A leitura analítica permite ao leitor entender realmente o livro. Não ler analiticamente é apenas passar as páginas, sem entender e então esquecer o conteúdo. Muitos ainda leem para chegar ao final do livro, julgando que a tarefa foi cumprida. Por essa razão, Mortimer Adler e Charles Van Doren escreveram o Como Ler Livros? O Guia Clássico para a leitura inteligente.
Nessa obra, os autores elencam 4 níveis de leitura, dentre os quais vai a leitura analítica. Basicamente, trata-se de ler como se fosse um investigador.
Adler e Van Doren ensinaram como praticar a leitura. Seguindo os passos deixados por eles e mais abaixo listados, é possível ler melhor. Os níveis de leitura são: elementar, inspecional, analítico e sintópico.
Como Ler Livros é mais do que um guia de leitura, é um tratado sobre filosofia e educação.
As quatro partes da obra são:
As dimensões da leitura;
O terceiro nível de leitura: a leitura analítica;
Como ler diversos assuntos;
Os fins últimos da leitura.
Não é simplesmente uma questão de leitura mais rápida, leitura dinâmica ou algo semelhante. Adler e Van Doren ensinam como o leitor pode descobrir o propósito de cada livro e como lê-lo da maneira correta.
Logo no início de Como Ler Livros, são descritos os motivos primários que levam uma pessoa a querer ler.
Entender um conteúdo é passar de um entendimento inferior para um superior.
“Aprender com um livro é aprender com um professor ausente. Ao terminar a leitura, o ideal é saber mais do que antes dela, conhecendo mais.”
Isto só será possível trilhando um caminho específico, de 4 níveis.
Os 4 níveis de leitura de Mortimer Adler: elementar, inspecional, analítico e sintópico
Elementar. É a alfabetização, a decodificação das frases para saber o que está sendo dito. Neste nível, o leitor deve ser capaz de responder à seguinte pergunta: “O que diz a frase?”
Inspecional. É a extração do máximo do livro em um curto espaço de tempo. É preciso folheá-lo sistematicamente para saber qual é seu tema principal;
Analítico. É a leitura completa, intensa e ativa. O livro é “mastigado e digerido”;
Sintópico. É a leitura de muitos livros, ordenando-os em relação ao principal assunto abordado em todos. Faz-se a comparação entre um e outro e a partir dela pode surgir uma análise que não está em nenhum deles.
Neste artigo, apenas a leitura analítica será abordada, mas todas as outras já foram explicadas e você pode ler os detalhes de cada uma no resumo da obra de Mortimer Adler e Van Doren: Resumo do livro Como Ler Livros.
O que é leitura analítica?
A leitura analítica é sobretudo uma leitura ativa, que exige esforço, dedicação e tempo. O livro precisa ser entendido o máximo possível. Não se trata de simplesmente ler passivamente, olhando para as palavras e virando as páginas.
Ela também é chamada de técnica de leitura exigente, porque leva o leitor a responder quatro perguntas sobre a obra. Para respondê-las, o livro deve ser investigado cuidadosamente.
O livro fala sobre o quê?
O que exatamente está sendo dito, e como?
O livro é verdadeiro? Em todo ou em parte?
Qual é a importância do que você leu para a sua vida?
Ao ler, é preciso desenvolver a habilidade de explicar com as próprias palavras o que foi lido.
Mortimer Adler divide a Leitura Analítica em três estágios e em uma sequência de 11 regras de leitura para obter o máximo proveito do conteúdo. Inconfundivelmente, seguidas essas regras, as perguntas acima serão respondidas.
Contribua para que mais artigos como este continuem a ser produzidos e torne-se Membro Patriota da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 mensais. Além disso, você acessa materiais exclusivos todos os meses e ajuda na expansão e continuidade deste trabalho.