Qual a verdadeira história da Família Addams?

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo
16/6/2022
Compartilhe com amigos

A história da Família Addams é bem mais antiga do que muitas pessoas imaginam. Antes de se consagrarem como uma série de televisão, a família de monstros com seus hábitos peculiares ilustravam as páginas de uma série de quadrinhos.

São mais de 90 anos de história, sendo a primeira aparição da família na primeira metade do século XX. Conheça um pouco mais sobre a história, os personagens e descubra curiosidades da Família Addams.

No items found.

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Qual o Significado da Família Addams?

A Família Addams é uma família fictícia, criada para uma série de quadrinhos. Eles são dotados de um senso de humor irônico e mórbido. A ideia original da criação das personagens é que eles sejam uma inversão da família americana ideal. Uma sátira deste arranjo familiar tradicional.

O autor responsável por dar vida a família foi o americano Charles Addams. O cartunista tinha interesse e gosto por uma estética mais gótica e sombria, além de um humor dotado de ironia.

Combinando todos estes elementos, o Addams deu origem à famosa série recheada de personagens icônicos.

Os Personagens da Família Addams

A Família Addams conta com diversos monstros, de zumbis à vampiros, mas nem todos são necessariamente mortos-vivos. As principais personagens da Família Addams são:

  • Gomez Addams, advogado, pai da família que tinha como passatempo favorito explodir trens de brinquedo, além disso, gostava muito quando sua esposa falava em francês;
  • Mortícia Addams, esposa de Gomez e mãe de dois filhos. Mortícia tem um visual exótico e uma aparência assustadora;
  • Wandinha Addams e Feioso Addams, os filhos do casal Gomez e Mortícia. Ambos tinham como passatempo brincar de assassinato;
  • Tio Chico, o grande conhecedor de assuntos macabros da Família Addams;
  • Vovó Addams, uma vidente especialista em criar poções para toda a família, ela é a mãe de Gomez;
  • Coisa, um primo de Gomez que tem tanto cabelo que mal se vê qualquer parte do seu corpo;
  • Tropeço, um mordomo que é um monstro enorme, sem muitas expressões ou palavras;
  • Mãozinha, uma mão com vida própria que mora dentro de uma caixa.

Porque A Família Addams é rica?

Muitos espectadores se perguntavam porque a Família Addams era rica, qual a fonte de todo esse luxo. O que se sabe é que a família vive há séculos e herdou de antepassados uma grande fortuna.

Para sobreviver e manter a vida de luxo, os Addams apenas administram os negócios da família.

Como surgiu a Família Addams?

cartum-família-addams
Ilustração original da Família Addams de Charles Addams.

A estreia dos personagens aconteceu nas histórias em quadrinhos do cartunista Charles “Chas” Addams. A primeira tirinha foi lançada no ano de 1938, e a criação dos Addams foi uma sátira à família tradicional norte-americana da época.

Os Addams são justamente o inverso desta família vendida na mídia e nos filmes da época. Os monstros são personagens excêntricos, que não se importavam com o que os seus vizinhos pensavam a respeito deles.

Charles Addams continuou produzindo os quadrinhos, publicados no jornal The New Yorker, até o ano de sua morte, em 1988.

Para criar a atmosfera sinistra que ronda a família, Charles se inspirou na cidade de Westfield, Nova Jersey, sua terra natal. A área é recheada de mansões vitorianas luxuosas e de cemitérios antigos, bastante assustadores.

Reza a lenda que, para criar o visual de Mortícia, a matriarca dos Addams, o cartunista tomou como base os traços físicos, o estilo e a personalidade de sua primeira esposa, Barbara Jean Day.

charles-addams-wife
Barbara Jean Day com seu marido Charles Addams.

As Adaptações da Família Addams para a Televisão

Em 1964, aconteceu a estreia da série A Família Addams, primeira adaptação baseada nos personagens dos quadrinhos.

Gravado em preto e branco, o seriado em live-action contou com um total de 64 episódios, e o último capítulo inédito foi ao ar em 1966, concluindo sua segunda e última temporada.

Anos mais tarde, os personagens da Família Addams apareceram pela primeira vez como animação. Num episódio especial do desenho Hanna-Barbera.

A Família Addams, desenho animado de 1973

Depois de uma segunda tentativa fracassada de se produzir uma série televisiva para a Família Addams, os personagens ganharam sua primeira animação própria.

Em 1973, A Família Addams virou um desenho animado que contou com 16 episódios. No início da década de 90, a animação ainda ganhou um remake.

A Família Addams nas telas do cinema

família-addams-filme
Poster do filme Família Addams, de 1991.

A primeira adaptação da família sombria para as telas do cinema foi lançada em 1991. O filme se tornou um ícone do humor sombrio e foi um verdadeiro sucesso de bilheteria. A sequência veio logo em seguida.

Em 1993, saiu o segundo filme A Família Addams 2.

O sucesso do longa-metragem tornou os icônicos personagens ainda mais populares. Em pouco tempo A Família Addams já contava com uma franquia de jogos eletrônicos, brinquedos, peças de teatro e diversas outras produções similares.

O Retorno Da Família Addams, filme lançado em 1998, foi uma tentativa de renovação da saga cinematográfica, mas o projeto não deu certo e ficou sem continuação.

Nesse mesmo ano, uma sitcom com os personagens também foi lançada. Apenas uma temporada foi produzida e o projeto também se encerrou.

A Família Addams 2019

Em 2019, uma nova animação da família sombria preferida do público foi feita. Desta vez, o projeto foi um sucesso e contou com uma sequência. Em 2021, estreou A Família Addams 2 - Pé na Estrada

Dando sequência às aventuras peculiares da família de monstros. Mas ainda há mais produções no radar.

Wednesday

Uma novidade sobre o universo de Charles Addams é a série Wednesday, produzida pela Netflix. O projeto ainda está em desenvolvimento, mas já teve seu elenco revelado.

As estrelas Catherine Zeta Jones e Luis Guzmán darão vida a Mortícia e Gomez, respectivamente. Wandinha, protagonista do spin-off, será interpretada por Jenna Ortega.

Wednesday é dirigida por Tim Burton, cineasta conhecido por filmes com estética e temática bem alinhadas aos gostos dos Addams, como:

  • Os Fantasmas se Divertem (1988);
  • Edward Mãos de Tesoura (1990);
  • A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999).

O projeto marca a estreia do diretor à frente de uma série live-action.

Onde posso ver desenhos de qualidade?

Conheça uma nova plataforma de filmes e streaming que vem conquistando o mercado com sua proposta inovadora. Ela oferece curadoria dos filmes, análises e podcasts com curiosidades.

Conheça a BP Select. O catálogo é composto por: Originais BP, Clássicos Premiados, Grandes Histórias do Cinema, Filmes que Divertem e Emocionam e o Conteúdo Infantil.

Atendendo a um dos pedidos mais antigos e frequentes do seu público, a Brasil Paralelo disponibiliza conteúdo totalmente voltado para o público infantil.

Este pedido é reflexo da má qualidade dos desenhos atuais que transmitem mensagens com valores questionáveis.

Por isso, a Brasil Paralelo lançou a primeira grade com programação segura para todas as idades. Os desenhos estão disponíveis na BP Select para que os pais fiquem tranquilos enquanto seus filhos se divertem com bons desenhos.

Conheça agora a BP Select, clique no link.

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre a Família Addams?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS