mede 172,5 cm x 278,5.
A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar, já mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana.
No centro da tela o espectador se depara com a protagonista, Vênus, sobre uma concha aberta. Ao seu lado estão Zéfiro, deus do vento, a ninfa Clóris e Hora, a deusa das estações.