Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Educação
3
min de leitura

Leitura em família pode trazer um desenvolvimento intelectual 3 vezes maior para as crianças, apontam pesquisas

Hábitos simples como contar histórias para os filhos e ter livros em casa foram apontados como grandes auxílios na educação infantil.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
28/6/2023 14:55
Foto: Reprodução do site Colégio Dom Bosco

Em sua aula no Travessia, da Brasil Paralelo, Carlos Nadalim apresentou um dos aspectos mais importantes e pouco comentados sobre educação infantil: o desenvolvimento do capital familiar pré-escolar.

Segundo o professor:

"A família exerce, sim, um papel fundamental de estimulação dessas crianças antes mesmo do ingresso no ensino formal". 

Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e das pesquisas do programa Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), as crianças cujos lares apresentam um ambiente favorável à leitura possuem um desempenho 3 vezes maior do que crianças de lares com pouco estímulo literário.

Nadalim aponta o baixo nível de leitura nos lares como um dos principais fatores para o sistema educacional brasileiro estar em um dos piores níveis do mundo. Na edição de 2016 da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), 55% dos alunos no fim do 3º ano do ensino fundamental demonstraram um baixo conhecimento em leitura. 

No âmbito do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), 4 entre 10 alunos não eram capazes de ler uma palavra da avaliação. 

Os 3 principais pilares da educação no lar

Nadalim aponta 3 principais características culturais e materiais dos pais que afetam o desenvolvimento intelectual dos filhos:

  • o nível de escolaridade dos pais, sobretudo das mães que acompanham a vida escolar dos filhos;
  • a qualificação profissional dos pais;
  • a quantidade de livros infantis existentes nos lares dessas famílias.

Dentre as descobertas dos estudos, uma delas ganhou destaque: contar histórias para os filhos pode ser um dos aspectos mais importantes da educação infantil.

Contar histórias - muito mais que um lazer 

Crianças de dois a quatro anos que ouviam muitas histórias na primeira infância têm um desempenho em linguagem superior ao daquelas crianças que não ouviam histórias.

A leitura dos pais para as crianças e diante das crianças também foi apontada como um fator importante no estímulo para a leitura.

Uma das explicações para essa descoberta é a formação do imaginário.

Formação do imaginário

O imaginário é a maneira que a pessoa projeta sua vida a partir do que ela entende ser sua realização biográfica. Essa projeção é formada a partir das histórias - narrativas - que ela consumiu ao longo de sua vida.

Alexandre o Grande tinha a Ilíada como livro de cabeceira, seu sonho era ser como Aquiles.

As histórias recebidas ao longo da vida, especialmente na infância, moldam o que cada pessoa deseja ser e como ela vê o mundo.

Literatura, cinema, música, qualquer tipo de arte, especialmente artes narrativas, moldam o imaginário das pessoas de qualquer idade, especialmente crianças. 

  • O documentário da Brasil Paralelo, A Sétima Arte, mostra o poder que o cinema tem na formação da personalidade e como ele é usado para doutrinar pessoas. 

Muitos pais não entendem como seus filhos se desviam da maneira que foram criados. Uma das explicações pode ser a formação do imaginário que obtiveram através da internet e outros meios de cultura.

A presença de livros na casa molda a vida dos filhos

Os dados das pesquisas também mostraram que crianças que veem muitos livros em casa são estimuladas a ler mais. O conjunto da presença de livros, leitura e contação de histórias gera um conjunto essencial para estimular o aprendizado, tecnicamente chamado de práticas de literacia.

Observando todas as descobertas, o professor Nadalim apontou caminhos para solucionar os problemas de baixo desempenho da educação brasileira:

"Para resolver o problema da alfabetização e do desempenho intelectual precisamos recuar para a Educação Infantil e especialmente para o seio das famílias.

Este gráfico (Relação entre o Capital Familiar e o desempenho em leitura) mostra o número de palavras ouvidas por crianças de diferentes níveis socioeconômicos. Aos quatro anos, crianças de famílias de classe média alta ouviram 30 milhões de palavras a mais do que crianças oriundas de famílias pobres.
"Isso mostra como que o capital familiar, para aprendizagem, exerce impacto no desenvolvimento da linguagem de crianças pequenas. A diferença de desempenho é enorme, independentemente do país envolvido", afirma o professor.

Aprimorando a educação pré-escolar

Buscando auxiliar as famílias brasileiras, a Brasil Paralelo lançou o projeto Escola da Família, uma iniciativa voltada para as famílias que desejam desenvolver e aprimorar bons hábitos e virtudes entre o casal e os filhos.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais