Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Xi Jinping anuncia fortalecimento dos laços entre China e Venezuela após reunião com Maduro

Venezuela e China elevam suas relações diplomáticas à maior escala. Xi Jinping tenta ajudar Maduro a incluir seu país no BRICS.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
15/9/2023 16:50
Getty Images

Xi Jinping, ditador da China, anunciou nesta quarta-feira (13) o fortalecimento das relações com a Venezuela. Em Pequim, Xi Jinping se reuniu com o ditador venezuelano Nicolás Maduro.

"Estou muito feliz de anunciar, ao seu lado, a elevação das relações entre China e Venezuela a um nível de associação estratégica para qualquer situação", afirmou Xi, segundo imagens exibidas pela televisão estatal chinesa.

Esta é a maior escala das relações diplomáticas chinesas. Apenas alguns países, como Paquistão, Rússia e Belarus, recebem o tratamento.

Isolada internacionalmente, a Venezuela de Maduro mantém relações próximas com o governo chinês, seu principal credor.

A China, "apoiará, como sempre, com firmeza, os esforços da Venezuela para salvaguardar a soberania nacional, a dignidade nacional e a estabilidade social, e apoiará firmemente a causa justa da Venezuela de se opor à interferência estrangeira", afirmou Xi a Maduro.

O presidente venezuelano busca apoio para a adesão de seu país ao BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul), um grupo de países de economias emergentes.

Na reunião mais recente do BRICS, em agosto, o grupo anunciou sua ampliação com seis novos países: Arábia Saudita, Argentina, Emirados Árabes Unidos, Egito, Irã e Etiópia.

"Poderíamos catalogar o grupo do BRICS ampliado como o grande motor para a aceleração do processo de nascimento de um mundo novo, de um mundo de cooperação, onde o Sul Global terá a voz primordial", declarou Maduro em uma entrevista à agência estatal chinesa Xinhua publicada no sábado.

A visita é uma reafirmação da "amizade" estabelecida no período do falecido ex-presidente Hugo Chávez (1999-2013), que encontrou na China um de seus principais aliados, ao lado da Rússia, Turquia e Irã.

Maduro havia visitado Pequim pela última vez em 2018 - sua 10ª viagem à China -, quando elogiou a visão de Xi de um "destino comum para a humanidade".

Xi Jinping visitou a Venezuela em 2014, quatro anos após seu país emprestar quase 50 bilhões de dólares à Venezuela. País membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), os venezuelanos até hoje pagam a dívida com envios da matéria prima.

Qual o tamanho da crise na Venezuela?

Buscando mostrar a Venezuela como ela é, a Brasil Paralelo foi até o país de Maduro descobrir histórias reais contadas pela população local. Na prática, o que é a Venezuela?

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais