Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

5 anos do assassinato de Marielle Franco - o crime continua sem solução

Veja o que se sabe sobe o assassinato de Marielle Franco e quais são os principais mistérios envolvendo o caso.

Por
Publicado em
14/3/2023 15:00

No dia 14 de março de 2018, a vereadora Marielle Franco voltava tarde da noite de um compromisso na Lapa, na cidade do Rio de Janeiro. Ela estava mediando um “debate sobre mulheres pretas faveladas”, que começou às 18 horas e terminou às 21.

Marielle entrou no carro e se dirigiu para casa. No meio do caminho, um carro Chevrolet Cobalt que a seguia desde a Lapa acelerou e emparelhou com o carro da vereadora.

Com os carros lado a lado, um homem que estava no banco de passageiros do Cobalt, sacou uma submetralhadora e disparou 13 vezes contra o carro de Marielle. A vereadora e o motorista Anderson Gomes morreram na hora.

Prisão dos assassinos

Os possíveis executores do crime foram presos um ano depois do ocorrido. Ronie Lessa foi condenado por ter efetuado os disparos contra as vítimas; Élcio Queiroz foi condenado por ter conduzido o assassino.

Apesar dos executores do crime terem sido encarcerados, quem mandou matar Marielle Franco segue sendo um enigma. Não se sabe por que Lessa e Queiroz mataram a vereadora. Os dois se declararam inocentes.

Os registros do computador de Ronnie Lessa mostram que ele pesquisou sobre Marcelo Freixo, antigo chefe de Marielle, mas não há registros de pesquisas pela ex-vereadora. 

Repercussão

O caso comoveu milhares de pessoas, inclusive fora do Brasil. Marielle Franco foi homenageada de diversas maneiras: uma praça em Paris foi nomeada em sua memória, diversos políticos a homenagearam no Congresso Nacional e passeatas públicas foram feitas em homenagem à ex-vereadora.

praça mariele franco - 5 anos do crime sem solução

Detalhes despercebidos

Buscando descobrir quem está por trás do crime contra Marielle Franco, o programa de investigações criminais, Investigação Paralela, analisou o caso. Um episódio completo foi feito para investigar o crime - Quem mandou matar Marielle Franco?

A série original Investigação Paralela traz 5 teorias sobre a polêmica morte da vereadora do PSOL. Quem mandou matar Marielle Franco? E por quê? As investigações são feitas de maneira independente, através de fontes primárias que muitas vezes são ignoradas por parte da mídia.

O episódio pode ser assistido no streaming de séries e filmes da Brasil Paralelo.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais