Mark Wahlberg, foto por Evan Agostini / Invision / Associated Press)
Mark Robert Michael Wahlberg nasceu em 5 de junho de 1971 na cidade de Boston, Massachusetts. Rapper, produtor e ator, conquistou seu espaço em Hollywood até ser indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme Os Infiltrados.
Após uma adolescência conturbada, inclusive com passagem pelo reformatório, Mark tornou-se um pai de família, cantor, ator, empresário de sucesso e homem dedicado à religião e evangelização.
Quase esteve no avião do atentado de 11 de setembro
Mark tinha uma passagem comprada para o voo sequestrado do dia 11 de setembro de 2001, o mesmo do atentado terrorista que levou à morte de todos os passageiros, mas Mark teve de cancelar os planos no dia anterior.
Em uma entrevista, ele dá a entender que lutaria e venceria os terroristas se estivesse no avião com seus filhos.
Caçula de nove irmãos, Mark era filho de uma bancária e assistente de enfermagem. Seu nome era Alma Elaine. Ela se casou com Donald E. Wahlberg, um sindicalista que trabalhou como caminhoneiro.
Mark nasceu em Boston, capital de Massachusetts, e estudou no colégio Copley Square High School, mas não se formou.
Violência e racismo
Wahlberg teve algumas manchas em seu passado. Quando adolescente, se envolveu em atos de racismo cometidos por um grupo de vândalos. Seus “amigos” chegavam a atirar pedras contra estudantes negros.
Houve um episódio em que, embriagado de PCP (uma droga de Fenilciclidina), ele assaltou uma farmácia. No processo, atacou dois homens vietnamitas. Deixou um deles inconsciente e o outro cego de um olho. Mark Wahlberg foi preso e sentenciado a dois anos na Casa de Correção Deer Island.
Após 45 dias de reclusão, Wahlberg foi liberado, mas voltou a cometer crimes de agressão. Dessa vez contra um vizinho. Depois desse caso, Mark começou a focar em sua carreira e deixou o mundo do crime.
Mark Wahlberg começa a carreira artística como rapper e faz sucesso nacional
Com 13 anos, Mark se juntou ao grupo musical de seu irmão mais velho, Donnie Wahlberg. A banda fez sucesso entre as décadas de 1980 e 1990, conferindo a Mark um pouco de fama. O grupo se chamava New Kids on the Block e tocava um estilo bubblegum pop.
Cansado do som da banda, Wahlberg alçou voos para tentar carreira solo como rapper. Ele fez um disco produzido por seu irmão Donnie chamado Music for people. Umas das músicas desse disco chamada Good Vibrations chegou ao topo das paradas de sucesso da revista Billboard e Billboard Hot 100. O single ainda ganhou o disco de platina.
Adotando o nome artístico de Marky Mark and the Funky Bunch, os sucessos da Mark não pararam por aí. Nesse mesmo disco, sua música Wildside ganhou o disco de ouro. A faixa alcançou a quinta posição da Hot Singles Sale, da Billboard e a décima da The Billboard Hot 100.
Mark ainda abria os shows da banda de seu irmão como Marky Mark, mas isso foi a grande fase da sua carreira musical. Seu segundo álbum,You Gotta Believe, fez algum sucesso com a música título, mas nem perto do que chegou o disco anterior.
Fez uma parceria com o cantor Prince Ital Joe. A personalidade rebelde de Mark ajudou em sua fama.
A carreira de Wahlberg como modelo
Wahlberg ficou conhecido por uma excelente forma física devido ao seu videoclipe de Good Vibrations. Ele foi contratado pela Calvin Klein para ser modelo de roupas íntimas masculinas. Seu corpo serviu de peça publicitária para um outdoor na Times Square, em Nova York.
Em 2012, Mark se tornou embaixador da marca Marked, uma linha de suplementos esportivos. O modelo ainda se juntou com Tom Dowd, um ex-executivo da GNC (General Nutrition Centers) para fundar sua própria empresa de produtos de nutrição esportiva, a Performance Inspired.
Mark apareceu em matérias de revista, televisão e também chegou a lançar um vídeo de ginástica chamado de The Marky Mark Workout: Form… Focus… Fitness.
A ascensão de Mark Wahlberg em Hollywood
A estreia de Mark na indústria de filmes foi quando atuou no filme The Substitute, que foi lançado nas TVs americanas em 1993. No ano seguinte, Mark aparecia pela primeira vez no cinema, com o filme Renaissance Man.
A partir daí, ele se consolidou como ator. Em 1995, estrelou The Basketball Diaries ao lado de Leonardo DiCaprio, com quem teve uma grande amizade, veja gravações dos dois nos bastidores:
Conforme sua filmografia ia crescendo, Mark Wahlberg foi amadurecendo como ator e conquistando avaliações positivas dos críticos. Eventualmente ele foi eleito o melhor ator coadjuvante do ano de 2004 em I Heart Huckabees pelos críticos da revista Village Voice.
O grande pico na carreira de Wahlberg foi quando atuou em The Departed (Os Infiltrados), um suspense de Martin Scorsese aclamado pela crítica. Seu papel como detetive lhe rendeu o prêmio de melhor ator coadjuvante da National Society of Film Critics. O filme ainda lhe proporcionou indicações ao Globo de Ouro e até ao Oscar na mesma categoria.
Consolidado em Hollywood, Mark Wahlberg assumiu o cargo de produtor executivo e transformou sua história em uma série de TV chamada Entourage. Ela é exibida no canal a cabo da HBO.