O que é Desigualdade Social?
A desigualdade social refere-se à diferença de renda e acesso às oportunidades entre os ricos e os pobres de um país ou região. Ela é definida a partir de dados socioeconômicos, aqueles que levam em consideração questões sociais e econômicas como: qualidade de vida, renda per capita e força de consumo.
Em países subdesenvolvidos o índice de desigualdade econômica tende a ser maior. Isso ocorre pois as classes mais baixas não conseguem ter acesso ao mínimo necessário para se desenvolverem profissionalmente e conquistarem melhores condições financeiras.
O principal índice que mede a desigualdade econômica é o índice de Gini. Ele é utilizado globalmente para mapear a situação da desigualdade social.
O que é Índice de Gini?
O coeficiente de Gini, ou índice de Gini, é um cálculo criado por Conrado Gini em 1912 para medir o nível de desigualdade social de um país. O índice varia de 0 até 1, sendo que quanto mais próximo de 1, mais desigual é a nação.
Normalmente, o gráfico compara o rendimento econômico dos 20% mais ricos com os 20% mais pobres. Países em desenvolvimento ou subdesenvolvido tendem a ter um nível de desigualdade social maior.
Um exemplo é a comparação entre Brasil e Dinamarca. O Brasil é o 17º país mais desigual do mundo segundo o índice Gini de 2020. Entre 0 e 1, seu gini está em 0,489. Já a Dinamarca é o 14º país menos desigual do mundo segundo o índice Gini de 2019. Entre 0 e 1, seu gini está em 0,277.
Existem diferentes interpretações para o que significa um país ter tanta desigualdade social como o Brasil e quais as consequências disso.
Causas da Desigualdade Social no Brasil