"Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três", ouviu-se no áudio do controle de tráfego aéreo segundos antes da colisão entre um avião de passageiros e um helicóptero militar em Washington D.C., EUA.
O voo partiu de Wichita Kansas com 60 passageiros e 4 tripulantes a bordo, enquanto o helicóptero transportava 3 pessoas.
Entre as vítimas estão os campeões mundiais de patinação artística, Evgenia Shishkova e Vadim Naumov, que viajavam no avião. Ninguém foi encontrado vivo até o momento e mais de 30 corpos já foram resgatados, informou a NBC News.
O acidente aconteceu por volta da meia-noite de hoje (21h pelo horário local), 30 de janeiro. As duas aeronaves caíram no congelado rio Potomac, o que dificultou o trabalho das equipes de resgate. Veja o gráfico feito pela AP News:

Por volta das três da manhã, a NBC News informou que pedaços de gelo boiavam perto dos destroços, situação causada pela temperatura de 1,6ºC. O Pentágono está investigando o caso e Trump quer entender por que o helicóptero entrou na rota de aproximação do aeroporto.
Todas as partidas e chegadas no Aeroporto Reagan foram suspensas. A Administração Federal de Aviação cancelou as operações no local até 13h desta quinta-feira, 30 de janeiro, às 11h da manhã no horário local.
Os voos estão sendo redirecionados para o Aeroporto Internacional Marshall de Baltimore-Washington.

Chefe dos bombeiros relata que frio e gelo estão dificultando as buscas
Em entrevista coletiva ainda na madrugada, John Donnelly, chefe de bombeiros responsável pela operação, disse:
“E com pouca iluminação, é preciso vasculhar cada centímetro do espaço para ver se encontra alguém”.
A NBC informou que cerca de 300 agentes estão trabalhando nas buscas.
Trump quer saber por que o helicóptero não desviou
O secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, disse em sua conta no X que o Pentágono e o Exército estão investigando o acidente desde agora.
“Absolutamente trágico. Esforços de busca e resgate ainda estão em andamento. Estamos orando por todas as almas impactadas e suas famílias”, acrescentou.
Pouco após a colisão, Donald Trump afirmou que o acidente poderia ter sido evitado. Em um post no Truth Social:
“O avião estava em uma rota de aproximação perfeita e rotineira para o aeroporto. Já o helicóptero seguia em direção ao avião por um tempo considerável. Apesar de ser uma noite clara, com as luzes do avião acesas, surge a questão de por que o helicóptero não ajustou sua altitude ou desviou sua rota. Por que a torre de controle não deu instruções específicas ao helicóptero em vez de simplesmente perguntar se eles avistaram o avião? Esta é uma situação preocupante que parece ter sido passível de prevenção. Definitivamente, não é bom”.
Segundo áudio da torre de comando divulgado pela imprensa local, os controladores perguntaram aos pilotos do helicóptero se tinham visto o avião.
Um controlador de tráfego aéreo falou pelo rádio:
"PAT25 (o helicóptero), você vê um avião CRJ? PAT25, siga atrás do CRJ".
Menos de 20 segundo depois, outro avião chamou perguntando:
"Torre, você viu isso?" , referindo-se ao acidente.
Em seguida, o controlador instruiu os aviões que estavam indo para a pista 33 no Aeroporto Nacional Reagan Washington a mudar de rota. Ao todo, o aeroporto tem 3 pistas.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que cidadãos russos estavam a bordo. Em entrevista coletiva pouco após o acidente, disse:
"Más notícias de Washington hoje. Lamentamos e consolamos as famílias e amigos que perderam aqueles de nossos concidadãos neste acidente de avião".




.webp)











.jpg)




.jpg)

.jpg)








