Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Terrorismo
3
min de leitura

Atentado terrorista na Rússia deixa 20 mortos e 46 feridos

Os alvos dos ataques realizados por homens armados com metralhadoras foram igrejas ortodoxas e sinagogas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/6/2024 17:05
Reuters/CNN

Homens fortemente armados abriram fogo contra um posto policial, duas igrejas ortodoxas e uma sinagoga em um ato terrorista coordenado. 

O evento, que aconteceu no domingo (23/06), se passou na cidade de Derbent e na capital da República do Daguestão, região pertencente à Federação Russa, Makhachkala.

As autoridades apontaram que 19 pessoas perderam a vida em decorrência da ação, dentre elas um padre ortodoxo, um guarda da igreja, seis policiais e um membro da Guarda Nacional russa.

Seis dos homens que participaram da ação foram abatidos pela polícia local. No entanto, outros suspeitos de envolvimento, continuam foragidos das autoridades.

O governador da região, Serguei Melikov, afirmou saber quem são os responsáveis pela organização do ataque, apesar de não ter entrado em maiores detalhes:

"Sabemos quem está por trás destes atentados terroristas e que objetivo perseguem."

O Comitê de Investigação da Rússia publicou em sua conta na rede social Telegram um comunicado, afirmando que:

"Todas as circunstâncias do incidente e as pessoas envolvidas nos ataques terroristas estão sendo estabelecidas, e suas ações serão avaliadas legalmente".

A ação acontece poucos meses depois de a Rússia ter sido vítima de um atentado que levou à morte de 137 pessoas em uma casa de shows na capital Moscou. 

Na ocasião, o ataque havia sido organizado pelo ISIS-K, um ramo do Estado Islâmico no Afeganistão e Paquistão.

O Daguestão iniciou uma programação de luto oficial pelos próximos três dias. O governador da região publicou um vídeo em que visita os escombros da sinagoga que foi incinerada pelos terroristas após a ação; uma das igrejas também foi incendiada pelos terroristas. 

O político afirmou que "Este é um dia de tragédia para o Daguestão e para todo o país". Tensões entre judeus e muçulmanos têm atingido patamares históricos lá por conta da guerra em Gaza

No ano passado, uma multidão invadiu o aeroporto local para linchar os passageiros judeus de um suposto voo vindo de Israel.

A Rússia tem um violento histórico de atentados terroristas e conflitos na região do Cáucaso, onde o Daguestão se localiza, principalmente na Chechenia.

O ataque às igrejas e à sinagoga que aconteceu no final de semana infelizmente é mais um em uma grande quantidade de ações realizadas por extremistas na região.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais