Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
Desenhos
3
min de leitura

A Família Dinossauros (Dinosaurs Show) - Um programa infantil com muitas surpresas

A Família Dinossauros é um programa da década de 90 que encantou sua geração. Os dinossauros e seus divertidos bordões guardam curiosidades interessantes.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
4/7/2022 17:33

Um dos maiores sucessos da década de 1990, A Família Dinossauros foi exibida originalmente nos Estados Unidos de 1991 a 1994, a série tornou-se um fenômeno mundial ao representar de forma cômica o dia a dia de Dino, Fran, Bob, Charlene, Baby e Zilda, os seis integrantes da família Silva Sauro.

Apesar de ser concebido como um programa infantil, a série apresenta pautas polêmicas e fortes críticas sociais. Conheça curiosidades da série AFamília Dinossauros.

O que você vai encontrar neste artigo?

Sinopse da série A Família Dinossauros

A série A Família Dinossauros é uma sitcom da década de 90. Na trama, uma família de animais jurássicos vivencia os desafios do cotidiano de uma família comum. Problemas com o chefe no trabalho, a dificuldade de conciliar o cuidado da casa com o emprego.

A série foi concebida numa parceria entre a Disney e a Jim Henson Company e Michael Jacobs Productions.

Exibida originalmente de 26 de abril de 1991 a 19 de outubro de 1994, nos Estados Unidos, a série contou com 4 temporadas e 65 episódios, com duração média de 20 minutos cada.

Em 2021, a série voltou ao ar pela plataforma de streaming Disney+.

Em que ano passou a Família Dinossauro no Brasil?

A família Silva Sauro fez muito sucesso no Brasil desde a sua estreia, em 1992. Em apenas um ano, já ocupava um horário nobre. Em 1993, a atração passou a ser exibida dentro da TV Colosso, uma das maiores audiências da emissora.

O programa também tornou-se um verdadeiro fenômeno comercial. Bonecos, chaveiros, roupas, acessórios e álbuns de figurinhas foram alguns dos itens produzidos a partir dos personagens, que viraram febre entre crianças e adultos da década de 1990.

Os bordões "Querida, cheguei", de Dino, e "Não é a mamãe", de Baby contribuíram com a febre que foi o programa A Família Dinossauro no Brasil.

Até mesmo um LP de músicas gravadas pelos dubladores da versão brasileira foi lançado, o Babymania.

Curiosidades sobre a Série Família Dinossauros

  1. No episódio “Baby e suas fraldinhas”, Baby fez uma versão da música “Born to be Wild”, com o seguinte refrão “Sou metaleiro”:
  1. A dublagem brasileira do personagem Dino foi feita pelo ator e comediante José Santa Cruz, que também fez a voz do Magneto, de X-Men;
  2. A Fran foi dublada pela também atriz Maria Helena Pader, que fez a voz da personagem Cruela, em 101 Dálmatas;
  3. o Baby foi feito por Marisa Leal, dubladora da Ariel, em A Pequena Sereia;
  4. No episódio “Black Widower”, da série Os Simpsons, a família assiste a um programa que lembra “Família Dinossauro”. Então Bart diz que aqueles personagens são uma cópia da família Simpson.
dinosaurs-simpsons
Cena do desenhos Os Simpsons que faz referência ao programa A Família Dinossauros.

A tecnologia de criação dos personagens foi um marcante avanço para a época.

Como é feita A Família Dinossauros?

Na década de 90 quando a série estreou, não existiam recursos de animação gráfica. Quando os telespectadores viram dinossauros falantes, com expressões faciais e gestos bem humanos, todos se perguntavam como é feita A Família Dinossauros?

Seriam bonecos animados ou humanos fantasiados? O mistério era tanto, que a produção da série proibiu fotos e filmagens internas do set durante os primeiros meses do programa.

O mistério da identidade dos dinossauros foi uma grande ferramenta de marketing de A Família Dinossauros.

Depois de algum tempo, foi revelado o recurso: a tecnologia animatronics foi utilizada para a criação dos personagens, que usavam figurinos produzidos manualmente, com características e articulações únicas.

O programa era considerado revolucionário para a época. A tecnologia foi idealizada por Jim Henson, famoso também pela criação de Os Muppets.

Os dinossauros eram, na verdade, atores que vestiam fantasias robotizadas. Os bonecos eram feitos de espuma de látex e fibra de vidro e continham dezenas de micromotores responsáveis por mover olhos, boca, sobrancelhas e testa.

A movimentação desses motores era controlada externamente pela direção do programa, de modo que a expressão facial dos personagens não dependia dos atores que estavam por baixo da roupa.

Aos atores, cabia apenas vestir as fantasias e dizer as falas, captadas por meio de um microfone interno. Veja como funcionavam os dinossauros no vídeo abaixo:

Segue uma lista dos personagens da série para relembrar cada um e sua espécie.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais