Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

A Nicarágua é uma “Ditadura pura e dura”, afirma chefe de diplomacia da União Europeia

Afirma chefe de diplomacia da União Europeia.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/4/2023 18:02
Foto: Reprodução / EFE

O alto representante da União Européia para Assuntos Exteriores, Josep Borrell, afirmou que o regime de Daniel Ortega na Nicarágua é uma “ditadura pura e dura” durante uma entrevista à agência de notícias EFE na última quinta-feira (20).

“Nossa posição em relação à Nicarágua é muito clara. Acreditamos que é uma ditadura pura e dura, dura, dura”, disse Borrell.

Borrell destacou que a UE critica e condena as violações dos direitos humanos na Nicarágua e que apesar disso o bloco mantém uma relação de ajuda e cooperação.

No dia 18 de abril, a Nicarágua retirou sua aprovação ao novo embaixador da União Europeia no país, após um comunicado da UE pedindo um “retorno ao estado de direito” no país latino-americano.

“Como eles não gostam das críticas, retiram o cargo do nosso embaixador, já aconteceu na Venezuela, mas isso não vai nos calar”, disse Borrell.

O Ministério das Relações Exteriores da Nicarágua disse em nota que a decisão se deve à posição “intervencionista, ousada e insolente” da UE sobre o país.

O bloco europeu já havia feito uma declaração crítica ao governo de Ortega por ocasião dos cinco anos do início dos protestos de 2018, que foram violentamente reprimidos e deixaram mais de 350 mortos, de acordo com a ONU.

A Anistia Internacional denunciou que a Nicarágua está usando “novos padrões” de violações de direitos humanos cinco anos após o início dos protestos.

A ONG ainda afirmou que Ortega recorre a:

Nicaraguenses revelam a perseguição do regime de Ortega

Para que esse documentário fosse possível, muitos entrevistados se arriscaram. Exilados nicaraguenses se submeteram à possibilidade de verem seus familiares na Nicarágua serem perseguidos por relatar a realidade do regime de Daniel Ortega em:

NICARÁGUA: Liberdade Exilada.

Governo acusado de ser hoje uma das piores ditaduras da América Latina, a Brasil Paralelo fez uma investigação inédita sobre a complexa situação política nicaraguense.

Daniel Ortega, o atual presidente, está em seu 4º mandato consecutivo, tendo até alterado a constituição para que tantas reeleições fossem possíveis. No último pleito, seus principais opositores foram presos ou exilados.

O culto foi proibido, defensores dos direitos humanos são perseguidos e os veículos de comunicação que não estão alinhados ao governo são fechados e proibidos de operar.

Estes fatos são apenas alguns dos problemas apresentados em NICARÁGUA: Liberdade Exilada. Assista agora e entenda o que está acontecendo com a Nicarágua.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais