Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
Educação
3
min de leitura

Ler dois livros ao mesmo tempo é bom ou ruim?

Será que ler dois livros ao mesmo tempo é recomendável? Há também quem leia muito mais do que dois livros. Qual será o efeito no cérebro?

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/9/2021 21:15

Ler apenas um livro ou vários de uma vez? Há quem não mude a leitura até chegar ao fim de uma obra. Outros, porém, começam um segundo livro sem ter finalizado o primeiro. E isso pode acontecer com três, quatro, cinco livros… Quais são as consequências disso?

Quando as pessoas se perguntam se é aconselhável ler dois livros ao mesmo tempo, também é fundamental se perguntar qual é a necessidade de ler um livro até o final. Pode soar estranho, mas algumas obras não precisam ser terminadas e o motivo é ignorado por muitos.

O que você vai encontrar neste artigo?

Preciso ler um livro até o fim?

Muitos relatam sentir a necessidade de ler um livro até a última página para considerá-lo realmente lido. Entretanto, não vale a pena terminar um livro ruim, já que o tempo poderia ser usado lendo um melhor.

Quando as expectativas do leitor são frustradas com a qualidade do livro escolhido, não há razão para ir até o final. O mesmo pode acontecer ao se descobrir um erro grave na leitura, uma mentira ou uma mudança no assunto de interesse.

Outro aspecto a ser levado em consideração é a intenção e o tipo de livro. Há livros que apresentam apenas um ou alguns capítulos que valem a pena, de acordo com o que o leitor busca.

As obras podem também ser usadas apenas como consulta.

Existe uma técnica de leitura que é voltada apenas para descobrir qual é o conteúdo. A leitura inspecional apenas investiga o tema do livro, sua tese central, seu prefácio e posfácio e os capítulos.

Lê-se um pouco do início, um pouco do final, algum capítulo que tenha chamado a atenção e pronto. Isso revelará se o livro “merece” ser lido inteiro e calmamente ou não.

  • Há mais detalhes sobre esse método inspecional descritos no artigo Como Ler Livros?, de Mortimer Adler. Além dele, também explicamos como fazer a leitura analítica, famosa por ajudar as pessoas a realmente entenderem e se lembrarem do que foi lido.

Há mais razões para não ler um livro até o final, porém, essas exemplificam o foco: não perder tempo com leituras que já perderam o propósito ou não deram conta de alcançá-lo, o que varia com o leitor.

Entendido isso, resta saber quais são as vantagens e desvantagens de se ler dois livros ao mesmo tempo.

É possível ler dois livros ao mesmo tempo e entendê-los?

Ler-varios-livros-de-uma-vez

Todas as pessoas que foram escolarizadas passaram pela experiência de ler dois ou mais livros ao mesmo tempo, afinal, professores de disciplinas diferentes pediam tarefas diferentes. E cada uma envolvia seu próprio livro.

Talvez alguns tenham experimentado o professor de literatura pedindo uma obra, o de inglês outra, o de português uma terceira e talvez até o de história tenha pedido algo.

Na faculdade, os universitários não vivem algo diferente e dois livros com certeza não são um número alto. Pois cada professor pede mais de uma obra. E são muitos professores pedindo!

Apenas por esses exemplos já se pode deduzir que ler mais de um livro não é um mal em si mesmo. O que varia é a capacidade do leitor de ler bem as obras solicitadas.

  • Na Sociedade do Livro da Brasil Paralelo os professores usam um conjunto de livros diferentes para abordar um mesmo tema. Assim, é possível ver como autores diferentes se posicionaram em relação à mesma coisa.

Ler dois livros ao mesmo tempo é algo constantemente indicado pelos professores, já que os livros podem ter assuntos em comum que ajudam na construção de uma ideia; ou ser totalmente diferentes, a ponto de uma leitura aliviar outra.

Essa alternância de gêneros literários ainda será abordada com detalhes. Antes, um aspecto físico dos livros tem que ser esclarecido.

Qual a influência do tamanho do livro?

A questão envolve mais do que saber se ler dois livros ao mesmo tempo é bom. Há livros que ficam em casa, há os que são carregados na bolsa ou na mochila e os que ficam no trabalho.

O tamanho importa, porque define se o leitor vai carregá-lo consigo ou não. Essa é uma das razões para as pessoas gostarem de livros de bolso.

Como são menores, podem ser lidos no ônibus, no metrô, em filas de espera e demais situações em que não há nada para fazer além de esperar. Outra modalidade usada é a de ouvir livros. Audiobooks estão cada vez mais populares.

Muitos mantêm uma leitura principal em casa, mas sustentam uma leitura secundária nos trajetos feitos diariamente ou, por exemplo, no horário do almoço do trabalho.

Inclusive, há quem separe determinados livros para serem lidos de manhã e outros assuntos são reservados para serem lidos à noite e já ficam na cabeceira da cama.

Essa realidade considera a divisão do tempo para ler dois livros ao mesmo tempo. O ponto crítico pode aparecer quando se tem um único intervalo de tempo e mais de um livro. Ler um pouco de cada tentanto a simultaneidade é uma boa opção? Ou é melhor terminar um e depois e para o outro?

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais