O alto representante da União Européia para Assuntos Exteriores, Josep Borrell, afirmou que o regime de Daniel Ortega na Nicarágua é uma “ditadura pura e dura” durante uma entrevista à agência de notícias EFE na última quinta-feira (20).
“Nossa posição em relação à Nicarágua é muito clara. Acreditamos que é uma ditadura pura e dura, dura, dura”, disse Borrell.
Borrell destacou que a UE critica e condena as violações dos direitos humanos na Nicarágua e que apesar disso o bloco mantém uma relação de ajuda e cooperação.
No dia 18 de abril, a Nicarágua retirou sua aprovação ao novo embaixador da União Europeia no país, após um comunicado da UE pedindo um “retorno ao estado de direito” no país latino-americano.
“Como eles não gostam das críticas, retiram o cargo do nosso embaixador, já aconteceu na Venezuela, mas isso não vai nos calar”, disse Borrell.
O Ministério das Relações Exteriores da Nicarágua disse em nota que a decisão se deve à posição “intervencionista, ousada e insolente” da UE sobre o país.
O bloco europeu já havia feito uma declaração crítica ao governo de Ortega por ocasião dos cinco anos do início dos protestos de 2018, que foram violentamente reprimidos e deixaram mais de 350 mortos, de acordo com a ONU.
A Anistia Internacional denunciou que a Nicarágua está usando “novos padrões” de violações de direitos humanos cinco anos após o início dos protestos.
A ONG ainda afirmou que Ortega recorre a:
Para que esse documentário fosse possível, muitos entrevistados se arriscaram. Exilados nicaraguenses se submeteram à possibilidade de verem seus familiares na Nicarágua serem perseguidos por relatar a realidade do regime de Daniel Ortega em:
Governo acusado de ser hoje uma das piores ditaduras da América Latina, a Brasil Paralelo fez uma investigação inédita sobre a complexa situação política nicaraguense.
Daniel Ortega, o atual presidente, está em seu 4º mandato consecutivo, tendo até alterado a constituição para que tantas reeleições fossem possíveis. No último pleito, seus principais opositores foram presos ou exilados.
O culto foi proibido, defensores dos direitos humanos são perseguidos e os veículos de comunicação que não estão alinhados ao governo são fechados e proibidos de operar.
Estes fatos são apenas alguns dos problemas apresentados em NICARÁGUA: Liberdade Exilada. Assista agora e entenda o que está acontecendo com a Nicarágua.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP