Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Lançamentos
3
min de leitura

5 marchinhas de carnaval famosas para aproveitar o feriado: Refrões marcantes e curiosidades

O carnaval está aí! Que tal escutar algumas das melhores marchinhas e descobrir curiosidades sobre elas?

Por
Publicado em
17/2/2023 18:40
"As marchinhas são a música nacional, o povo está nelas, o povo as ama. O povo as transforma em hinos de alegria", disse Nelson Rodrigues.

Elas representam a alegria e a descontração que são marcas registradas do carnaval brasileiro. Além disso, retratam personagens e situações populares da sociedade brasileira, como a Chiquita Bacana, o pierrô apaixonado, o menino que pede dinheiro para a mãe e o grupo de amigos malandros.

Confira as marchinhas de carnaval mais famosas do Brasil e descubra curiosidades sobre esses clássicos. 

  • Devido a importância do tema para a cultura nacional, a Brasil Paralelo lançará em seu streaming um documentário sobre a história e a influência do Carnaval no Brasil e no mundo. A produção contou com historiadores, mestres de samba das principais escolas brasileiras e até mesmo com a Globeleza Valéria Valenssa. Toque aqui para saber mais.

1- As Pastorinhas (João de Barro e Noel Rosa, 1933)

As Pastorinhas conta a história de duas garotas que saem pelas ruas cantando felizes, exaltando a alegria de ambas com a vida comum, ordinária. O eu lírico vê essa cena e se apaixona por elas.

A melodia e harmonia misturam elementos de samba e música erudita.

Para o jornalista e pesquisador João Máximo, "As Pastorinhas" é um exemplo de como as marchinhas podem ser sofisticadas e poéticas:

 "Essa canção é um clássico da música brasileira, que transcende o carnaval. Ela tem uma melodia refinada e uma letra que fala do amor e da beleza da vida. É um verdadeiro tesouro da nossa cultura popular".

2 - Ó Abre Alas (Chiquinha Gonzaga, 1899)

Ó Abre Alas é considerada a primeira marchinha de carnaval da história. Composta pela pianista e compositora Chiquinha Gonzaga em 1899, a música tornou-se um sucesso imediato e é tocada até hoje em todos os carnavais do Brasil. A letra fala do pedido para que o bloco de carnaval abra caminho na avenida. É um convite à alegria e à folia.

Para o músico e pesquisador Rodrigo Faour:

"Essa canção é um símbolo da nossa cultura popular, que mistura elementos de várias tradições musicais, como o maxixe e a polca".

3 - Mamãe Eu Quero (Jararaca e Vicente Paiva, 1937)

Mamãe Eu Quero é uma das mais conhecidas marchinhas de carnaval de todos os tempos. Segundo os compositores, o motivo que originou a composição é inusitado: Jararaca foi uma criança que quis mamar até ser um garoto bem crescido e esse fato ficou em sua memória.

De acordo com o pesquisador e jornalista Ricardo Cravo Albin, "Mamãe Eu Quero" é uma marchinha que representa a inocência e a alegria da infância. 

"Essa canção é uma das mais populares do repertório carnavalesco. Ela tem uma melodia alegre e simples, que faz com que todo mundo cante e dance junto. É uma música que desperta a felicidade e a descontração", ressalta ele.

A canção foi um grande sucesso na época do Carnaval de 1937, quando foi lançada, e acabou se tornando um clássico das marchinhas.

4 - Allah-la-ô (Haroldo Lobo e Nássara, 1941)

Allah-la-ô é outra marchinha clássica que não falta no repertório das marchinhas clássicas. A letra mistura expressões em francês, árabe e português. A música foi um sucesso imediato e já foi regravada por inúmeros artistas ao longo das décadas.

5 - Me dá um dinheiro aí (Homero Ferreira, Glauco Ferreira e Ivan Ferreira - 1959)

Me dá um dinheiro aí é uma marchinha de carnaval que se tornou uma das principais músicas da década de 1950. A música fala da malandragem de um mendigo que pede dinheiro para poder farrear.

De acordo com o músico e pesquisador Henrique Cazes:

"Essa canção é um exemplo da criatividade e da espontaneidade do carnaval brasileiro. Ela fala de um tema muito comum na sociedade, que é a malandragem, mas o faz de uma maneira bem-humorada e descontraída".

As marchinhas de carnaval têm um importante valor histórico e social. Elas são um registro vivo da história popular brasileira e da cultura do país.

Documentário inédito sobre Carnaval

Devido a importância do tema para a cultura nacional, a Brasil Paralelo lançará em seu streaming um documentário sobre a história e a influência do Carnaval no Brasil e no mundo. A produção contou com historiadores, mestres de samba das principais escolas brasileiras e até mesmo com a Globeleza Valéria Valenssa.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais