Inteligência Emocional: 12 livros para aprender a dominar suas emoções
Acompanhe uma lista com livros sobre inteligência emocional de alta qualidade. De soluções práticas até filosóficas para conhecer as emoções e saber bem gerenciá-las.
Inteligência emocional é uma habilidadeque torna alguém capaz de reconhecer, entender e gerenciar suas próprias emoções, além de interpretar e lidar com as dos outros. Essencial para se desenvolver pessoal e profissionalmente, muitos buscam aprendê-la para ter sucesso em diversas áreas da vida.
Muitos livros falam sobre o tema, mas só os melhores vão além da teoria. Separamos livros sobre inteligência emocional que trazem estratégias práticas e exemplos reais para aplicar no dia a dia.
Desde clássicos como Daniel Goleman até obras que abordam desafios modernos como ansiedade, vícios e equilíbrio mental, esses títulos são verdadeiros guias para quem deseja crescer com mais consciência, resiliência e autoconfiança.
Prazer a Todo Custo, escrito pelo médico Juliano Pimentel, é uma obra impactante que aborda como a busca incessante por prazer se transforma em vício, minando nossa qualidade de vida.
Com uma narrativa embasada cientificamente e casos do cotidiano, ele revela a urgência de recuperar o controle da mente.
Em suas 208 páginas, Pimentel destaca alguns comportamentos como sintomas de um desequilíbrio no circuito da dopamina no cérebro. Por exemplo:
Compulsão alimentar;
Consumismo;
Uso abusivo de redes sociais e
Pornografia.
Fundamentando a discussão em aspectos neurobiológicos, emocionais e ambientais, o autor entrega um plano prático de ação: fortalecer o emocional, disciplinar hábitos diários, construir redes de apoio e reduzir os gatilhos que alimentam o vício.
Pimentel também menciona que recaídas podem acontecer e estão inseridas no processo de mudança. O segredo está em reconhecer os padrões, preparar-se para os momentos de fraqueza e persistir no caminho da liberdade emocional.
Ansiedade: o fim da escravidão, de Juliano Pimentel, é um guia incisivo sobre como a busca por controle e segurança pode nos aprisionar numa espiral de ansiedade. Com cerca de 18 milhões de pessoas afetadas, pode ser considerada o "mal do século" no Brasil.
Com 240 páginas, o autor usa uma combinação de explicações neurobiológicas, relatos reais e uma abordagem clara para ensinar a identificar gatilhos emocionais. Ele revela como medos patológicos criam um ciclo de ansiedade difícil de romper. Também prejudicam o sono, desempenho e saúde.
Pimentel não apenas diagnostica o problema, ele oferece respostas práticas. O domínio da respiração é apresentado como um recurso imediato em crises, enquanto exercícios, alimentação equilibrada, sono e atividade física constroem a base para uma vida emocional equilibrada.
Meditações, escrito pelo imperador romano Marco Aurélio entre 170 e 180 d.C., é um diário íntimo e poderoso de reflexões estoicas, mas sem a pretensão de ser um tratado filosófico. Foi pensado para o próprio autor, mas ressoa até hoje como guia de vida.
O foco central é a aplicação prática da filosofia estoica no cotidiano. Marco Aurélio explora temas como a efemeridade da vida, controle emocional, aceitação do destino e a virtude como bem supremo. Tudo para nos ensinar a viver de forma mais racional e serena.
Dividido em doze "livros" com pensamentos curtos e incisivos, o livro oferece:
A lembrança constante da transitoriedade da vida: “viva cada dia como se fosse o último”.
O autocontrole emocional: não são os eventos, mas nossa reação a eles que define nossa paz.
A aceitação do que está além do nosso poder: concentre energia apenas no que podemos influenciar.
A busca pela virtude: sabedoria, justiça, coragem e temperança como caminho para a verdadeira felicidade.
A interconexão humana: todos fazemos parte de um mesmo cosmos moral.
No dia a dia, tudo isso se traduz em conselhos simples e práticos: esteja presente, mantenha a mente serena, reflita antes de agir e valorize suas ações e valores internos.
Além de presente no Teller, fizemos um resumo da obra de Marco Aurélio. Leia o resumo de Meditações após ouvir o audiolivro na biblioteca virtual da Brasil Paralelo.
Em busca de equilíbrio
Em Busca de Equilíbrio, de Maurício Dominguez Perez, é um livro incisivo que revela a tensão cotidiana entre trabalho, família e os sonhos que carregamos. Uma leitura envolvente de 126 páginas que funciona como um espelho para as prioridades.
Perez inicia com uma reflexão clara: o verdadeiro equilíbrio não é um ponto fixo, mas uma escolha ativa. Ele propõe que se identifique o que realmente importa e deixe de lado o que consome tempo e energia necessários para outras atividades mais importantes.
Combinando emoção, técnica e sabedoria prática, o autor oferece ferramentas para:
Autoconhecimento: entender suas prioridades e o que faz sentido na sua vida;
Gestão do tempo: cortar o supérfluo e colocar foco no essencial;
Planejamento de vida: construir metas reais e viáveis, sem fugir dos desafios diários.
O tom do livro é direto, sincero, quase provocador. Ele faz um convite para refletir sobre o malabarismo moderno: trabalhar, criar uma família e perseguir um propósito com sentido.
Bússola, de Gabriel Rocha Kanner, é um livro impactante de 224 páginas que se propõe a guiar jovens e adultos pelo turbilhão do mundo moderno. Ele oferece clareza moral e espiritual em meio às incertezas do presente.
Kanner parte da premissa de que muitas pessoas estão perdidas, imersas em ideologias vazias e distantes de fundamentos que sustentavam o ocidente, como a ética, virtude e tradições cristãs. Seu objetivo é reavivar essas raízes para trazer sustentabilidade emocional e existencial.
Organizado em duas partes, o livro cria um caminho claro:
Vida cotidiana organizada
Eixo espiritual fortalecido
Com linguagem direta, didática e envolvente, Kanner propõe um “retorno contemplativo às nossas riquezas históricas e espirituais” antes de avançar com constância e eficiência.
Ler sobre inteligência emocional pode não apenas melhorar sua vida, como também te fazer viver mais. Entenda em nosso artigo sobre os benefícios da leitura.
A Paciência
A Paciência, de Santo Agostinho, é um pequeno tratado, cerca de 32 páginas no original em latim. A edição bilíngue tem 260 páginas e propõe uma reflexão profunda sobre a virtude da paciência como caminho para superar adversidades e crescer espiritualmente.
O texto tem uma linguagem densa, mas clara. Diferencia a paciência genuína da falsa, enfatizando que a verdadeira paciência nasce da graça divina, não apenas da força de vontade.
Capítulos essenciais abordam:
Suporte aos sofrimentos: ver adversidades como oportunidades para aperfeiçoar a alma, em direção à vida eterna e luz do amor a Deus;
Vida em graça: paciência genuína decorre da ação divina, não do esforço humano isolado;
Modelo patrístico: o livro inclui versões bilíngues de Tertuliano, Cipriano e Agostinho, oferecendo contexto histórico e teológico.
A edição traz conteúdo extra: estudo introdutório de especialistas e referências críticas que enriquecem a compreensão desta tradição patrística.
A Vida Feliz ou Sobre a Vida Feliz, de Santo Agostinho, é um diálogo filosófico-teológico escrito por volta de 400 d.C. em Cassicíaco. Com cerca de 40 páginas no original, é curto, mas profundo, e refletiu as inquietações antigas sobre o que realmente significa ser feliz.
O livro se dá em forma de conversa com amigos (como Teodoro), em que Agostinho busca provar que a verdadeira felicidade é o conhecimento de Deus e só pode ser isso. Não ganhos materiais ou prazeres passageiros.