Devido ao lançamento da série A Sétima Arte, não teremos os programas diários nessa semana. Retornaremos com a programação normal no dia 01 de novembro.

Plataformas de streaming — opções gratuitas e pagas

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo

Quem nunca procurou um filme ou série na Netflix por quase uma hora? É comum ver usuários rindo dessa realidade. A variedade de plataformas de streaming e a quantidade de conteúdo nelas presente gera uma dúvida cruel naqueles que querem apenas sentar e divertir-se.

Para cada gosto e para cada momento existe um serviço de streaming diferente, e cada plataforma possui sua própria organização. A gama de oportunidades é imensa, muitas possuem o que cada usuário estava buscando e não encontrava em nenhum outro lugar. 

Para que todos se sintam seguros em suas escolhas, o melhor é conhecer bem cada opção do mercado.

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

O que é streaming?

Streaming é uma tecnologia de transmissão de dados pela internet, sobretudo áudio e vídeo, sem a necessidade de baixar o conteúdo.

O arquivo — que pode ser um vídeo ou uma música — é acessado pelo usuário conectado na internet. A plataforma transmite o filme pela internet. Assim, o conteúdo não ocupa espaço no computador ou no celular do usuário. 

Muitas plataformas oferecem o download de faixas, mas a maioria é apenas para assinantes.

Plataformas gratuitas de streaming

No Brasil, muitos não conseguem equilibrar financeiramente suas necessidades básicas e lazeres. Os motivos são vários.

Porém, seja qual for a razão, basta ter acesso a internet que se poderá assistir de forma lícita a diversos filmes e séries consagradas, incluindo grandes blockbusters.

Algumas das principais plataformas de streaming com os melhores conteúdos gratuitos são:

Pluto TV

Streaming gratuito

A Pluto TV é a plataforma de streaming da Viacom CBS, empresa que mantém a Paramount Pictures e o Paramount+, um dos principais estúdios de cinema do mundo. 

A empresa criou um serviço de stream gratuito que agora está presente no Brasil.

Basta acessar o site e escolher o que quer assistir.

O site ainda tem programações ao vivo nos moldes da TV aberta e da TV paga. 

O catálogo da Pluto TV contém filmes e séries consagrados pelo público do Brasil e do mundo, como Kenan e Kel, Os Mercenários, de Sylvester Stallone, Carga Explosiva e muito mais.

Os principais destaques da programação são as produções da MTV, da Nickelodeon e de filmes como a coleção Sherlock Holmes e séries animadas como Superman.

  • Torne-se Membro do Núcleo de Formação da Brasil Paralelo para ter acesso ao Núcleo de Formação. Você terá conteúdos exclusivos de todos os documentários e acesso a dezenas de cursos sobre história, filosofia, economia, arte e educação. Aprenda com os grandes pensadores da humanidade e receba conteúdo inédito todos os meses.

A Pluto TV possui compatibilidade com celulares e tablets de sistema iOS, Apple TV, dispositivos Android, Android TV (marcas como Sony, TCL, Hisense, Philips, BGH, Grundig e muito mais), Samsung Smart TV (2016 e modelos posteriores com Tizen OS) e navegadores da web.

A plataforma é totalmente gratuita para o público em geral, obtendo faturamento com publicidade paga no site. 

Crunchyroll

streaming de animes japoneses

O Crunchyroll é outra plataforma de streaming lícita e gratuita.

A plataforma é voltada exclusivamente para os animes. As animações japonesas têm um público cada vez maior no Ocidente devido a suas obras profundas e seu conteúdo permeado de valores tradicionais. 

O mangá Demon Slayer, sozinho, supera a venda de todas as HQs da Marvel.

Seu catálogo é enorme e conta com títulos de muito sucesso por conta da parceria feita com diversas produtoras. Suas produções contam com Dragon Ball, Naruto, One Piece, My Hero Academia, Jojo Bizarre Adventures e outros.

Mesmo sendo gratuita, a plataforma possui planos pagos que melhoram a experiência do usuário.

As possibilidades variam desde assistir os episódios no momento de sua estreia — para quem não é assinante premium o episódio é disponibilizado 1 semana depois — a fazer download dos capítulos para assistir offline

Nas Smart TVs, o aplicativo da Crunchyroll é disponível apenas para o Android TV, presente em modelos da Sony, TCL e outros, e sistema operacional Roku, equipado em televisores da marca AOC.

Porém, a plataforma pode ser acessada através do navegador das outras Smart TVs. Uma outra opção é passar o conteúdo na TV através de um cabo HDMI conectado ao notebook. 

Plataformas de streaming variadas e seus conteúdos

Atualmente, existe uma variedade imensa de plataformas de streaming.

Pensando nisso, selecionamos uma plataforma para cada gosto. 

Dessa maneira, ficará mais fácil entrar na plataforma e achar o filme desejado, sem passar uma hora mudando as seções de filmes. 

As principais plataformas de streaming são:

BP Select

A BP Select é um streaming com filmes escolhidos a dedo. São categorizados em três conjuntos:

  • Clássicos premiados;
  • Grandes histórias do cinema;
  • Filmes que divertem e emocionam.

Os melhores filmes foram selecionados para ninguém perder tempo, horas, procurando algo para assistir e depois ainda se decepcionar. 

Além disso, a BP Select conta com análises dos filmes, para desvendar o que cada história oculta, seus significados e aprendizados possíveis. Após assistir ao filme, é possível conhecer as analogias escondidas e as mensagens que não eram óbvias.

Há diferentes formas de interpretar o mesmo filme, várias camadas de significado. Em cada análise isso será mostrado. Soma-se a isso podcasts sobre cada filme, com convidados debatendo os temas mais importantes.

Há também um catálogo infantil. Todos os desenhos escolhidos são isentos de ideologias. Foram selecionados porque divertem e ensinam os valores tradicionais da nossa sociedade. 

É a plataforma perfeita para quem busca crescer em conhecimento nas mais importantes e variadas áreas.

Todas as semanas filmes novos são liberados, além das produções originais da Brasil Paralelo. O Núcleo de Formação da Brasil Paralelo possui conteúdos exclusivos de todos os documentários e acesso a dezenas de cursos sobre história, filosofia, economia, arte e educação. 

Disney+

plataformas de streaming

A Disney+ é a plataforma de streaming da maior indústria cinematográfica do mundo. Chegou ao Brasil no dia 17 de novembro de 2020.

O streaming conta com conteúdo da Disney, Pixer, Marvel, Star Wars e National Geographic.

  • Descubra a grande sabedoria contida nos filmes clássicos da Disney e nos contos de fadas

Sua lista de filmes e séries possui desde os filmes clássicos da Disney — como Branca de Neve, Os Três Porquinhos, Pinóquio — aos maiores blockbusters da atualidade.

A plataforma também está lançando grandes produções exclusivamente para o seu streaming. Diversas séries de orçamentos milionários estão expandindo o universo cinematográfico da Marvel através do Disney+. 

Algumas dessas séries são: Loki; Falcão e o Soldado Invernal; Wanda Vision e Agente Carter.

A plataforma também possui séries do universo expandido de Star Wars, como a aclamada série The Mandalorian

  • Walt Disney: conheça a fantástica história de luta, superação e sucesso do gênio das animações

Lumine TV

A plataforma se define como um streaming de: filmes e séries para quem se importa com a beleza, a bondade e a verdade.

Seus filmes são voltados para a alta cultura, contando com conteúdo aclamado pela crítica e pelo público. Grande parte do conteúdo trata sobre Filosofia e História, em filmes e documentários.

Todavia, a plataforma não se resume estritamente a isso. Seu catálogo conta com diversos clássicos dos cinemas, como o filme Ana Karenina, adaptação do livro de Liev Tolstói, e os filmes de Akira Kurosawa e Andrei Tarkovski. 

Possui uma área de imersão onde os assinantes recebem análises de especialistas sobre o conteúdo do filme e até mesmo exercícios de interiorização das propostas de cada longa-metragem.

Possui até mesmo guias para auxiliar a experiência com os filmes, ensinando como aprimorar a reflexão sobre as obras.

Um de seus guias sobre como aproveitar os filmes diz:

Numa jornada pelos filmes, podemos acessar mundos e possibilidades de vida diferentes das nossas.

O cinema, por meio de imagens e sons, nos apresenta partes da realidade a que chamamos de felicidade e virtude, dor e pecado, corpo e alma, para que, observando-as, tomemos consciência sobre quem somos ou podemos ser.

A plataforma também possui diversos filmes de santos católicos.

Telecine Play

O serviço de streaming do Telecine Play é outra ótima opção.

Seu diferencial reside no fato de possuir filmes mais clássicos e premiados. O streaming possui uma seção apenas dos 100 melhores filmes, onde se pode encontrar filmes de diversos tipos, mas de alta qualidade.

Oldflix

Para quem gosta de clássicos, essa plataforma é uma ótima opção.

O Oldflix oferece apenas grandes clássicos dos tempos antigos de Hollywood, desde o início dos estúdios até os anos 2000.

Na plataforma é possível encontrar filmes consagrados como Os 10 Mandamentos, filmes de Charlie Chaplin, A Vida é bela, Cantando na chuva e muitos outros.  

Netflix

melhores plataformas de streaming gratuitas e pagas

Uma das primeiras e mais famosas plataformas de streaming, a Netflix tem focado em conteúdos autorais.

O foco da plataforma são as séries, mas cada vez mais seu conteúdo abrange diversos estilos e temáticas diferentes.  

Dicas para aproveitar melhor os filmes e séries (método filosófico) 

Uma breve explicação sobre a arte do cinema pode contribuir para que haja uma melhor experiência com os filmes e séries. 

Antes de todas as suas possíveis utilizações, o cinema é uma arte.

Segundo Aristóteles e os filósofos posteriores de sua escola, arte é uma das potências do intelecto humano. O artista, utilizando a razão, cria algo que pode guiar o ser humano para a beleza, que por sua vez pode levar ao bem e a verdade.

Por isso, os animais não possuem obras de arte, por não possuírem razão. 

Platão, o mestre de Aristóteles, enxergava a beleza como um dos três transcendentais, quais sejam, Beleza, Verdade e Bondade.

  • Quer se aprofundar no mundo das artes? Então não perca o documentário da Brasil Paralelo: A Primeira Arte. Os maiores músicos do mundo serão seus guias. 

Nessa perspectiva, a arte não é um fim em si mesma, mas guiam o entendimento do homem ao que o artista quer mostrar. 

Isso também se aplica ao cinema. Ao assistir um filme, o pensamento que nos guia pode ser: o que o diretor quer retratar?  

Assistir um filme envolve a pura imersão, a apreciação, mas pode atingir o nível da reflexão sobre o que foi visto, que envolve a interiorização de um aprendizado.

Por último, um filme pode conduzir a ações. 

O cinema ainda permite demonstrar e analisar diversos aspectos da vida humana e de toda a realidade de forma mais imersiva, já que impacta uma maior quantidade dos sentidos exteriores do homem do que as demais artes.

A sétima arte consegue manifestar histórias pessoais, estilos de vida, grandes momentos históricos e características da vida humana com toda a psicologia que envolve essas realidades.

Diferente das demais artes, o espectador tem um aprofundamento maior na forma e no conteúdo, podendo contemplar mais a realidade como um todo. 

Isso pode ser visto como especialmente bom para imergir em outra época da história, como no caso dos filmes sobre a Revolução Francesa ou sobre o Império Romano, por exemplo.

As artes narrativas

As artes narrativas, como o cinema e a literatura, possuem uma certa vantagem sobre as demais artes por lidarem com a substância da vida humana: a própria narrativa.

As pessoas gostam de histórias. Romances, novelas, aventuras… todos contam uma história.

Quando alguém se torna fã de um artista ou de um personagem, é porque gostou de conhecer-lhe história, ou seja, suas ações ao longo do tempo, suas escolhas. 

Em muitos casos, quem assiste pode identificar-se com o que vê, com a outra história. Pode imitar ações ou rejeitá-las. 

É importante que o processo reflexivo aconteça após o filme, e não durante. Analisar o filme enquanto assiste pode estragar a experiência. 

  • Conheça como descobrir o sentido da sua vida, com o psicólogo Viktor Frankl, o homem que não esmoreceu nem mesmo depois de Auschwitz.

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre ...?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS