Lula parabenizou Donald Trump pela vitória nas eleições americanas. Em um post no X o presidente escreveu que “a democracia é a voz do povo e deve ser respeitada”.
“O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, concluiu.
A mensagem foi publicada poucos dias após o mandatário declarar apoio a Kamala Harris. No último sábado, 1º de novembro, ele afirmou em entrevista à TV francesa TF1:
"Acho que Kamala ganhando as eleições, é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia dos Estados Unidos. Muito mais seguro. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do mandato, fazendo aquele ataque contra o Capitólio, uma coisa impensável de acontecer nos EUA, que se apresentava ao mundo como modelo de democracia. E esse modelo ruiu".
Alegou ainda que “o ódio e as mentiras” estão “se espalhando pelo mundo:
“É o fascismo e o nazismo voltando a funcionar com outra cara. Como sou amante da democracia, acho a coisa mais sagrada que nós humanos conseguimos construir para bem governar o nosso país, obviamente estou torcendo para Kamala ganhar as eleições".
Resta saber qual o peso das declarações de Lula no relacionamento com os EUA de agora em diante.



.webp)














.jpg)








