A Família Dinossauros (Dinosaurs Show) - Um programa infantil com muitas surpresas

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo
4/7/2022
Compartilhe com amigos

Um dos maiores sucessos da década de 1990, A Família Dinossauros foi exibida originalmente nos Estados Unidos de 1991 a 1994, a série tornou-se um fenômeno mundial ao representar de forma cômica o dia a dia de Dino, Fran, Bob, Charlene, Baby e Zilda, os seis integrantes da família Silva Sauro.

Apesar de ser concebido como um programa infantil, a série apresenta pautas polêmicas e fortes críticas sociais. Conheça curiosidades da série AFamília Dinossauros.

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Sinopse da série A Família Dinossauros

A série A Família Dinossauros é uma sitcom da década de 90. Na trama, uma família de animais jurássicos vivencia os desafios do cotidiano de uma família comum. Problemas com o chefe no trabalho, a dificuldade de conciliar o cuidado da casa com o emprego.

A série foi concebida numa parceria entre a Disney e a Jim Henson Company e Michael Jacobs Productions.

Exibida originalmente de 26 de abril de 1991 a 19 de outubro de 1994, nos Estados Unidos, a série contou com 4 temporadas e 65 episódios, com duração média de 20 minutos cada.

Em 2021, a série voltou ao ar pela plataforma de streaming Disney+.

Em que ano passou a Família Dinossauro no Brasil?

A família Silva Sauro fez muito sucesso no Brasil desde a sua estreia, em 1992. Em apenas um ano, já ocupava um horário nobre. Em 1993, a atração passou a ser exibida dentro da TV Colosso, uma das maiores audiências da emissora.

O programa também tornou-se um verdadeiro fenômeno comercial. Bonecos, chaveiros, roupas, acessórios e álbuns de figurinhas foram alguns dos itens produzidos a partir dos personagens, que viraram febre entre crianças e adultos da década de 1990.

Os bordões "Querida, cheguei", de Dino, e "Não é a mamãe", de Baby contribuíram com a febre que foi o programa A Família Dinossauro no Brasil.

Até mesmo um LP de músicas gravadas pelos dubladores da versão brasileira foi lançado, o Babymania.

Curiosidades sobre a Série Família Dinossauros

  1. No episódio “Baby e suas fraldinhas”, Baby fez uma versão da música “Born to be Wild”, com o seguinte refrão “Sou metaleiro”:
  1. A dublagem brasileira do personagem Dino foi feita pelo ator e comediante José Santa Cruz, que também fez a voz do Magneto, de X-Men;
  2. A Fran foi dublada pela também atriz Maria Helena Pader, que fez a voz da personagem Cruela, em 101 Dálmatas;
  3. o Baby foi feito por Marisa Leal, dubladora da Ariel, em A Pequena Sereia;
  4. No episódio “Black Widower”, da série Os Simpsons, a família assiste a um programa que lembra “Família Dinossauro”. Então Bart diz que aqueles personagens são uma cópia da família Simpson.
dinosaurs-simpsons
Cena do desenhos Os Simpsons que faz referência ao programa A Família Dinossauros.

A tecnologia de criação dos personagens foi um marcante avanço para a época.

Como é feita A Família Dinossauros?

Na década de 90 quando a série estreou, não existiam recursos de animação gráfica. Quando os telespectadores viram dinossauros falantes, com expressões faciais e gestos bem humanos, todos se perguntavam como é feita A Família Dinossauros?

Seriam bonecos animados ou humanos fantasiados? O mistério era tanto, que a produção da série proibiu fotos e filmagens internas do set durante os primeiros meses do programa.

O mistério da identidade dos dinossauros foi uma grande ferramenta de marketing de A Família Dinossauros.

Depois de algum tempo, foi revelado o recurso: a tecnologia animatronics foi utilizada para a criação dos personagens, que usavam figurinos produzidos manualmente, com características e articulações únicas.

O programa era considerado revolucionário para a época. A tecnologia foi idealizada por Jim Henson, famoso também pela criação de Os Muppets.

Os dinossauros eram, na verdade, atores que vestiam fantasias robotizadas. Os bonecos eram feitos de espuma de látex e fibra de vidro e continham dezenas de micromotores responsáveis por mover olhos, boca, sobrancelhas e testa.

A movimentação desses motores era controlada externamente pela direção do programa, de modo que a expressão facial dos personagens não dependia dos atores que estavam por baixo da roupa.

Aos atores, cabia apenas vestir as fantasias e dizer as falas, captadas por meio de um microfone interno. Veja como funcionavam os dinossauros no vídeo abaixo:

Segue uma lista dos personagens da série para relembrar cada um e sua espécie.

Os personagens da Família Dinossauro

personagens-família-dinossauros
Personagens da série A Família Dinossauros.
  • Dino da Silva Sauro - Megalossauro, patriarca da família;
  • Fran - Alossauro, a mãe e dona de casa;
  • Robbie - Hipsilofodonte, o filho mais velho do casal;
  • Charlene - Protoceratops, a filha do meio;
  • Baby - Megalossauro, o caçula família;
  • Ethyl - Edmontonia, a avó de Baby e mãe da Fran.

Os sobrenomes de grande parte dos personagens fazia referência a empresas de petróleo, dentre elas Sinclair, Hess, GP e Phillips. Este detalhe constitui uma das críticas sociais que a série quis passar.

Sobre o que é a série A Família Dinossauros

Embora concebidos e vendidos como um programa infantil, os Silva Sauros eram uma crítica social ao chamado "american way of life". A família ironizava e satirizava a classe média.

Além disso, os temas abordados na série eram polêmicos. O programa dos anos 90 discutia problemas que envolviam:

Em forma de paródias e metáforas, A Família Dinossauros trouxe para o debate essas questões.

Outro ponto que a série atacava era o vício das pessoas com a televisão e a alienação que os programas causavam.

Em um dos episódios do programa, Bob fica tão hipnotizado com a programação da televisão que simplesmente se esquece de respirar. Em outro capítulo, todos os dinossauros começam a ter dificuldades de realizar simples tarefas do cotidiano porque foram estupidizados pela programação de baixa qualidade da televisão local.

O programa era veiculado como algo infantil, recheado de cenas de comédia, mas constantemente aparecia na tela questões políticas delicadas e críticas ácidas por meio do recurso da ironia.

Referências cinematográficas

baby-exorcista
Cena do Baby Exorcista.

Em alguns episódios da série é possível notar referências a filmes famosos. No episódio "As terríveis crianças de dois anos", Baby gira a cabeça em 360° recriando a cena épica do filme O Exorcista.

Em "Conduzindo Miss Zilda", uma cena do filme Jurassic Park é totalmente recriada pelos personagens da Família Dinossauros.

O seriado também fazia constantes referências ao mundo real. Recurso usado para endossar as críticas sociais na época que o programa era transmitido. Os Silva Sauro assistiam a DTV (Dino Television), uma paródia da MTV.

Existia o canal de esportes DSPN (Dinosaurs and Sports Programming Network), paródia do canal ESPN.

O filho mais novo Baby, assistia um programa infantil, o “Blarney”, um dinossauro roxo como o próprio Barney.

O fim da série foi um dos episódios mais polêmicos de sua história.

Porque a família dinossauro morreu?

Um dos episódios mais impactantes é o que marca o encerramento do programa. O enredo deste capítulo trata da extinção da vida dos dinossauros por conta de ações de agressão ao meio ambiente.

Batizado de “Mudando a Natureza”, o capítulo mostra como uma infestação de agrotóxicos na natureza acaba gerando uma série de reações em cadeia que culmina no início de uma era glacial que devastaria a Terra.

"Neve contínua, escuridão e frio extremo. Aqui é Howard Handupme. Boa noite. E adeus!"

É o que diz o apresentador do programa de televisão da série, deixando subentendido que o destino de todos era morrer.

A mensagem e o final dramático foi tão impactante que em alguns o países o episódio não foi exibido. Na maioria dos que exibiram, o capítulo veio acompanhado de um aviso de conteúdo sensível.

Apesar dos posicionamentos ideológicos, o programa foi transmitido para diversas crianças. Os pais presumiam uma certa inocência dos divertidos dinossauros.

Onde posso ver desenhos com conteúdos seguros e não ideológicos?

Conheça uma nova plataforma de filmes e streaming que vem conquistando o mercado com sua proposta inovadora. Ela oferece curadoria dos filmes, análises e podcasts com curiosidades.

Conheça a BP Select. O catálogo é composto por: Originais BP, Clássicos Premiados, Grandes Histórias do Cinema, Filmes que Divertem e Emocionam e o Conteúdo Infantil.

Atendendo a um dos pedidos mais antigos e frequentes do seu público, a Brasil Paralelo disponibiliza conteúdo totalmente voltado para o público infantil.

Este pedido é reflexo da má qualidade dos desenhos atuais que transmitem mensagens com valores questionáveis.

Por isso, a Brasil Paralelo lançou a primeira grade com programação segura para todas as idades. Os desenhos estão disponíveis na BP Select para que os pais fiquem tranquilos enquanto seus filhos se divertem com bons desenhos.

Conheça agora a BP Select, clique no link.

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre A Família Dinossauros?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS