Xi Jinping anuncia fortalecimento dos laços entre China e Venezuela após reunião com Maduro
Venezuela e China elevam suas relações diplomáticas à maior escala. Xi Jinping tenta ajudar Maduro a incluir seu país no BRICS.

Xi Jinping, ditador da China, anunciou nesta quarta-feira (13) o fortalecimento das relações com a Venezuela. Em Pequim, Xi Jinping se reuniu com o ditador venezuelano Nicolás Maduro.
"Estou muito feliz de anunciar, ao seu lado, a elevação das relações entre China e Venezuela a um nível de associação estratégica para qualquer situação", afirmou Xi, segundo imagens exibidas pela televisão estatal chinesa.
Esta é a maior escala das relações diplomáticas chinesas. Apenas alguns países, como Paquistão, Rússia e Belarus, recebem o tratamento.
Isolada internacionalmente, a Venezuela de Maduro mantém relações próximas com o governo chinês, seu principal credor.
A China, "apoiará, como sempre, com firmeza, os esforços da Venezuela para salvaguardar a soberania nacional, a dignidade nacional e a estabilidade social, e apoiará firmemente a causa justa da Venezuela de se opor à interferência estrangeira", afirmou Xi a Maduro.
O presidente venezuelano busca apoio para a adesão de seu país ao BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul), um grupo de países de economias emergentes.
Na reunião mais recente do BRICS, em agosto, o grupo anunciou sua ampliação com seis novos países: Arábia Saudita, Argentina, Emirados Árabes Unidos, Egito, Irã e Etiópia.
"Poderíamos catalogar o grupo do BRICS ampliado como o grande motor para a aceleração do processo de nascimento de um mundo novo, de um mundo de cooperação, onde o Sul Global terá a voz primordial", declarou Maduro em uma entrevista à agência estatal chinesa Xinhua publicada no sábado.
A visita é uma reafirmação da "amizade" estabelecida no período do falecido ex-presidente Hugo Chávez (1999-2013), que encontrou na China um de seus principais aliados, ao lado da Rússia, Turquia e Irã.
Maduro havia visitado Pequim pela última vez em 2018 - sua 10ª viagem à China -, quando elogiou a visão de Xi de um "destino comum para a humanidade".
Xi Jinping visitou a Venezuela em 2014, quatro anos após seu país emprestar quase 50 bilhões de dólares à Venezuela. País membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), os venezuelanos até hoje pagam a dívida com envios da matéria prima.
Qual o tamanho da crise na Venezuela?
Buscando mostrar a Venezuela como ela é, a Brasil Paralelo foi até o país de Maduro descobrir histórias reais contadas pela população local. Na prática, o que é a Venezuela?
- Assista agora Infiltrados: Venezuela.
![[LEAD] Cobertura eleições](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2F50ffaf6a-b30c-42c0-873e-df7f2ac4c80c.webp&w=3840&q=75)
![[LEAD] Cobertura eleições](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2F75a4fb27-2710-45bf-9546-19ec8ce6fb51.webp&w=3840&q=75)

.jpg&w=3840&q=75)
.png&w=3840&q=75)



.jpg&w=3840&q=75)



.jpg&w=3840&q=75)
.jpg&w=3840&q=75)






